TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Projeto Escolar

Artigos Científicos: Projeto Escolar. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  5/11/2014  •  1.066 Palavras (5 Páginas)  •  323 Visualizações

Página 1 de 5

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

pedagogia

trabalho interdisciplinar individual

Rolim de Moura

2014

trabalho interdisciplinar individual

Trabalho de Pedagogia,apresentado à Universidade Norte do Paraná - UNOPAR, para as disciplinas do semestre Flex 1 e 2.

Equipe de professores do semestre.

Rolim de Moura

2014

SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO......................................................................................4

2. DESENVOLVIMENTO..........................................................................5

2.1 CONCLUSÃO......................................................................................8

REFERÊNCIAS..........................................................................................9

INTRODUÇÃO

A pedagogia é um campo consolidado que visa atender as necessidades dos indivíduos, como também um instrumento utilizado em beneficio do crescimento e evolução da civilização e da cidadania.

É inegável considerar que o pedagogo no exercício de suas funções exerce um papel fundamental na vida da sociedade, no seu desenvolvimento, na constituição e estrutura social, seja individualmente seja coletivamente.

Sendo assim, o presente trabalho tem o intuito de entender a participação do pedagogo ou o que é ser pedagogo a partir da perspectiva do acadêmico, assim como do direcionamento do texto de Libãneo: “Natureza e identidade da pedagogia. O que é a pedagogia e quem é o pedagogo”.

DESENVOLVIMENTO

O texto apresenta a pedagogia como uma área do conhecimento que propõe , mais do que o ensino, intervir na vida social, no crescimento da cidadania, no processo educacional.

Cronologicamente, seu desenvolvimento se deu em grande parte entre as famílias, grupos sociais e muitos de nossos ancestrais contribuíram para o que, na contemporaneidade, é reconhecido como pedagogia. A utilização consistia em empregar técnicas educativas de ensino que permitia a adequação do indivíduo em seu meio social.

Esse apontamento revela que a educação, já era, no passado, uma alternativa eficaz no desenvolvimento da sociedade e ao mesmo tempo um apoio à constituição dos indivíduos e aos que a utilizavam. O profissional pedagogo é parte da evolução social e é por meio deste que ocorre a viabilização dos planos educacionais.

Entendida dessa forma, a pedagogia torna-se uma aliada no processo de construção e formação cidadã por meio da prática educacional. É inegável constatar que a mesma foi se aperfeiçoando conforme a evolução humana.

Os períodos históricos revelam o modo de vida da sociedade, da mesma maneira como se constata que a educação possibilitou a intervenção dos governos, famílias e grupos na transformação de seu meio de vida.

A prática educacional vem de longa data, sendo utilizada entre os povos, pois, a mesma permite o alcance ou a finalidade de objetivos.

É nesse ponto que ocorre a necessidade da presença do profissional, dado que o mesmo se desenvolveu especificamente como o intento de possibilitar o alcance de determinados fins.

Para colocar em prática os planos educacionais é necessário que se construa órgãos, instituições, assim como formar profissionais qualificados que tenham arcabouço suficiente para resolver e possibilitar o desenvolvimento cidadão.

A concretização dos planos educacionais depende da ação do profissional, de modo eficiente, assim como seu envolvimento e responsabilidade para com os indivíduos.

O sucesso dos planos educacionais, dos projetos políticos pedagógicos, das diretrizes só se efetiva corretamente quando é posto em prática , e isso, depende da contribuição qualificada dos professores pedagogos.

Então, eles acabam sendo considerados intermediadores na relação com a sociedade, dado que traduzem e transmitem informações, saberes, conhecimentos, e ainda, colaboram com outras áreas do conhecimento para que aja melhoria no desenvolvimento do país.

Por essa razão, o pedagogo se transforma num aliado conveniente e adequado que serve tanto ao governo quanto a população, e que os mesmos possuem capacidade suficiente de intervenção e dialogo entre autoridades governamentais e sociedade.

Os centros educacionais, escolas e outras instituições educativas, constituem uma base aliada

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com