TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Projeto Integrador 2014

Casos: Projeto Integrador 2014. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/10/2014  •  1.105 Palavras (5 Páginas)  •  260 Visualizações

Página 1 de 5

1 - Introdução

A educação desde a implantação da Lei de Diretrizes e Bases está passando por um processo de renovação. A ampliação desta legislação é encontrada nas novas pedagogias descritas nas diretrizes para o Ensino Médio, expressas no documento do Ministério da Educação através dos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) e no Programa Sociedade da Informação, do Ministério da Ciência e Tecnologia, que estão impulsionando o desenvolvimento de cursos de formação de professores valorizando o uso das Ciências, Tecnologia e Sociedade (CTS).

A escola é considerada, tradicionalmente, uma fonte de cultura e conhecimento. Contudo, as novas diretrizes colocam a escola, também, como fonte de “competências que devem ser adquiridas ou reconhecidas e desenvolvidas” e dentre essas competências se encontra o uso das tecnologias dentro da sala de aula (Alarcão, p.12, 2003). Sendo assim, é importante valorizar o trabalho do professor utilizando recursos tecnológicos já que a “Educação é o elemento-chave para a construção da sociedade da informação”, além de ser necessária de uma forma contínua na vida de qualquer cidadão(Takahashi, p.7, 2000).

Na integração das inovações da CTS com a área educacional diferentes usos da tecnologia são possíveis, entre eles, os ambientes educacionais via internet. Tais ambientes disponibilizam textos, imagens e sons para estimular a aprendizagem com tarefas e apoio pedagógicos, além da troca de experiências com outras pessoas que estejam usando o mesmo ambiente (Lyra et al.,2003).

Paralelamente, os PCN, direcionados para o Ensino Fundamental, consideram o Meio Ambiente como tema transversal obrigatório, destacando a necessidade de um estudo contextualizado e não-enciclopédico das disciplinas. Como a Química é considerada uma das disciplinas de grande dificuldade de aprendizagem, e ao mesmo tempo diversos assuntos são tratados nessa ciência, com várias questões e aplicações práticas no dia-a-dia do aluno, a criação e utilização de ferramentas dinâmicas podem auxiliar o ensino-aprendizagem desta disciplina.

Assim, a fim de discutir as aplicações práticas das fundamentações acima citadas e atender a demanda de futuros profissionais da educação que saibam utilizar as CTS, este projeto descreve a utilização do uso de indicadores naturais para o Estudo de Ciência Química das espécies de plantas, flores e frutas possuem substâncias coloridas em sua seiva que mudam de cor conforme o pH do meio em que estão inseridas, sugerindo que tais espécies podem atuar como indicadores ácido-base. Estes indicadores naturais estão se revelando como um providencial recurso didático utilizado em algumas regiões do país que não dispõe de indicadores universais (Mazali, C. A. I, ; Ferraz. F.; Voegel, I. C.; Sá, A. B., 2006). Baseando-se nesse fenômeno foram investigadas as seguintes espécies: repolho-roxo, abacate (caroço), açafroa (raiz), beterraba (raiz), romã (polpa). Esse estudo teve como objetivo estudar e avaliar os extratos dos indicadores naturais de pH das espécies vegetais, visando o comportamento ácido-base em escala de pH e titulações ácido-base como uma alternativa simples e de baixo custo para o ensino de química no ensino médio.

Soluções ácidas e básicas estão presentes no quotidiano de todos nós. Exemplo muito próximo de ácido é o ácido clorídrico (HCl) presente em nosso estômago que participa da digestão dos alimentos, as frutas azedas como o limão, vinagre, etc. Já as bases podem ser exemplificadas por frutas verdes que possuem o sabor adstringente, como a banana e o caqui verde. Através desses exemplos bastantes presentes no dia-a-dia dos alunos é possível explicar cientificamente o que são as substâncias ácidas e básicas assim como o pH.O pH é a concentração de íosn H+ em uma determinada solução. Esse índice pode variar de 0 a 14, onde as soluções ácidas tem pH próximo de 0 e as soluções básicas pH próximo de 14. Já as soluções neutras tem pH 7.Os indicadores ácido-base são substâncias químicas que quando adicionado à uma solução indica se ela é ácida ou básica de acordo com seu pH. Geralmente os indicadores são ácidos ou bases fracas que ao se unirem aos íons H+ ou OH- mudam de cor devido uma alteração em sua configuração eletrônica. Os indicadores ácido-base são recomendados para verificações rigorosas do pH. Num caso, mais rigorosas deve

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.2 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com