TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PROJETO MINI HORTA

Trabalho Escolar: PROJETO MINI HORTA. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/2/2014  •  1.312 Palavras (6 Páginas)  •  758 Visualizações

Página 1 de 6

Uma horta é uma festa para os cinco sentidos. Boa de cheirar, ver, ouvir, tocar e comer. É coisa mágica, erótica, o cio da terra provocando o cio dos homens.

Cores e formas, tudo diferente, natureza brincalhona, artista, imaginação sem fim.

Pois é, horta é algo mágico, erótico, onde a vida cresce e também nós, no que plantamos. Daí a alegria.

Rubem Alves

1. Apresentação do problema/Desejo de realizar

A boa alimentação é essencial desde cedo, a fim de manter uma boa qualidade de vida e prevenir doenças na infância e na vida adulta.

É importante orientar crianças e adolescentes do acesso à água potável e cuidados com o saneamento básico, nutrientes específicos e adequados para o pleno funcionamento de órgãos, sistemas e aparelhos, afim de reduzir o risco de desenvolvimento de doenças crônicas como obesidade, diabetes, hipertensão entre outras, que estão cada vez mais presentes na faixa etária pediátrica.

Hábitos alimentares saudáveis desde a infância proporcionarão o perfeito desenvolvimento físico e intelectual, reduzindo os transtornos causados pelas deficiências nutricionais comuns a este estágio de desenvolvimento e evitando a manifestação da obesidade e outros distúrbios alimentares.

A família, a escola e a sociedade têm a responsabilidade de apresentar as crianças os benefícios e malefícios de uma alimentação saudável, orientá-las e incentivá-las a boa alimentação para que estas se tornem capazes de encontrar um equilíbrio alimentar e tenham uma boa qualidade de vida na adolescência e na vida adulta.

É responsabilidade da família, favorecer a adoção de um comportamento alimentar saudável por parte das crianças. Os pais exercem um papel de extrema importância para seus filhos, pois são eles que auxiliam nas práticas alimentares, que estabelecem os alimentos, o local e o momento adequado para seu consumo, mas também devem permitir que a criança utilize seus próprios recursos sempre respeitando a sua saciedade.

A escola também desempenha um papel fundamental na formação de hábitos de vida das crianças, sendo responsável pelo conteúdo educativo global e do ponto de vista nutricional. A alimentação escolar, tanto na rede pública quanto na rede privada, tem como objetivos: suprir parcialmente as necessidades nutricionais dos alunos, melhorar a capacidade no processo ensino-aprendizagem e formar bons hábitos alimentares.

As consequências nutricionais do consumo de refrigerantes e fast-food são os principais causadores dos altos teores de gordura. E temos como exemplos as principais consequências tais como: obesidade, cáries dentárias, hiperlipidemia e hipercolesterolemia, diabetes, hiperatividade infantil, entre outras.

Os profissionais da saúde, especialmente os pediatras, devem sensibilizar os pais e cuidadores a refletir sobre os riscos à saúde que uma alimentação inadequada oferecida por alimentação ruim pode acarretar na vida do ser humano.

É importante saber que as preferências por determinados alimentos são estabelecidas nos primeiros anos de vida e podem predizer futuros hábitos alimentares, adequados ou não.

Percebe-se nos dias atuais uma grande preocupação em relação a um alimentação saudável no que diz respeito a criança. Esta preocupação advém do fato de que há um alto índice de obesidade infantil que é causado pela má alimentação. Embora este tema seja recorrente da mídia atual, pouco vem sendo, de fato, realizado para sanar esta problemática.

Assim sendo, tenho como objetivo norteador deste estudo a questão da importância de conscientizar e incentivar um hábito mais saudável desde cedo.

2. Objetivos

Tenho como objetivo incentivar a alimentação mais saudável desde cedo para que diminuam os problemas de obesidade infantil e doenças posteriores causadas pela má alimentação.

Uma mini-horta pode trazer muitos benefícios sendo motivo de diversão, entretenimento e conhecimento das verduras, legumes e frutas, valendo também como instrumento de ensino, pois o plantio incentiva o cuidado com a terra e repassa noções sobre o meio ambiente.

3. Fundamentação Teórica

A formação do hábito alimentar começa desde os primeiros anos de vida. Após a criança desmamar inicia-se a introdução de novos alimentos em sua rotina. O leite materno é de extrema importância para o desenvolvimento e crescimento da criança, pois possui nutrientes que ajudam na proteção contra infecções e alergias, e após os seis meses, o aleitamento deve ser associado à alimentação complementar.

Vale ressaltar que é neste momento que os pais/responsáveis devem ter disciplina e postura correta para apresentar ao seu filho o mundo dos alimentos. Faz-se necessário apresentar a criança uma diversidade de alimentos e preparações, priorizando os que são de boa qualidade nutricional como: frutas, legumes e verduras, sucos naturais, frango sem pele, carnes magras, peixe, arroz, biscoitos salgados e produtos integrais.

Existem fatores que alteram a alimentação da criança como: o nível socioeconômico e educacional da família, a idade e o sexo da criança, além de outros fatores particulares de cada família.

Contudo, faz-se necessário saber que a adaptação dos alimentos pelos pequenos demanda paciência e tempo. É bastante comum as crianças rejeitarem os alimentos, mas uma vez que forem rejeitados, devem ser novamente oferecidos, ao longo de um tempo e em

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.8 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com