TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Projeto Integrador

Monografias: Projeto Integrador. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/10/2014  •  534 Palavras (3 Páginas)  •  273 Visualizações

Página 1 de 3

perguntas

31 a 37.

31) Defina “homo sapiens” e “homo faber”.

R: Homo Sapiens – Primata antropoide de paleolítico inferior, que deu origem ao homem moderno.

Homo Faber – Conceito do ser humano como se fabricar ou criar com ferramentas e inteligência.

32) Qual é o diferencial do ser humano frente a tudo que existe? Por quê?

R: O diferencial é que nós seres humanos vivemos em sociedade, constantemente interagindo entre nós. Por conta disso sofremos influência da sociedade na condição de formar decisões. Porque tais influências permitem conduzir a decisões erradas.

33) Por que os seres humanos são sociais, políticos e comunitários?

R: Por que o homem por natureza já é um ser político e social e vive constantemente envolvido em projetos ou atividades com outras pessoas. E no ato do cumprimento de seus deveres e na exigência de seus direitos, tem conquistas e decepções que são resultados de seus pensamentos e atitudes. Resumindo: Vivendo em sociedade, tomando decisões como política na sua comunidade ou bairro comunitário.

34) O que é a dimensão ética?

R: Ética na essência é: a dimensão própria do homem existir moralmente, em sociedade de forma política de forma universal, resultando racionalmente em lei ou ordem mundial, local, regional ou global de forma que tenha aceitação livre reconhecida por ser apragível, justo e pacífico.

35) Segundo Santos,1994, p.24, como se define cultura?

R: Na primeira concepção, cultura envolve todas as características que formam uma determinada sociedade. “Assim cultura diz respeito a tudo aquilo que caracteriza a existência social de um povo em nação, ou então de grupos no interior de uma sociedade.

36)O que é o “ethos cultural”?

R: É na realidade um termo genérico que define o caráter cultural, social de uma sociedade ou grupo designando uma espécie de resumo dos costumes de um povo. E o resultado dos traços característicos pelos quais um grupo se individualiza e se diferencia dos outros.

37) Por que quando se fala em cultura se está entrando no campo da ética?

R: Por que ética e cultura estão ligados com tamanha força, que é praticamente impossível discuti-las separadamente. Ética é a reflexão direta dos valores de uma cultura. No mundo, o homem não encontra apenas o necessário para sobrevivência, mas também descobre um sistema de normas e valores que precisa para sua realização individual e comunitária. Esta é a razão pela qual não existe cultura sem ética e vice-versa.

38) Elabore uma síntese com cerca de 10 linhas sobre o texto lido.

O ser humano pelo fato de ser um animal racional, se destaca dos outros seres por ter o dom da inteligência, e da palavra. Ele interage entre seus semelhantes, vivendo em comunidade de forma social e ploítica. Essa convivência faz com que se crie consciência de valores sobre o modo de ser e agir com relação a atitudes das demais, mostrando assim sua dimensão ética. Na condição de indivíduo que vive em comunidade em que suas ações e decisões afetam-se naturalmente. Tal coletividade da-se origem ao que se entitula de cultura, tudo aquilo que resulta dos produtos desenvolvidos pelo homem, seja material ou simbólico.

...

Baixar como  txt (3.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »