TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Projeto Escolar

Por:   •  26/5/2015  •  Projeto de pesquisa  •  2.621 Palavras (11 Páginas)  •  307 Visualizações

Página 1 de 11

UNIVERSIDADE PAULISTA

LICENCIATURA EM HISTÓRIA

PRÁTICA DE ENSINO: INTEGRAÇÃO ESCOLA x COMUNIDADE (PE:IEC)

POSTAGEM 1: ATIVIDADE 1

RELATÓRIO DE CARACTERIZAÇÃO DA ESCOLA E DA COMUNIDADE

ALUNO:

DIEGO GONTIJO DE OLIVEIRA RA 1432034

Polo de Bom Despacho

2015

Introdução

O presente estudo pretende relatar a integração entre a escola e a comunidade, abordando aspectos desses ambientes a relação entre ambos na sociedade, na vida e no desenvolvimento escolar dos alunos.

CARACTERIZAÇÃO DA ESCOLA

1. - Identificação da Escola

A Escola Municipal Coronel Praxedes, integrante da rede municipal de ensino, esta localizada à Rua Miguel Dias, nº 40, Centro, em Bom Despacho, Minas Gerais. Sendo sua mantenedora a Prefeitura Municipal de Bom Despacho. A Escola oferece o Ensino Fundamental anos Iniciais da Educação Básica e Ensino Infantil.

2.- Análise Crítica do Ambiente Físico

A escola reside em uma área bem localizada, com boas condições de acesso aos alunos, o espaço físico da escola é satisfatório considerando o número de alunos que a mesma recebe que é de 200 alunos para 14 salas de aula. Sua proposta pedagógica é a formação do caráter de cada aluno, preparando-os para o futuro como cidadãos com direitos e deveres. E em relação ao papel do ensi-no na vida escolar do indivíduo, cabe ao professor traduzir os ensinamentos de for-ma que o aluno se sinta bem e dessa forma possa assegurar a produtividade do ensinamento, devendo o professor ser um aliado na construção do indivíduo/aluno, e não simplesmente um transmissor de disciplinas, e ainda estar apto as contínuas mudanças de nosso dia a dia.

A escola é confortável o espaço e infraestrutura é bem planejada. A escola possui 4 banheiros sendo 01 banheiro grande feminino 01 banheiro grande masculino 01 banheiro feminino pequeno 01 banheiro masculino pequeno ambos para educação infantil, 14 salas de aulas, biblioteca ,quadra de esporte, laboratório de informática. 2.1 - A escola não possui salas ambientes e a utilização da biblioteca pelos alunos é frequente apesar de não possuir um bom acervo,mais utilizada pelos alunos que a frequentam para realizar pesquisas para trabalhos e isso ocorre durante o horário das aulas mediante recurso utilizado pelo professor e a quadra de esportes onde é desenvolvida as atividades de educação física. A escola utiliza os recursos oferecidos pela subsecretaria que vem da verba que o município destina as escolas

3. - Características da gestão escolar

A elaboração da proposta pedagógica e regimento escolar são feitas em conjunto com o auxílio de todo o corpo docente, onde é realizado no início do ano escolar, na semana pedagógica, à análise, planejamento, supervisão, coordenação, e os servi-ços escolares no sentido de atingir os objetivos educacionais propostos. O respon-sável pelo cargo de Diretor é designado através de eleição onde os votantes são os pais dos alunos, alunos e funcionários da escola e isso ocorre a cada três anos.

A escola possui conselho escolar e funciona com um representante de cada seg-mento e caso o aluno não consiga média suficiente na recuperação final o conselho escolar avaliará cada caso individualmente.

O regimento da escola é bastante completo em relação à proposta pedagógica para os indivíduos que estudam na instituição e para que a escola tenha um bom desem-penho no contexto escolar.

4. - Organizações administrativa e pedagógica

- Direção

- Secretaria

-Serviços Técnico-Pedagógicos:

-Serviço de Orientação Educacional;

-Serviço de Coordenação Pedagógica;

-Serviço de Coordenação Disciplinar

A escola oferece o Ensino Fundamental e Ensino Infantil, funcionando em dois horá-rios (matutino e vespertino), sendo 12 turmas no período matutino, 11 no período vespertino com um total aproximadamente 430 alunos matriculados, seguindo os horários de 7:00h às 11:20h, 13:00h às 17:20h.

O calendário escolar é feita pela Secretaria de Educação onde é adaptado na escola devendo ser cumprido durante todo o ano letivo. A permanência dos professores é de acordo com as horas/aulas, as horas ativida-des são realizadas nos encontros coletivos. Quanto aos planos de ensino, são elaborados por etapas seguindo o planejamento anual, bimestral e plano de aula, os planos de aulas são entregues a cada 7 dias e feitos de acordo com a reorientação curricular. Os planos de aula funcionam como um instrumento no qual o professor aborda de forma detalhada as atividades que pretende realizar dentro da sala de aula.

O sistema de avaliação funciona no mínimo em 4 instrumentos de avaliação e a re-cuperação é paralela, e é destinada ao aluno que tiver rendimento insuficiente, de acordo com a escala de notas adotadas e que obtiver média final inferior a 5.0 (cin-co) e frequência inferior a 75%. Caso o aluno permaneça com insuficiência após

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.5 Kb)   pdf (132.6 Kb)   docx (16 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com