TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatório do projeto MINI REFRIGERADOR

Relatório de pesquisa: Relatório do projeto MINI REFRIGERADOR. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  17/3/2014  •  Relatório de pesquisa  •  947 Palavras (4 Páginas)  •  1.272 Visualizações

Página 1 de 4

ULTRAMIG

FUNDAÇÃO DE EDUCAÇÃO PARA O TRABALHO DE MINAS GERAIS

CURSO TÉCNICO DE ELETRÔNICA

RELATÓRIO DO PROJETO

MINI GELADEIRA

Cristiano Tito

Dionata Elon

Roberto Costa

Ronald Luiz

Nova Lima - MG

Junho / 2013

1. Introdução

Através de uma pequena pesquisa sobre projetos eletrônicos na internet, encontramos um componente até então desconhecido, uma componente que ainda não tínhamos noção de sua existência. Esse componente é uma pastilha termoelétrica que opera utilizando o efeito peltier e então resolvemos saber mais sobre como funciona essa pastilha e de que ela é feita.

Então descobrimos que, na teoria há um efeito aquecedor ou resfriador quando uma corrente elétrica passa por dois condutores. A tensão aplicada aos polos de d ois materiais distintas cria uma diferença de temperatura graças a essa diferença, o resfriamento, a peltier fará o calor mover de um lado pro outro. Uma típica pastilha de peltier contém uma série de elementos semicondutores do tipo-p e tipo-n, agrupados como pares, que agirão como condutores dissimilares. Descobrimos também que ela é muito utilizada em bebedouros em alguns umidificadores de ar e em ar-condicionado.

Depois de descobrirmos seu funcionamento, procuramos projetos que continha essa pastilha termoelétrica, e então achamos uma geladeira com a pastilha de efeito peltier micro controlado.

Nosso projeto utiliza-se de uma pastilha peltier, um micro controlador PIC 18F252 uma tela pequena de LCD e uma fonte.

Este projeto poderá ser utilizado em adegas climatizadas, refrigerado portáteis, dentre outros.

2.objetivos

Este trabalho tem por objetivo a elaboração de um circuito capaz de controlar a temperatura para que a mesma se mantenha estável, de acordo, com o valor pré-ajustado. O circuito acionará a célula peltier para resfriar uma mini geladeira. Já o circuito micro processado será responsável por receber os valores no qual será ajustada para receber a medição de temperatura através do sensor Lm35, no qual este valor gerado pelo circuito será enviado para um conversor digital/analógico para controle proporcional e integral, no qual este valor será referência para o PWM (modulação por largura de pulsos). Através deste PWM a pastilha peltier será controlada..

Esse relatório visa especificar o objetivo do nosso projeto, construir uma mini geladeira com funcionamento através de pastilhas de efeito peltier, controlada por um micro controlador, o PIC 18F252.

Nesse relatório podem ser encontradas informações a cerca de todo o desenvolvimento do projeto.

3. Desenvolvimento

3.1 Funcionamento pastilha Peltier

As pastilhas termoelétricas são pequenas unidades que utilizam tecnologia de matéria condensada para operarem como bombas de calor. Sua operação é baseada no “Efeito Peltier” e também no seu efeito contrário, o “Seebeck”. Estes dois efeitos podem ser também considerados como um só, denominado de efeito Peltier-Seebeck ou efeito termoelétrico. Elas são utilizadas hoje em inúmeros setores, principalmente os de bens de consumo, automotivo, industrial e militar. Pastilhas termoelétricas são utilizadas em aplicações pequenas de resfriamento como chips microprocessadores ou até médias como geladeiras portáteis. Atualmente, os módulos mais potentes podem transferir um máximo de 250 w, tornando a tecnologia inviável para o uso em um aparelho de ar condicionado, por exemplo.

A grande vantagem dessas pastilhas é a ausência de peças móveis, gás freon, barulho e vibração; além do tamanho reduzido, alta durabilidade e precisão. Este trabalho tem por objetivo demonstrar o funcionamento de uma pastilha termoelétrica, através da realização de um experimento com uma pastilha e por meio da comparação da eficiência da pastilha em relação aos gases utilizados nas geladeiras no resfriamento das mesmas e do estudo da viabilidade da pastilha na climatização de ambientes.

Figura 1: Modelo Interno pastilha Peltier

Figura 2: Modelo Externo pastilha Peltier

3.2 Funcionamento do Circuito

O microcontrolador 18f252 faz o controle de tensão de acordo com a informação do LM35, o microcontrolador vai processar a tenção enviada do LM35 e vai enviar para o IRF9540 que vai encaminhar a tensão recebida para a célula peltier.

3.3 Fluxograma

4.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.3 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com