TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Projeto Interdiciplinar Rh

Casos: Projeto Interdiciplinar Rh. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/5/2013  •  497 Palavras (2 Páginas)  •  979 Visualizações

Página 1 de 2

Recursos Humanos é uma área estratégica, com amplo poder de decisão e influência sobre o rumo dos negócios. Todo qualquer tipo de empresas necessita de um departamento especializado em cuidar dos funcionários. Trata-se dos recursos humanos (RH), que envolve desde os processos de contratação e de desenvolvimentos de carreiras ate os pagamentos. O profissional dessa área esta cada vez mais requisitado e os salários são bem atrativos. "As empresas estão muito preocupadas em reter seus talentos, e é o gestor de recursos humanos quem lida com esse desafio, reconhecendo o profissional e criando maneiras de fazê-lo permanecer na empresa", diz Ana Lúcia da Rocha, coordenadora do curso tecnológico em Gestão de Recursos Humanos da Unisa, de São Paulo. Para isso, o gestor em RH precisa dominar varias áreas aonde poderá atuar.

*Recrutamento e seleção: Faz o processo de seleção do candidato, desde a divulgação da vaga ate a contratação. Durante a graduação,aprende técnicas para avaliar se o perfil do candidato se adapta ao da empresa.Na entrevista avalia o candidato e as suas competências.

* Treinamento e desenvolvimento

Desenvolve as competências dos funcionários e trabalha suas deficiências. O RH organiza treinamentos que ajudam nesse processo de conhecimento. Também realiza pesquisas para ver se os funcionários têm faltado ou se há alta rotatividade na empresa.

*Cargos, salários e benefícios

O RH deve estar atento aos pisos salariais de cada cargo. É importante tanto para que os direitos sejam cumpridos como para evitar problemas trabalhistas. Esse departamento também procura convencer a empresa a trazer benefícios (como plano de saúde) para os funcionários

*Departamento pessoal

coordenar os processos e atividades da folha de pagamentos, folha de pontos e faltas. Também verifica se o vale-alimentação e o vale-transporte estão sendo recebidos corretamente. Quem faz essas atividades é o departamento financeiro, mas o RH deve supervisionar essas tarefas.

*Avaliação de desempenho

Responsável pelo famoso feedback. O RH identifica se o funcionário está com dificuldades e o chama para conversar.

*Saúde e segurança

A área tem de organizar eventos de prevenção contra acidentes de trabalho - e também deve promover outros programas para a saúde mental do empregado e ajudar quem sofre de alcoolismo, por exemplo. Outra tarefa é organizar os exames admissional e demissional, por quais todos devem passar.

*Relações sindicais

A equipe de recursos humanos precisa, estar por dentro das leis, direitos e deveres da empresa e do funcionário. Em momentos de crise ou greve, é peça importante nas negociações.

RH: salário de cada cargo

Assistente de recursos humanos - R$ 1.317

Assistente de salários e benefícios - R$ 1.458

Assistente de recrutamento

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com