TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Projeto Integrador

Casos: Projeto Integrador. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  12/6/2014  •  1.707 Palavras (7 Páginas)  •  454 Visualizações

Página 1 de 7

GESTAO DE PESSOAS

O diretor da empresa Veloso Ltda. encaminhou a seus gerentes e supervisores um e-mail, solicitando-lhes o preenchimento de questionários enviados em anexo, que versavam sobre a avaliação do desempenho de seus subordinados. A conclusão da avaliação seria a classificação dos mesmos em ruim, regular, bom e muito bom. O resultado da avaliação foi fixado nos diversos quadros de aviso da empresa, criando uma insatisfação geral entre os funcionários. Cerca de 90% discordaram, apresentando como justificativa o fato de não terem participado do processo de avaliação. Além disso, sentiram-se humilhados em vista do resultado ter-se tornado público.

Com base no relato, explique, articulando os conceitos pertinentes:

- O(s) erro(s) cometido(s) pela empresa no processo de avaliação de desempenho?

- Se lhe fosse solicitado propor alterações - no processo e na metodologia de avaliação de desempenho da empresa – o que proporia? Justifique

Considerando que a avaliação de Desempenho se constitui de um sistema que tem por objetivo a melhoria global do desempenho e da produtividade ao longo do tempo (LATHAM e WEXLEY, 1994, apud HIPÓLITO; REIS, 2002) esta deve ponderar a opinião de todo o quadro de funcionários envolvidos e deste estudo promover em um determinado espaço de tempo melhorias pautadas sobre estes resultados obtidos a pesquisa.

Neste processo avaliado os principais erros foram:

• Engessamento do processo de avaliação centrado apenas nos gerentes e supervisores;

• Questionário via e-mail constituído por escolha forçada centradas em situações usuais e com pouca flexibilidade de avaliação real

• Divulgação do resultado da avaliação no mural: isto explicita pontos críticos de visão gerencial e expõe áreas da empresa sem o devido apontamento prévio.

Para contar esta situação o ideal é que fosse aplicado um modelo de avaliação 360º entre todos os funcionários envolvidos no processo de avaliação. Desta maneira teríamos uma visão holística da empresa e todos os seu processos. Envolveria desta maneira gerentes, supervisores, pares, subordinados, fornecedores e clientes). E em relação a divulgação dos resultados, o ideal é que os aspectos positivos sejam expostos e os negativos sejam aplicados os devidos feedbacks para as áreas correspondentes a fim de criar brainstorms para definição conjunta de medidas para contorno destes erros.

EMPREENDEDORISMO

Como podemos notar no case apresentado “Sabedoria Mineira” cresce o número de instituições de ensino direcionando os seus investimentos em inovação. Além deste aspecto, notamos alguns pontos que julgamos importantes quando pensamos em termos de empreendedorismo, pois, em vários casos mencionados no material de aula, percebe-se a íntima relação entre espírito empreendedor e inovação. Pensamos, ao menos nesta questão, exclusivamente em termos de empreendedorismo, destacamos algumas características que um empreendedor deve ter, ou como mencionamos, o perfil do empreendedor no qual apresentamos: visionário, decisor competente, determinado e dinâmico, dedicado, otimista e entusiasta, independente, líder e formador de equipes, bem relacionado, organizado, curioso, criativo, arrojado, persistente, exigente, autoconfiante, influenciador, bom ouvinte e informado. Com base no texto, responda:

a) O que é empreendedorismo? Use exemplos do texto para justificar a sua resposta.

b) Explique a importância destas habilidade, e cite, explique e justifique três características, das apresentadas na pergunta, que podemos notar no texto que contemple o perfil de um empreendedor.

Por conceito temos que empreendedorismo é [...] uma área de negócios que busca entender como surgem as oportunidades para criar algo novo [...] e que usam meios diversos para explorar ou desenvolver essas coisas novas, produzindo assim uma ampla gama de efeitos.(SHANE e VENKATARAMAN, 2000 apud BARON; SHANE, 2007, p. 6). No texto podemos visualizar esta aplicação principalmente a aplicação deste conceito na passagem “Eu não sabia falar a língua dos empresários” onde Rochel viu-se sem escapatória visto a falta de oportunidade de inserir sua invenção no mercado. Partindo deste princípio preferiu especializar-se e através de cursos na área de Gestão Estratégica ampliou seus conhecimentos e abriu a Verti Ecotecnologias. Passando assim a dar aporte não somente às suas necessidades de inserção no mercado mas também aos demais projetos desenvolvidos pela UFMG.

Das características apresentadas na questão, podemos visualizar que Rochel foi visionário em entender que o mercado necessitava daquele tipo de produtos devido ao volume crescente de acidentes ambientes. Também destacamos teu perfil dinâmico onde mesmo sendo especializado na área de Química, e de encontro as expectativas de seus colegas de trabalho, adquiriu conhecimentos em uma área totalmente ímpar a sua formação para criar uma base solida para o sucesso de seu negócio. Como última característica destaca-se o perfil de liderança, onde fez questão de ampliar seu canal para os demais alunos, assistidos por ele ou não, para que formassem uma equipe multidisciplinar e tratar com maior propriedades os desafios que viriam a encontrar. Resultado da combinação destas habilidades é o reconhecimento nacional e internacional de sua empresa e de seu grupo de trabalho.

ECONOMIA

2. No texto “Sabedoria Mineira?" há a seguinte informação: “Essa profusão de aptidões chamou a atenção da Boeing. A fabricante americana de aviões buscava estudiosos brasileiros que pudessem ajudar num projeto de pesquisa de materiais oriundos de biomassa — o objetivo era dar um quê ecológico às aeronaves e, de quebra, baratear as peças. Procurou nas principais universidades brasileiras gente com competência em três áreas: resinas de origem biológica, nanotecnologia aplicada a materiais e aerodesign. Achou os três na UFMG. Um deles é o pesquisador Antônio Ávila, que estudou como fazer sensores para a detecção de danos em mísseis da Força Aérea americana. O trio de cientistas brasileiros pode ser o embrião de um futuro centro de pesquisa da empresa americana no parque tecnológico. “O ambiente na UFMG é muito positivo porque o foco

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.7 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com