TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Projeto Mini Horta

Trabalho Escolar: Projeto Mini Horta. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/4/2014  •  1.057 Palavras (5 Páginas)  •  4.531 Visualizações

Página 1 de 5

Identificação do Projeto

“Se a meta principal de um capitão fosse preservar seu barco, ele o conservaria no porto para sempre.”

São Tomás de Aquino

PROJETO PEDAGÓGICO INTERDISCIPLINAR: Meu Ambiente/ Mini Horta.

Local: Escola de Educação Infantil

Público Alvo:Alunos da Educação Infantil (Turma de 3 a 6 anos)

Duração: Período Letivo 2014 (meses de Março a Dezembro)

Justificativa:Resumos Teóricos

A Educação Ambiental já faz parte da educação escolar de base. As crianças, além de levarem esse ensinamento para suas vidas, também aplicam o que sabem dentro de casa e ajudam aos pais nesse papel tão importante para o planeta.

Muitos educadores apresentam dificuldades ou, até mesmo, certa resistência quando à inserção da Educação Ambiental em suas praticas educacionais, em suas atividades rotineiras. Isto se deve ao fato de termos poucas referências sobre práticas educativas ambientalistas. Com esta falta de referenciais, os/as professores/as, em geral, sentem-se “perdidos/as” em relação à Educação Ambiental.

Inserir a Educação Ambiental às atividades escolares rotineiras nada mais é do que tomar como foco principal de toda e qualquer atividade, a questão ambiental que esteja inserida no contexto do conteúdo que está sendo desenvolvido. Não é necessário ser um biólogo ou engenheiro agrônomo, engenheiro florestal, cientista, para falar em Educação Ambiental. Na verdade, todos nós somos (ou deveríamos ser) Educadores Ambientais, só nos falta a prática. Esta prática vamos adquirir na medida em que tivermos coragem de ousar.

Aquilo que não soubermos, iremos aprender junto com as crianças, pois o nosso direcionamento é a curiosidade delas. Apontamos as temáticas para despertar o interesse no assunto. O nosso desafio maior é desafiarmos nossas crianças. São elas que nos levarão as praticas seguras. Basta seguirmos na mesma direção despertando sempre o desejo do aprender através de uma aprendizagem real e significativa.

Objetivos

Geral:

Sensibilizar, conscientizar e estimular as crianças a ter uma boa alimentação e a preservar o meio ambiente.

Específico:

• Aproximar os alunos da natureza despertando interesse das crianças para o cultivo de horta e conhecimento do processo de germinação, dando a oportunidade aos alunos de aprender a cultivar plantas utilizadas como alimentos;

• Conscientizar da importância de uma alimentação saudável e nutritiva;

• Despertar o cuidado com o meio ambiente em quevive;

• Manter na escola uma área produtiva para que as crianças acompanhem o desenvolvimento das hortaliças;

• Identificar os problemas na natureza causados pela falta da preservação ambiental;

Cronograma de encontros

Esse projeto será desenvolvido no ano letivo de 2014, tendo em vista a data de início31/03/2014 sendo está data uma segunda feira e data de término 05/12/2014 sendo está data uma sexta feira, as aulas deMeu Ambiente/ Mini Horta.Serão ministradas todas as segundas feiras e sexta feiras, com duração de 50 minutos para os alunos de 3 a 4 anos e todas as terças feiras e quintas feiras, com duração de 50 minutos para os alunos 5 a 6 anos.

Neste projeto serão utilizados os seguintes procedimentos de ensino (Estudo do meio, Aulas expositivas dialogadas, Trabalho em grupo) aplicados conforme a necessidade do dia.

Desenvolvimento / Ações:

1º Preparar os vasinhos com as garrafas trazidas pelas crianças. Com o estilete, fazer uma abertura de 13 por 20 centímetros e depois furar as garrafas na parte de baixo para que a água escorra.

2º Preparar a terra que também deverá ser trazida pelo aluno em saquinhos plásticos. A mistura será a seguinte: três partes de terra com duas de esterco de gado bem curtido, que não tem cheiro. Em nossa escola esse esterco será fácil de ser obtido pois existe este tipo de animal na comunidade.

3º Depois de todo o material ter sido devidamente recolhido e preparado, partiremos para o plantio das sementes e sua primeira rega. Organizaremos as garrafas em um local apropriado na sala de aula, onde nossa mini-horta possa receber a luz solar. Importante ressaltar para as crianças o porquê da necessidade da luz solar e da água para o crescimento da planta. Neste dia também disponibilizaremos tampas de caixas de ovos ou pratinhos de isopor para que as garrafas sejam apoiadas, a fim de se evitar acúmulo de água e consequentemente a proliferação dos mosquitos que transmitem a Dengue.

Durante os meses seguintes os alunos terão que regar suas hortaliças diariamente, observando as etapas de desenvolvimento e a germinação de suas sementes. Músicas, vídeos, receitas, textos e diversas outras atividades complementarão o projeto. Através do cultivo da horta os alunos vão compreender e valorizar a natureza por meio de situações concretas, envolvendo temas relacionados a educação ambiental.

Outras Sugestões:

1º - Música: Planeta Terra;

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.6 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com