TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PROJETO VIDA

Por:   •  10/6/2015  •  Projeto de pesquisa  •  922 Palavras (4 Páginas)  •  1.800 Visualizações

Página 1 de 4

UNIVERSIDADE SALGADO DE OLIVEIRA

CURSO DE PSICOLOGIA

PROJETO DE ESTÁGIO NO PROJETO VIDA-SEAP

ESTÁGIO SUPERVISIONADO I

Prof. Supervisor Luis Eduardo Ribeiro Ferreira

Dados do projeto:

Nome: Oficinas de pesquisa/intervenção – Projeto Vida SEAP-RJ

Período de oficinas: 01 abril a 31 de abril (2ª, 3ª e 4ª feira)

Horário: manhã 09:30 min.,  tarde 13:30min.

Objetivo: Pesquisa Intervenção em unidades prisionais de regime semiaberto, nos municípios do Rio de Janeiro e Niterói, sob demanda específicas, com o acompanhamento do professor supervisor.

Tipo de Atividade: Pesquisa, elaboração e execução de oficinas, com temas específicos, voltadas para a população carcerária.

Endereço: Itinerante

Este Projeto visa:

Estudo teórico-prático sob a forma de Estágio Supervisionado, que compreenderá as etapas de aplicação de conhecimentos científicos relacionados às técnicas de observação e coordenação de oficinas, associados a uma postura profissional pautada na técnica e no posicionamento ético.

Promover a integração teórica e prática da Psicologia no campo penitenciário, pautando a promoção de direitos e de políticas públicas.

Responder a demanda dirigida ao supervisor do estágio pelo Projeto Vida, Coordenação de Psicologia da Secretaria de Administração Penitenciária do Estado do Rio de Janeiro (SEAP). Cujo convite gerou a proposta de oficinas temáticas sobre Direitos Humanos, Cultura de Paz, Vulnerabilidade Penal e Redes.

Introduzir o aluno da disciplina de Estágio Supervisionado I, propondo a intervenção psicológica nos espaços institucionais de organizações carcerárias/jurídicas, promovendo a interação com pessoas em privação de liberdade sensibilizando-as no tocante aos direitos humanos.

Objetivo Geral:

Assegurar o contato dos alunos com situações, contextos e instituições, permitindo ao aluno visualizar a diversidade de propostas de trabalho no campo da psicologia; Propiciar ao aluno o exercício das habilidades e competências específicas do psicólogo em diversos campos, desenvolvidas no âmbito institucional, favorecendo o desenvolvimento de habilidade profissional em situação real, qualificando para o futuro profissional e para o mercado de trabalho.

Objetivos Específicos:

Propiciar a aproximação do aluno com as diversas práticas e contextos de atuação do psicólogo e favorecer a aproximação entre teoria e prática, assegurando uma visão abrangente a partir da realização de diferentes recursos metodológicos no campo científico da Psicologia (Processos psicológicos e educacionais). Favorecer a aproximação do aluno aos procedimentos de investigação científica e da prática profissional, de forma a garantir o domínio de instrumentos e estratégias; Reconhecer a importância das atividades de estágio para a formação acadêmica, desenvolvendo ação participativa, postura investigativa e atuação interdisciplinar.

Habilidades:

Conhecer e aplicar procedimentos e métodos inerentes ao campo da Psicologia (observação, entrevistas, oficinas temáticas) considerando aspectos relacionados às demandas específicas em cada campo de atuação; Estabelecer relações entre contextos e processos psicológicos e comportamentais. Avaliar critica e permanentemente a sua atuação profissional.

Competências:

Análise do campo de atuação do psicólogo e seus desafios contemporâneos; Desenvolver atitudes e posicionamentos éticos quando da realização de procedimentos da prática psicológica; Capacidade de diagnosticar, planejar e desenvolver ações preventivas e de intervenção em diferentes contextos, com referenciais teóricos e característicos da população alvo; Capacidade de coordenar e manejar processos grupais, considerando as diferenças de formação e de valores de seus membros.

Metodologia do estágio:

O estágio será oferecido aos alunos do curso de psicologia que estão regularmente matriculados no quinto período. O aluno deverá estar cursando uma disciplina teórica de estágio, trabalhar na elaboração das oficinas e frequentar o grupo de supervisão.

As três atividades - aulas teóricas, oficinas/pesquisa e supervisão - estão articuladas de modo a propiciar uma práxis consistente. Ao aluno cabe trabalhar de modo a compreender a complexidade das relações da população em seu campo social, suas redes sociais\institucionais e mapear suas redes afetivas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7 Kb)   pdf (98.3 Kb)   docx (14.1 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com