TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Projeto De Pesquisa Transporte Vertical

Ensaios: Projeto De Pesquisa Transporte Vertical. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/11/2014  •  1.434 Palavras (6 Páginas)  •  391 Visualizações

Página 1 de 6

1- INTRODUÇÃO

Este trabalho foi desenvolvido por estudantes do segundo semestre do curso de Engenharia Civil de uma universidade particular da cidade de São Paulo, o qual tem a finalidade de incentivar o trabalho acadêmico em grupo, a execução técnica de um resultado sustentável e o espírito competitivo entre os graduandos.

O projeto integrador fundamenta-se na integração de docentes e graduandos de primeiro semestre para desenvolvimento e construção de produtos. Estarão envolvidos os cursos de Engenharia (Civil, Elétrica, Mecânica e Produção Mecânica), Arquitetura e Urbanismo e Desenho Industrial.

Projeto de pesquisa tem como objetivo auxiliar os graduandos a elaborar o relatório,realizar pesquisas cientificas. Isto estimula a prática de conceitos acadêmicos e o uso de linguagem técnica, para ao chegar ao mercado de trabalho estar apto a tais práticas, podendo assim desenvolver com mais facilidade e eficiência suas práticas diárias, pois para ser um bom engenheiro é necessário estar atento a todos esses fatores.

Neste projeto,as disciplinas do currículo do ciclo básico orientam a base conceitual do trabalho.dentro os conceitos aplicados , podemos destacar as ferramentas matemáticas a serem usadas e também seram feitas pesquisa de materiais, já que , projeto se trata de uma concepção de um sistema atingir uma meta especifica, construir um dispositvo de deslocamento vertical.

2- JUSTIFICATIVA

A proposta do projeto é a concepção de um sistema para atingir uma meta específica, com a finalidade de participação das equipes formadas por alunos de segundo semestre do curso de engenharia de todos os campi da UNINOVE.

Neste trabalho pudemos rever e aplicar os conhecimentos textuais que foram apresentados em sala de aula nas diversas disciplinas. Para muitos alunos deste grupo esta prática foi uma primeira oportunidade para a concepção e registro de um projeto de pesquisa, que apresenta várias complexidades. Podemos também desfrutar da experiência de trabalhar em grupo, que por sua vez percebemos que não é nada fácil, devido as diferentes formas de pensar, a variedade de ideias, e como entrar em um consenso nessas situações. Podemos analisar que o trabalho em grupo é uma tarefa um tanto complicada e que devemos muitas vezes abrir mão de algumas ideias para que haja concordância no grupo, e algumas vezes fazer mais do que lhe compete para chegar ao final do trabalho.

3- PROBLEMATIZAÇÃO

O desafio do projeto

O objetivo é transportar um copo plástico de 50 ml cheio de areia em um deslocamento vertical de um nível superior a um nível inferior. Para isso, deverá ser projetado e construído o equipamento que o transportará.

Nesse trabalho, veremos a concessão do projeto, ou seja, os cronogramas do plano de ação, dividindo o projeto em várias etapas para facilitar o seu desenvolvimento, os materiais usados na construção, as técnicas usadas,os desenhos do dispositivo.

Memorial

Na construção desse transporte vertical , pensamos primeiramente em fazer algo em forma de pêndulo, como um dos lados contendo um peso e do outro lado contendo outro peso, que pegaria este objeto e o transportaria até a extremidade da mesa e desceria o copo . No entanto imaginamos que seria muito complicado calcular a força a ser aplicada, sendo assim, deixamos de lado essa opção.

Outra de nossas opções um lançador com propulsão elástica que empurraria este objeto (copo de areia) até a extremidade da mesa, ao chegar até este ponto determinado repousaria em uma base que seria acionada pelo seu peso assim fazendo que descesse horizontalmente até chegar o chão.

4- HIPÓTESE

4.1 Cinemática do M.R.U. e do M.R.U.V.

Nesta tarefa serão abordados os seguintes assuntos:

a. Rever os conceitos básicos de movimentos unidimensionais, tais como: posição, velocidade e aceleração;

b. Relacionar o deslocamento de um corpo em função do tempo;

c. Construções de gráficos e tabelas para coletar os dados obtidos;

d. Verificação de curvas obtidas no gráfico de espaço versus tempo no M.R.U. e M.R.U.V.;

e. Aplicar corretamente as equações horárias do M.R.U.V. na determinação do módulo da velocidade inicial e da aceleração do movimento.

4.2. Objetivos:

a. Rever os conceitos básicos de movimentos unidimensionais, tais como: posição, velocidade e aceleração, e obter a dependência da posição em função do tempo dos movimentos M.R.U. e M.R.U.V.

b. Através desta experiência estaremos investigando o movimento unidimensional de um corpo, utilizando-se o trilho . Esse tipo de equipamento é projetado para minimizar as forças de atrito, fazendo com que o corpo se desloque sobre um jato de ar comprimido, o que elimina o contato direto entre o corpo e a superfície do trilho, no qual ele desliza. Portanto o ar manterá o corpo "flutuando" permitindo o seu movimento com um atrito muito reduzido.

c. Para investigar o movimento de um móvel sujeito a uma resultante de forças nula, nivela-se o trilho de ar, situação na qual o peso do móvel deslizante é contrabalançado pela força normal proporcionada pelo jato de ar. Nesta situação a resultante das forças ao longo da direção de movimento do móvel, a força de atrito, é bastante minimizada.

d. Em contrapartida, o movimento de um móvel sob ação de uma força constante é obtido inclinando-se o trilho de ar em relação a horizontal, de modo que o móvel desça por ele sob a ação da componente da força gravitacional, no móvel, ao longo da direção do trilho.

5- METODOLOGIA

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Movimento Uniformemente Variado (MUV), e lançamento vertical.

As estratégias utilizadas serão:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.5 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com