TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Projeto Integrador

Artigos Científicos: Projeto Integrador. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  4/9/2014  •  532 Palavras (3 Páginas)  •  329 Visualizações

Página 1 de 3

1. Histórico da Empresa

A história de sucesso do Gimba começou antes da fundação da atual empresa, em 1985, quando este nome representava uma grande empresa do setor. O Gimba, nome fantasia, foi criada em 1967, localizada no Ipiranga, dedicada ao atacado para revendas em materiais escolares e brinquedos por 18 anos.

Em 12 de agosto de 1985, a atual Gimba Suprimentos de Escritório e Informática foi constituída, permanecendo a atuação voltada para as revendas.

No final de 1988, o Grupo Remaza assume a direção do Gimba, buscando investir e trazer inovações ao segmento de materiais de escritório. O objetivo do negócio foi mantido, com foco em venda de material de escritório para revendas e papelarias, atuando com entregas e retirada de materiais na loja.

Em 1991 foi inaugurada uma filial, no bairro do Pari, tradicional em distribuidores e atacados para papelarias. A abrangência de atendimento foi buscada em 1993, quando foram inauguradas diversas lojas menores, chamadas "Office Delivery", com venda de material de escritório, utilidades domésticas, doces e brinquedos.

Em 1996, o Gimba, ao analisar o mercado e potencialidades do segmento, faz uma parceria e decide mudar o foco do negócio. A empresa Carmax, do segmento corporativo de materiais de escritório é incorporada à estrutura Gimba, e dão início a uma profunda mudança no segmento de materiais de escritório ao público corporativo. Com foco total no Business to Business, o Gimba desenvolve o conceito de terceirização de almoxarifado de grandes companhias. O almoxarifado compunha significativos custos de espaço, aluguéis, profissionais, capital investido, logística e controle por parte das grandes empresas. A solução proposta pelo Gimba, de terceirização, com gestão, controle e logística realizados por um parceiro, com o custo apenas do que é consumido, representou uma grande mudança na cultura de suprimentos das grandes organizações.

Em 1999, com o significativo aumento da demanda, a empresa transferiu a área de logística e separação para um novo Centro de Distribuição, ao lado da matriz administrativa. Em

2001, decidiu-se ampliar o atendimento comercial e logístico, criando filiais com pequenos

centros de distribuição nos estados: Rio Grande do Sul - Porto Alegre, Paraná - Curitiba, Rio de Janeiro - Rio de Janeiro, Minas Gerais - Belo Horizonte, Bahia - Salvador, Brasília - DF e São Paulo - Bauru.

Em 2002, novamente com o aumento da demanda de atendimento, o Gimba investiu na mudança do Centro de Distribuição para a Rodovia Castelo Branco, em Barueri. O novo Centro de Distribuição, com 50 mil metros de área, recebeu grandes investimentos tecnológicos, em torno de 2 milhões e meio de Euros, com logística de separação automatizada com capacidade de separação de 20 mil volumes/dia, com margem de erro inferior a 0,5%.

Estes investimentos otimizaram o processo de separação e os centros de distribuição foram integrados em 2004, ficando o central em SP e o localizado em Salvador.

Também em 2004, em março, a Gimba investe na área de e-commerce, com o objetivo de atender pessoas físicas e pequenos empresários, por meio do Gimba.com.

Atualmente, a Gimba

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com