TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Projeto Escolar

Dissertações: Projeto Escolar. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/11/2013  •  1.269 Palavras (6 Páginas)  •  675 Visualizações

Página 1 de 6

Introdução

(...)Cadê a flor que estava aqui?

Poluição comeu.

E o peixe que é do mar?

Poluição comeu

E o verde onde é que está ?

Poluição comeu

Nem o Chico Mendes sobreviveu. (Luís Gonzaga – Xote ecológico)

O tema meio ambiente é comumente utilizado no cotidiano das pessoas, todos sabem um pouco como cuidar, como usar sem esgotar os recursos, entretanto o que falta é a conscientização do tema e a mudança na postura e, principalmente um novo olhar sobre a ação de preservar e cuidar do mundo em que vivemos. Tal como Gonzaga usa as perguntas em seu xote ecológico sobre o desaparecimento da natureza, fica a pergunta: Como é possível a mudança efetiva na consciência das pessoas? A única e unânime resposta é a educação, somente por meio dela é possível criar novas gerações que entendam a relação entre onde há desenvolvimento há preservação e vice – versa, por este caminho é possível sim, construir um mundo mais justo, limpo e retroativo em seus recursos.

E, para escrever sobre esse tema, faz se necessário definir o meio ambiente conforme o Michaelis (1998): “(...) ar que nos rodeia, ou ao meio em que vive cada um. 1 O ar que respiramos ou que nos cerca. 2 O meio em que vivemos ou em que estamos: Ambiente físico, social, familiar.(...). A. físico: parte do ambiente humano que inclui fatores puramente físicos (como solo, clima etc.).”

Por conseguinte, a definição denotativa da palavra ambiente nos remete ao com claro e simples é o ambiente, ou seja, lugar em que vivemos. E, ao mesmo tempo que é sucinto é paradoxalmente amplo e está ligado com subtemas que fazem relação direta com a natureza e, também as consequências do mau uso dos recursos naturais.

A legislação brasileira define o meio ambiente como “o conjunto de condições, leis, influências e interações de ordem física, química e biológica, que permite, abriga e rege a vida em todas as suas formas” (Lei Federal nº 6.938, de 31 de agosto de 1981, art 3º , I).

É bastante claro as definições a respeito do tema do projeto e dentre todos os possíveis subtemas que envolvam ar, terra, água, fauna, flora, entre outros, escolhemos um que se enquadra na necessidade da comunidade em que a escola está situada. A busca por um espaço ecologicamente correto, que seja criado pelos alunos, com determinação, com a finalidade do uso pela comunidade e a preservação da mesma.

Justificativa

Atualmente vivemos em um mundo que pede socorro com relação ao tema meio ambiente, como, por exemplo, a poluição dos rios, ar, solo etc, tudo isso nasce da falta de ações de preservação e de busca acelerada de lucros e bens próprios, pois se cada um cuidasse e usasse somente o necessário do meio ambiente teríamos um ar mais agradável, uma água pura, uma cadeia alimentar equilibrada, menos doenças enfim, teríamos o equilíbrio de todos os recursos no planeta, pois se tudo isso ocorre é porque o Homem não sabe usar corretamente, ou melhor, a maioria sabe, mas prevalecem suas vontades imediatas de consumo, dinheiro e bens, ou seja, o interesse.

Cabe à escola provocar a discussão dessa temática com os alunos e a comunidade local, valorizando e buscando através do conhecimento científico e do estudo da realidade, melhores formas de se relacionar com a natureza, fomentando no aluno uma visão crítica de suas ações perante a complexidade do meio em que está inserido, para que o mesmo interfira nas mudanças que o envolve, buscando um olhar não apenas para os problemas, mas também para suas soluções.

Portanto, o subtema escolhido, ou seja, a criação de um espaço ecologicamente correto, nasceu da necessidade de transformar um espaço atrás da escola e de passagem dos alunos e pais em algo agradável aos olhos e que fosse uma continuação da escola, ou seja, os alunos podem explicar e despertar nos adultos que vivem a sua volta o respeito a natureza e o porquê isso deve ser feito. Tudo isso só é possível com a participação efetiva das crianças com ações realmente educadoras e de preservação e de consciência ambiental.

Objetivo geral:

Criar um espaço ecológico na comunidade com a participação das crianças e pais para que se inicie a consciência de preservação da área a ser modificada, a fim de que exista um espaço agradável e de uso para a comunidade, isto é, despertar nas pessoas por meio das crianças a consciência da preservação da natureza e proporcionar um espaço em que seja o ponto de partida da ação e do conhecimento sobre o assunto.

Objetivos específicos:

• Incentivar e promover o trabalho coletivo e a cooperação entre os alunos e os professores, entre a escola e a comunidade, para transformação humana e social, alcançando a preservação e a recuperação do ecossistema.

• Possibilitar a construção da consciência ecológica para este mundo diferente e transformador, fazendo análises importantes tanto nos conteúdos programáticos como na prática relativa ao meio ambiente escolar.

• Conhecer e compreender alguns conceitos sobre o meio ambiente;

• Plantar mudas de árvores e compreender o processo de plantar e cuidar de uma planta;

• Ouvir palestra e vivenciar o que foi falado sobre a área de preservação;

• Confeccionar desenhos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.2 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com