TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Projeto Escolar

Artigo: Projeto Escolar. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  20/5/2014  •  820 Palavras (4 Páginas)  •  367 Visualizações

Página 1 de 4

Introdução

Sempre que se joga alguma coisa fora, está se produzindo lixo. Os seres humanos, de acordo com a época em que vivem, ambicionam coisas, como ter carro do ano, usar roupa de marca, colecionar objetos, etc. Todas essas “necessidades” produzem um aumento do consumo e geram mais lixo.

O Brasil produz cerca de 61,5 milhões de toneladas de lixo por ano. A cada dia, em todo o mundo são jogados 2 milhões de toneladas de lixo das casas e do comércio. O lixo urbano é um dos maiores problemas ambientais da atualidade, pois o modo de consumo adotado pela sociedade moderna provoca o aumento contínuo e exagerado na quantidade de lixo produzido. Pois o lixo indevidamente administrado provoca mau cheiro, fornece a proliferação de animais nocivos e transmissores de doenças (ratos, formigas, moscas, mosquitos), polui, pelo chorume, o solo e o lençol d’água subterrâneo e também polui o ar, uma vez que é uma prática comum à queima de lixo em ruas, lotes baldios e lixões.

É fundamental ressaltar que as crianças são um alvo importante, pois a cada dia que se passa se produz mais lixo. O problema do lixo se torna a cada dia mais emergencial, e é com a conscientização que se pode mudar um pouco esse cenário.

Justificativa

Através deste projeto, espera-se proporcionar aos alunos, um ambiente limpo, agradável e prazeroso onde os mesmos se sintam bem e tenham consciência que para ter êxito, precisamos da colaboração de todos, pois a escola também é uma comunidade e é nela que se aprendem muitas coisas úteis para a vida. Mostrando aos alunos de que temos que consumir sem exageros para produzir o mínimo de lixo e com isso ter um ambiente mais saudável e limpo.

Objetivo Geral

Estimular a mudança de atitudes e a formação de novos hábitos, proporcionando a reflexão á responsabilidade de manter o ambiente limpo e a conscientização para uma diminuição de resíduos sólidos ou o lixo.

Mostrar para a comunidade escolar a necessidade de reduzir o excesso de lixo, e desse modo preparar pessoas consciente e compromissadas com o meio em que vive.

Objetivos Específicos

 Reconhecer a importância da higiene com o tratamento adequado com o lixo.

 Conhecer o problema causado com a produção excessiva do lixo.

 Apresentar alternativas e soluções para as questões da produção de lixo.

Fundamentação Teórica

O lixo é um problema social, e James (1989, p.8) afirma o seguinte:

Contudo, uma grande quantidade do lixo sobrecarrega o sistema. O problema se agrava porque muitas das substancias produzidas pelo homem, não são biodegradáveis, isto é não se decompõe facilmente.

Metodologia

 Apresentação do tema aos alunos e ter uma conversa dirigida á respeito do tema, dar liberdade aos alunos para emitir suas opiniões e interpretações. Convidar um Agente de Saúde para falar sobre a produção excessiva de lixo e os problemas causados por ele.

 Passar vídeo educativo que trate da questão do lixo e depois explicar sobre a importância do manuseio adequado do lixo. Levar os alunos ao pátio da escola para observar a limpeza, a higiene, se há lixo espalhado pelo pátio e converse com eles a respeito da produção de lixo.

 Montar latas de lixo de coleta seletiva na escola, apresentando quais os tipos de lixo produzido. Cada lata tem uma cor para cada tipo de lixo, como por exemplo:

Plástico

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.3 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com