TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Projeto De Vida

Ensaios: Projeto De Vida. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/3/2015  •  696 Palavras (3 Páginas)  •  208 Visualizações

Página 1 de 3

Conceito de Comportamento Organizacional: Síntese referente aos seis autores que formam o entendimento de comportamento organizacional para Geraldo Caravantes – Caítulo 1 do PLT 111:

Joinville, 10 de Março de 2015.

Mesmo no século XXI ainda encontramos formas arcaicas de ensino, às quais ainda tratam as pessoas como objetos formadores de opiniões iguais e com forma de fixação direcionada com igualdade a todas as pessoas. Ainda em épocas passadas alguns filósofos, matemáticos e entre outros, já buscavam pensamentos contemporâneos que por meio de estudos chegaram à conclusão de que cada indivíduo é diferente, e desta mesma forma diferenciada deverá ocorrer o processo de aprendizagem.

Abaixo serão colocados os pontos de vista de cada pensador, conforme as discussões feitas entre os alunos desta equipe em sala de aula.

Alfred Norht Whitehead

Defendia a ideia de que a educação tem que ser útil para se alcançar um objetivo de crescer, ganhar a vida, viver bem e contribuir para melhorar a sociedade. Colocava que o princípio da dúvida é fundamental ao desenvolvimento da ciência.

Howard Gardner

Defendia a teoria das inteligências múltiplas, as pessoas não são iguais, possuem mesmo tipo de mente, porém dependem dos valores e culturas adquiridas através das experiências. Os indivíduos dividem-se em sete grupos de inteligências:

1. Linguística;

2. Lógico – Matemática;

3. Musical

4. Corporal - Cenestésica;

5. Espacial;

6. Interpessoal;

7. Intrapessoal.

Em 1999 acrescentou mais três:

8. Naturalista

9. Espiritual

10.Existencial.

Paulo Freire

Sua ideia é a da conscientização ou consciência crítica, rejeita os métodos tradicionais de educação por que do seu ponto de vista não passam de processos de domesticação, capazes de tornar indivíduos brilhantes em monótonos burocratas. Para ele toda a atividade educacional deve ser baseada na reflexão crítica sobre o homem e na análise de suas condições culturais. Apresenta dois processos de aprendizagem: Educação Bancária, a qual julga que o ser humano é podado e inibe a criatividade. E a Educação Problemática: a qual o ser humano é estimulado à criatividade.

Peter Senge

Foi quem melhor definiu o conceito de organização de aprendizagem, a qual seria composta por um grupo de pessoas que procuram em bases contínuas, aprimorar sua capacidade de criar seu próprio futuro. Defende cinco componentes de aprendizagem:

1. Domínio pessoal;

2. Modelos mentais;

3. Visão compartilhada;

4. Aprendizagem em grupo;

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com