TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Projeto Integrador

Dissertações: Projeto Integrador. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/3/2015  •  1.287 Palavras (6 Páginas)  •  325 Visualizações

Página 1 de 6

RELATÓRIO PROJETO INTEGRADOR

O filme “Hannah Arendt” relata a história de uma imigrante alemã de origem judaica, filósofa e respeitada professora. Se abrigou na França durante o regime nazista na Alemanha e depois fugiu para a América com seu marido (quando a França é invadida pela Alemanha).

Hannah é convidada para acompanhar e escrever um artigo sobre o julgamento de um nazista chamado Adolf Eichmann por uma renomada revista (New Yorker). O julgamento acontecerá em Jerusalém, onde Hannah terá a oportunidade de reencontrar seu antigo professor e romance (o qual é mostrado como o responsável por instruir e instigar a curiosidade de Hannah pelo pensamento reflexivo).

Inicialmente a visão que Hannah apresenta do nazista em questão é a de um monstro assassino, assim como todos os outros envolvidos nesse regime. Mas após acompanhar o julgamente dele, ela passa a enxergá-lo como um incapaz de pensar e refletir que se preocupava apenas em cumprir as ordens que recebera e honrar o juramento que havia feito a Hitler.

A publicação de seu artigo final causa grande impacto até em seus amigos mais próximos. Hannah passa a ser vista como uma defensora do réu, como se ela houvesse o absolvido da culpa de suas ações, quando na verdade ela não concordava mas buscou apenas tentar entendê-lo. Hannah ainda faz um discurso para seus alunos e alguns companheiros de trabalho, tentando explicar o seu ponto de vista sobre o julgado e aborda a diferença existente entre tentar entender e perdoar.

Um apontamento inicial que se pode fazer acerca, não só da postura de Hannah mas também do seu ciclo social, é o julgamento que se faz do nazista em questão. Mas o que viria a ser a justiça?

Conforme trabalhamos em sala de aula nas disciplinas de Introdução ao Estudo do Direito e Sociologia Geral e Jurídica, o conceito de justiça é algo muito amplo e que pode apresentar várias definições, visto que cada um pode defini-lá de um forma baseando-se nas suas relações sociais e na sua visão de mundo.

Poderíamos apontar a justiça como sendo, em linhas gerais, o íntegro, a aplicação da devida pena ou até a igualdade entre todos. Mas ainda assim essas definições podem variar conforme a época. No filme o justo para a maioria dos que cercavam Hannah e leitores do seu artigo é que Adolf Eichmann fosse punido conforme a grandiosidade de seus atos no regime nazista, já para Hannah, o justo seria enxergá-lo como alguém que cumpriu as ordens de forma cega abdicando de sua consciência pessoal e moral.

A postura de Hannah, relatada no filme, mostra como a sociedade possui a habilidade de banalizar o mal. Reduz-se a culpa à pessoa e esquece do sistema. É interessante a forma como Hannah passa a ver que a culpa maior era do sistema/do governo nazista e Adolf era só mais um subjulgado desse modelo, enquanto todos os outros se atentavam apenas aos atos de Eichmann. Fica claro como as relações sociais, os valores e crenças pessoais e a visão individual de mundo pode influenciar na aplicação do Direito. São fatos sociais como este exibido no filme que, não apenas influenciam, mas também, irão auxiliar na criação do ordenamento jurídico.

Nesse ponto, ainda podemos destacar o fato do Direito ter essa estrutura bilateral: ao passo dá competência e autoridade a um, pode também obrigar e penalizar outro. No filme essa bilateriedade é mostrada em três momentos:

1. Governo Nazista: autoridade/ Eichmann: parte que é imposta a obrigação. O governo nazista liderado por Hitler possui autoridade para executar os judeus e obriga (conforme a visão de Hannah) Eichmann a cumprir suas ordens de execução (nesse caso, essa execução seria o de transportar os judeus até os campos de concentração, pois ele não havia executado um judeu com suas próprias mãos);

2. Governo Israelense: autoridade/ Eichmann: parte que é imposta a obrigação. Ao governo israelense cabe a autoridade para julgar e definir uma pena que seria imposta ao réu.

3. Eichmann: autoridade/ População Judaíca: parte que é penalizada. Eichamann como autoridade os obriga e os conduz ao campo de extermínio e os judeus são os que sofrem a penalidade.

Para finalizar a correlação do filme com as disciplinas de Introdução ao Estudo do Direito e Sociologia Geral e Jurídica vale ressaltar a importância da preservação do direito de pensamento. Hannah, após a publicação de seu artigo, sofre vários ataques (o que ela chama de esteria intelectual). O seu ponto de vista não foi nem compreendido nem respeitado pela maioria. Numa sociedade plural (visto que é composta por várias pessoas com personalidades e linhas de

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.7 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com