TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Projeto Empresa

Casos: Projeto Empresa. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/12/2014  •  1.216 Palavras (5 Páginas)  •  522 Visualizações

Página 1 de 5

CENTRO UNIVERSITÁRIO METROPOLITANO DE SÃO PAULO

CURSO ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS

DISCIPLINA: GESTÃO DE NÉGÓCIOS ll

PROFESSOR JUAREZ

PROJETO EMPRESA

Aluno do 8º Sem

Rafael Duarte RA: 1907

Guarulhos,

Novembro de 2014

RAFAEL DUARTE

PROJETO EMPRESA

Trabalho apresentado como pré - requisito para obtenção de parcial na avaliação AA na disciplina de Gestão de Negócios ll

Professor: Juarez

Guarulhos,

Novembro de 2014

SUMÁRIO

PESQUISA EMPREENDEDORISMO

INTRODUÇÃO 3

1. Empreendedorismo 4

1.2 Conceito 4

1.3 Definição de empreendedorismo. 5

1.4 Característica do empreendedor 5

1.5 Empreendedorismo no Brasil 6

1.6 Empreendedor X Administrador 6

CONCLUSÃO 8

BIBLIOGRAFIA 9

INTRODUÇÃO

O trabalho apresenta critérios para identificar as características atribuídas a um empreendedor e o administrador. Empreendedor: Não podemos considerar empreendedora, apenas pessoas que tem um negócio próprio, um atleta, um artista, um funcionário dentro da sua área, pode empreender e conseguir realizar mais do que a maioria das pessoas. Apesar, do empreendedorismo estar cada vez mais em evidência, nos artigos, nas revistas, na internet e nos livros e aparentar ser um termo novo para os profissionais, é um conceito antigo. A função do Administrador é distribuída com outras funções essenciais, proporcionalmente entre a cabeça e os membros do corpo social da empresa. Para melhor entendimento do que se trata esta função, ela foi dividida no que hoje denominamos Processo Administrativo.

PESQUISA EMPREENDEDORISMO

1. Empreendedorismo

Empreendedor é o termo utilizado para identificar o indivíduo que dá início a uma organização. Muitos como Bill Gates e Mark Zuckerberg ficaram famosos por criarem organizações que realizaram inovações em seus setores. Apesar disso, o empreendedor não é somente aquele que inova, com muitos empreendedores criando empresas em setores tradicionais, como o banqueiro Amador Aguiar.

1.2 Conceito

O conceito mais aceito de "Empreendedorismo" foi popularizado pelo economista Joseph Schumpeter em 1945 como sendo uma peça central à sua teoria da Destruição criativa. Segundo Schumpeter o empreendedor é alguém versátil, que possui as habilidades técnicas para saber produzir, e capitalistas ao reunir recursos financeiros, organiza as operações internas e realiza as vendas de sua empresa2 . De fato, Schumpeter chegou a escrever que a medida para uma sociedade ser considerada capitalista é saber se ela confia seu processo econômico ao homem de negócios privado.

Mais tarde, em 1967 com Kenneth E. Knight e em 1970 com Peter Drucker foi introduzido o conceito de risco, uma pessoa empreendedora precisa arriscar em algum negócio. E em 1985 com Gifford Pinchot foi introduzido o conceito de Intra-empreendedor, uma pessoa empreendedora mas dentro de uma organização.

Uma das definições mais aceitas hoje em dia é dada pelo estudioso de empreendedorismo, Robert D. Hisrich, em seu livro “Empreendedorismo”. Segundo ele, empreendedorismo é o processo de criar algo diferente e com valor, dedicando tempo e o esforço necessários, assumindo os riscos financeiros, psicológicos e sociais correspondentes e recebendo as consequentes recompensas da satisfação econômica e pessoal.

1.3 Definição de empreendedorismo

O termo empreendedor — do francês entrepreneur — significa aquele que assume riscos e começa algo novo. O empreendedor é a pessoa que consegue fazer os planos acontecerem, pois é dotado de sensibilidade para os negócios, tem desenvoltura para a área financeira e além de uma capacidade de identificar as oportunidades. Com esse arsenal, transformar idéias em realidade não é dificil. Os empreendedores possuem uma criatividade aguçada e um alto nível de energia, estes demonstram imaginação e perseverança, aspectos que, combinados adequadamente o habilitam a transformar uma idéia simples e mal-estruturada em algo concreto e bem-sucedido no mercado.

Não existe o verdadeiro perfil empresarial, o que existe são empreendedores que provêem de experiências profissionais, educacionais e situações familiares e vivencias profissionais variadas.

1.4 Característica do empreendedor

Ser disciplinado, assumir riscos, ser inovador, ter ousadia, persistente, visionário, ter iniciativa, coragem, humildade e principalmente ter paixão pelo que faz.Pesquisas recentes realizadas nos Estados Unidos mostram que o sucesso nos negócios depende principalmente de nossos próprios comportamentos, características e atitudes, e não tanto do conhecimento técnico de gestão

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.6 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com