TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Projeto Escolar

Trabalho Escolar: Projeto Escolar. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/11/2013  •  2.295 Palavras (10 Páginas)  •  514 Visualizações

Página 1 de 10

1- INTRODUÇÃO

A integração de práticas nas áreas de saúde e educação, considerando a perspectiva de formação permanente de educadores e educandos, e a consequente troca de saberes que emerge nesse contexto, permitem ressignificar à relação que, historicamente, se constituiu entre saúde e educação (MENDONÇA, 2009).

Historicamente, saúde e educação têm vivenciado aproximações e distanciamentos, e destes têm surgido algumas experiências que refletem encontros e desencontros, no que diz respeito ao cumprimento das suas missões e do seu papel social (REZENDE & DANTAS, 2009).

A saúde tem sido associada historicamente ao surgimento de doenças, sua prevenção e cura. Isso reflete a hegemonia do modelo biomédico que tem permeado durante longo tempo o desenvolvimento das práticasde saúde no Brasil e no mundo, desconsiderando a capacidade de as pessoas assumirem o cuidado e o controle sobre o corpo e a vida, delegando-os aos profissionais de saúde (REZENDE & DANTAS, 2009)

Devido a este olhar de saúde só ser realizada por médicos, ocorreu o distanciamento das demais áreas de conhecimentos, que são fundamentais para a compreensão de saúde, como está na Constituição Brasileira, onde está inserido o Sistema Único de Saúde (SUS) (REZENDE & DANTAS, 2009).

Fundamentado neste contexto questões como espiritualidade, ego, amor próprio, autoestima, entre outros pontos ligados ao “eu” de cada indivíduo, parecem não estarem relacionadas ao desenvolvimento da saúde, quando estes assuntos são abordados no processo pedagógico.

Ao se pensar em saúde e educação se deveimaginar um complexo formado por estes dois meios de informação onde o indivíduo encontra-se no centro, onde o adoecimento não ocorre apenas por doenças físicas, mas também por uma mente conturbada, baixa autoestima, falta de amor próprio entre outros pontos intrínsecos de cada ser.

A escola por ter seu papel com a formação humana e técnica, é fundamental no processo de transformação das concepções e práticas relacionadas à saúde, ao propor um processo educativo que considere a historicidade, a intersetorialidade e a constituição de redes de proteção integral (REZENDE& DANTAS, 2009).

A situação socioeconômica da Região da América Latina atual, com o aumento da pobreza ea falta de eqüidade, exige ações inovadoras e participativas para abordar os problemas de saúde eeducação da população escolar. Essa Iniciativa é uma estratégia dirigida a apoiar processos paramelhorar a saúde da comunidade educativa e para contribuir com a garantia dos direitos à saúde eeducação de crianças, adolescentes e jovens (BRASIL, 2006).

Isso implica pensar que a ação educativa em saúde como eixo fundamentalpara a formação das pessoas é importante para que se promova saúde no meio escolar.

As práticas educativas desenvolvidas no campo da saúde têmsido nomeadas de formas diversas, as quais estão relacionadas àhistória da Educação e Saúde e a forma como essas práticas têmsido apropriadas. O campo da Educação e Saúde tem uma históriafortemente influenciada pelo higienismo, doutrina que remonta oséculo XIX, tendo sido inspirada pela revolução bacteriana. NoBrasil, no início do século, ao discurso higienista associou-se a idéia de policia sanitária (ACIOLI, 2008).

A prática educativa ou a ação de Educação emSaúde é entendida como uma prática desenvolvida junto a grupossociais a partir de campos de conhecimento que compõem as áreasinterdisciplinares da saúde e da educação (ACIOLI, 2008).

“A nosso entender, é necessário pensar a educação e a saúde nãomais como uma educação sanitarizada (educação sanitária) oulocalizada no interior da saúde (educação em saúde) ou ainda educaçãopara a saúde (como se a saúde pudesse ser um estado que se atingissedepois de ser educado!). É preciso recuperar a dimensão da Educaçãoe da Saúde/doença e estabelecer as articulações entre esses doiscampos e os movimentos (organizados) sociais” (ACIOLI, 2008).

Esta concepção de educação e saúde baseia-se em um enfoquecrítico, o que implica no reconhecimento do caráter histórico dosdeterminantes sociais, políticos e econômicos do processo saúde doença (ACIOLI, 2008).

As práticas educativas em saúde devem focar principalmente nos problemas de saúde pública, que hoje influenciam nas escolas. Um dos problemas que as escolas passam atualmente é a gravidez precoce, que interfere no desempenho escolar das adolescentes assim como no ano letivo. Estas adolescentes ficam susceptíveis a perda de um ano escolar no período da gravidez e a maioria abandona os estudos por tempo indeterminado.

2- JUSTIFICATIVA

Segundo as colocações feitas neste trabalho, se observa a necessidade de práticas de educação em saúde nas escolas, onde a equipe multiprofissional em saúde elegeu a Escola Estadual Ondina de Paula para realizar práticas educativas com foco principal a “Gravidez na Adolescência”, devido estarem realizando trabalho na Unidade Básica de Saúde Japiim que abrange esta escola.

3- OBJETIVOS

3.1- Objetivos Gerais

• Realizarpráticas educativas com os alunos do 1º ano do Ensino Médio.

3.2- Objetivos Específicos

• Desenvolver atividades sobre a temática: Gravidez na Adolescência, com o enfoque em: O que é família?,Respeito entre os sexos, Redes Sociais, Amor próprio.

4- CRONOGRAMA

Atividades Datas Temas

25/09/12 O que é família?

09/10/12 Gravidez na Adolescência

23/10/12 Respeito entre os sexos

06/11/12 Redes Sociais

5- METODOLOGIA

Serão

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.9 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com