TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Projeto Integrador

Artigos Científicos: Projeto Integrador. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  1/6/2014  •  1.048 Palavras (5 Páginas)  •  241 Visualizações

Página 1 de 5

Resumo

Embasados no estudo de Gestão da Qualidade, em uma empresa do ramo Varejista foi elaborada a pesquisa com foco nos indicadores de pessoas, no qual visa à resolução dos problemas levantados, e assim, dentro do planejado, executando e chegando passo a passo do dia a dia da organização. No entanto, a satisfação do funcionário na empresa é algo que sempre deverá ser buscado, com ênfase de atingir os objetivos globais, pois consideravelmente este crescimento em prol igual aumenta o engajamento do profissional.

Introdução

O Projeto integrador visa desenvolver as competências estudadas na disciplina do curso de bacharelado em Administração de Empresas.

Como proposto pelo projeto, a empresa pesquisada foi do Ramo Varejista. Fundada em 1959 na França pelos irmãos Denis Defforey e Jacques Defforey que tinham um sonho de abrir uma loja de vendas de alimentos. Somente em 1975 veio para o Brasil inaugurando sua primeira loja na cidade de São Paulo, atualmente, a Empresa está na segunda posição no setor varejista no Brasil possuindo mais de 200 lojas em 19 estados e aproximadamente 70.000 colaboradores por todo o Brasil.

A escolha da empresa se aderiu por ser referencia no setor varejista com serviços de postos de combustíveis, drogarias, serviços digitais entre outros.

O foco do trabalho é nos indicadores de pessoas, e por esse motivo, foi implantado a Gestão da Qualidade em uma das lojas, com conceitos que visam melhoria contínua entre gestores e subordinados, métodos que diminuíram os impactos das ações de diversas culturas, estabelecendo desejo comum, ou seja, a satisfação do cliente. Tendo em vista que a empresa disponibiliza benefícios básicos e dispõe de um plano de carreira que depende exclusivamente dos colaboradores engajados nas políticas, normas e processos da Instituição.

Problemas Identificados e Métodos

Com base na pesquisa, foram identificadas algumas falhas nos indicadores de pessoas:

1.0- Alta rotatividade de funcionários; que geram custos, sem retorno do investimento para a organização. Na pesquisa foram identificados alguns pontos, como a falta de comunicação, treinamentos na função designada, feedback do gestor, clareza no plano de carreira e salário que não acompanha a ascensão do profissional.

Causas analisadas na tabela de principio de Pareto (80 por 20):

1.1 Lista de Verificação

Nº Rotatividade Nº de ocorrências % Acumulado

1 Falta de comunicação 285 55,34

2 Treinamentos 120 78,64

3 Feedback 85 95,14

4 Salário 25 100

Total Geral 515 100

Fonte: Maria Aparecida Ol. de Freitas (2014)

Na listagem de verificação foi notado que a falta de comunicação e os treinamentos são os supremos incidentes da rotatividade. No entanto as ações para correção foi implantadas com base na ferramenta do ciclo PDCA.

Action Plan

Check Do

Fonte: Maria Aparecida (2014)

2.0 – Absenteísmos na organização, ocasionando custos diretos e indiretos que representa a diminuição da produtividade.

2.1 - Lista de Verificação

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.2 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com