TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Projeto Integrador

Casos: Projeto Integrador. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  5/2/2015  •  1.082 Palavras (5 Páginas)  •  297 Visualizações

Página 1 de 5

INSTITUTO SUPERIOR DE EDUCAÇÃO

FACULDADE GUAIRACÁ

LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO FÍSICA

FRANCISCO JOSÉ DE MENEZES JUNIOR

PARAMETROS CURRICULARES NACIONAIS E DIRETRIZES CURRICULARES ESTADUAIS

GUARAPUAVA

2014

FRANCISCO JOSÉ DE MENEZES JUNIOR

PARAMETROS CURRICULARES NACIONAIS E DIRETRIZES CURRICULARES ESTADUAIS

Trabalho entregue a Profª Lucinéia Moreira de Souza, na disciplina de Política Educacional e Organização da Educação Básica, 2º período, do curso de Educação Física para obtenção de nota parcial referente ao 2º bimestre.

GUARAPUAVA

2014

PARAMETROS CURRICULARES NACIONAIS 5 A 8 SERIE

Os parâmetros curriculares nacionais de 5ª a 8ª série tem como objetivo apresentar as linhas que norteiam a constituição de uma proposta de reorientação curricular para o ensino fundamental, perante o ministério da educação e do desporto que oferece as instituições de ensino e formadoras de professores, instituições de pesquisa, pessoas interessadas em educação dos diversos estados Brasileiros.

A formulação deste documento, veio uma vez que o quadro educacional brasileiro se apresenta um tanto insatisfatório em comparação com outros países. Pode-se descrever que o analfabetismo no Brasil é, hoje, um fenômeno localizado: enquanto a região Sudeste, por exemplo, apresenta uma taxa inferior a 5% de analfabetos com 15 anos ou mais de idade, a região Nordeste apresenta, nessa faixa, uma taxa superior a 30%.

Os documentos exibidos comprovam os desafios a serem enfrentados pelo Poder Público, pela sociedade e, de modo mais particular, pelas comunidades, famílias e escolas. A não frequência dos alunos da escola, principalmente na faixa de 7 a 14 anos, é uma forma cruel e irremediável de exclusão social, por recusar o direito elementar de cidadania e por reportar desse modo, o ambiente da pobreza, alienando qualquer perspectiva de futuro para crianças e jovens.

A grande amostra de jovens e crianças que não frequentam a escola é um indicador de que os índices de analfabetismo e que os níveis de escolarização da população estarão exacerbadamente elevadas.

O ensino fundamental torna-se uma obrigatoriedade, uma vez que o ensino fundamental compõe, juntamente com a educação infantil e o ensino médio, a educação básica e que tem por finalidade desenvolver o educando de modo que o prepare para o mundo do trabalho ou a continuação de seus estudos.

A escola entra então com um papel importante nessa formação do indivíduo. Perante as PCN’s a educação escolar deve compor-se de uma ajuda intencional, sistemática, planejada e continuada para crianças, adolescentes e jovens durante um tempo contínuo e extensivo de tempo, contemporizando de metodologias educativas que ocorrem em outras instâncias, como na família, no trabalho, influencia a mídia, no lazer e nos mais diversos espaços de construção de saberes e valores para o convívio social.

Perante os PCN’s a educação física que transmite conhecimentos referente a cultura corporal do movimento, com finalidades de lazer, expressão corporal/sentimental, manutenção e a melhoria da qualidade de vida e saúde.

Este documento, rompe com o tratamento tradicional dos conteúdos antigamente menosprezando os menos habilidosos, e favorecendo os alunos que já tem aptidões. Adotando como base estrutural a ação pedagógica do princípio da inclusão, desse modo apontando para uma metodologia de ensino e aprendizagem que tem como objetivo o desenvolvimento da cooperação, autonomia, interação social e afirmação de valores e princípios democráticos.

Para a escola estar em acordo com as demandas da sociedade, é necessário que a instituição trate de questões que influenciam na vida dos alunos. As temáticas sociais são frequentemente discutidas e incorporadas aos círculos das áreas, especificas dos saberes.

Desse modo, as problemáticas sociais em relação a ética, saúde, meio ambiente, pluralidade cultural, orientação sexual e trabalho e consumo são integrados na proposta educacional dos PCN’s como temas transversais.

Nos Parâmetros Curriculares Nacionais, os conteúdos são elementos para que os alunos aumentem as aptidões de forma que permitam produzir bens culturais, sociais e econômicos e deles usufruir

Com relação aos critérios de avaliação as expectativas de aprendizagem, ponderando objetivos e conteúdos propostos e adequados para a área e para o série especifica, como a organização

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.8 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com