TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Projeto Ludicidade Pré-escola

Trabalho Universitário: Projeto Ludicidade Pré-escola. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  30/3/2014  •  592 Palavras (3 Páginas)  •  627 Visualizações

Página 1 de 3

PROJETO LUDICIDADE -PRÉ ESCOLA

Nível/Ano/Turma de estágio e faixa etária dos alunos: Pré-Escola/ Nível B/ idade cinco a seis anos

Apresentação do Planejamento

(Projeto de Docência a ser desenvolvido na turma e estágio):

1-Tema: Ludicidade

2-Titulo: “Aprender Brincando”

3- Turma: Pré-escola Nível B

4- Duração: 1º trimestre

5- Justificativa:

Sendo as dinâmicas, as brincadeiras, as cantigas e os jogos são um direito e atividade física e mental da infância onde as crianças criam, fantasiam e interagem com a realidade de maneira espontânea e criativa, cabe ao educador ser mediador, desafiador e orientador proporcionar essas atividades, criar espaços, disponibilizar materiais, participando das brincadeiras e mediando da construção do conhecimento na totalidade.

Pois, “é preciso ter coragem para ousar. É preciso coragem para enfrentar as ambiguidades que o jogo nos oferece e estimular sua utilização de acordo com os objetivos pretendidos e ainda estar preparado para intervir de acordo com a incerteza da resposta infantil”. (KISHIMOTO,1999, p.140)

Ao propiciar o envolvimento com atividades lúdicas no ambiente escolar os aproxima do ambiente familiar tornando assim menos agressiva a separação da família. Podendo experimentar formas de adaptação no período de inserção, no ambiente escolar, fazendo desta uma extensão da sua casa e começar então, a construir sua visão de mundo e de convivência em sociedade. Sendo:

“A esperança de uma criança, ao caminhar para a escola é encontrar um amigo, um guia, um animador, um líder - alguém muito consciente e que se preocupe com ela e que a faça pensar, tomar consciência de si de do mundo e que seja capaz de dar-lhe as mãos para construir com ela uma nova história e uma sociedade melhor". (ALMEIDA, 1987, p.195)

Ao vivenciar o lúdico a criança está desenvolvendo o lado físico, afetivo, intelectual e social, pois, através das atividades lúdicas, ela forma conceitos, relaciona ideias, estabelece relações lógicas, desenvolve a expressão oral e corporal, reforça habilidades sociais, reduz a agressividade, integra-se na sociedade e constrói seu próprio conhecimento. Dessa forma, “viver o lúdico na sala de aula significa abrir espaço para o prazer, considerando a educação com a vida presente, sendo esta a melhor forma para se preparar para o futuro.” (WARSCHAU ER, 1993, P.32) Por isso, justifica-se o presente projeto.

6-Objetivo geral:

Propiciar uma adaptação através de jogos no desenvolvimento da aprendizagem infantil.

7-Objetivos específicos:

Organizar autonomamente alguns jogos, brincadeiras ou outras atividades corporais simples;

Desenvolver a socialização, a criatividade, a oralidade, raciocínio;

Participar efetivamente das atividades de grupo;

Conhecer regras e normas;

Proporcionar o desenvolvimento da coordenação motora ampla e fina.

8-

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com