TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Projeto Integrador De Logística

Dissertações: Projeto Integrador De Logística. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/11/2013  •  1.480 Palavras (6 Páginas)  •  1.254 Visualizações

Página 1 de 6

1. A LOGÍSTICA E SUA IMPORTÂNCIA

1.1. O Que é Logística?

A logística é uma das várias áreas da gestão empresarial e trata diretamente da provisão e gerenciamento de recursos, equipamentos, produtos e informações, a fim de aperfeiçoar a execução de todas as atividades de uma empresa.

Como ciência, podemos inserir a logística no hall das ciências humanas, tais como a própria administração, marketing, economia e contabilidade, ciências que são utilizadas como ferramenta para a excelência das operações logísticas. Podemos citar ainda a grande importância e os ótimos resultados quando também se utiliza ciências de áreas diversas como ferramenta em conjunto com a logística, podendo citar a estatística, engenharia e a tecnologia.

Pela definição do Council of Supply Chain Management Professional (CSCMP), associação sem fins lucrativos e que é considerada a principal associação mundial de profissionais de gestão de cadeias de abastecimento, "Logística é a parte do Gerenciamento da Cadeia de Abastecimento que planeja, implementa e controla o fluxo e armazenamento eficiente e econômico de matérias-primas, materiais semi-acabados e produtos acabados, bem como as informações a eles relativas, desde o ponto de origem até o ponto de consumo, com o propósito de atender às exigências dos clientes" (Carvalho, 2002, p. 31).

1.2. Origem do Termo Logística:

A palavra Logística vem do Francês "logistique", deriva de "loger" (colocar, alojar, habitar). Esse termo originalmente significava o transporte, abastecimento e alojamento de tropas. O conceito de Logística evoluiu da necessidade militar de abastecer tropas que se movem da sua base para uma posição avançada. Nos antigos impérios (Grego, Romano e Bizantino) existiam oficiais militares com o título de “Logisttkas”, responsáveis pelos assuntos de finanças e distribuição de suprimentos.

O conceito atual de Logística nos negócios se desenvolveu na década de 1950. Isto foi devido principalmente à crescente complexidade encontrada nos negócios na gestão de materiais e entrega de produtos em uma cadeia de suprimentos cada vez mais global que requeria profissionais especializados.

2. ELEMENTOS QUE COMPOEM O ESTUDO DA LOGÍSTICA

2.1. Dimensões Das Operações Logísticas Globais:

Antes de abordarmos os elementos de estudo da logística se faz necessário conceituar as três dimensões que compõem o estudo da logísticas pois é baseado no relacionamento entre essas dimensões que surgem os elementos de estudo acerca do tema.

2.1.1. Dimensão funcional:

A estrutura da maior parte da empresas se apresenta de forma segmentada em vários setores que desempenham atividades distintas, cabe ao processo logístico o cruzamento o cruzamento dessas áreas e, assim, a criação de interfaces funcionais que são de suma importância em uma corporação e que devem ser gerenciadas de forma coletiva.

2.1.2. Dimensão setorial:

Refere-se ao esforço de parceiros da cadeia de suprimentos para gerenciar as atividades na forma de uma única entidade. A integração bem sucedida da cadeia de suprimentos requer compartilhamento de informações, que ao serem compartilhadas aperfeiçoam o canal total, eliminando redundâncias, bloqueios no fluxo e outras ineficiências que adicionam custos sem valor adicional.

2.1.3. Dimensão geográfica:

Refere-se à análise da diferenciação de fatores de acordo com a posição geográfica aonde irá se implementar um planejamento logístico. Fatores como produtividade, leis governamentais e até mesmo cultura devem ser levados em consideração quando se analisa operações logísticas em diferentes localidades. Deve-se levar em conta ainda as grandes distâncias e a dificuldade de gerenciar mercados dispersos.

2.2. Relacionamento Entre as Três Dimensões:

Do relacionamento entre as três dimensões das operações logísticas globais obtemos os elementos para o estudo da ciência. Observando esse relacionamento e fazendo uma análise correta podemos identificar qual forma de orientação é mais indicada a determinada empresa.

2.2.1. Logística orientada para recursos:

Definimos a logística orientada para recursos como o gerenciamento de diferentes recursos necessários para a fabricação de produtos a serem entregues aos clientes finais. Os recursos podem ser das mais variadas naturezas, podemos citar como exemplo capital, material e até mesmo pessoas.

A logística orientada para recursos busca relacionar de forma eficiente as dimensões geográficas e funcionais, onde esta se beneficia daquela, explorando os benefícios que a diversidade geográfica pode trazer. No mercado globalizado que vivemos não é raro que grandes corporações busquem ganhos funcionais explorando a diversidade geográfica. Podemos citar, por exemplo, a utilização da mão-de-obra chinesa nas zonas de livre comércio daquele país por empresas americanas como a Nike e Adidas, fato que diminui o custo de produção e maximiza o seu lucro.

2.2.2. Logística orientada para informação:

Aqui vemos o uso da informação como forma de vantagem competitiva. Temos nessa área de estudo a relação entre a dimensão setorial e a geográfica. Muito além do fluxo de produtos os sistemas logísticos também são responsáveis pelo fluxo de informações. Empresas parceiras compartilham informações oferecendo uma à outra a possibilidade de acesso a áreas tradicionalmente não incorporadas na visão global da empresa e de posse dessas informações é possível ampliar a visão de mercado e otimizar o fornecimento do produto final.

2.2.3. Logística orientada para o usuário:

Quando parceiros da cadeia de suprimentos analisam de forma coletiva o sistema logístico existente, identificando gargalos e redundâncias, se torna mais fácil a resolução de problemas. Da mesma forma, empresas do sistema logístico podem melhor cooperar para desenvolver tecnologias, uma vez que cada um dos participantes pode trazer sua competência básica para tratar dos problemas enfrentados. O objetivo da logística orientada para o usuário é o ganho de flexibilidade e desempenho na resposta as demandas e necessidades do cliente.

2.3. Importância da Relação Entre as Áreas de Estudo:

As três orientações logísticas citadas visam maximizar a lucratividade empresarial

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.6 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com