TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Projeto educacional bem sucedido "Color of Culture"

Seminário: Projeto educacional bem sucedido "Color of Culture". Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  5/6/2014  •  Seminário  •  898 Palavras (4 Páginas)  •  471 Visualizações

Página 1 de 4

INTRODUÇÃO

A realização deste trabalho é essencial para que o acadêmico perceba como deve ser desenvolvido um projeto, quais as etapas necessárias para que ele possa ser aplicado, de que forma ele deverá ser aplicado, quais as etapas necessárias para a sua construção.

ETAPA 1

ETAPA 2

ETAPA 3

Projeto Educacional bem sucedido

São vários os projetos educacionais bem sucedidos em sua aplicação, como há necessidade de ser escolhido apenas um deles, o projeto escolhido acredita-se que é bem sucedido, mas não em todas as escolas, este projeto chama-se “A cor da Cultura”, é um projeto educativo de valorização da Cultura afro-brasileira, por meio de programas audiovisuais, ele é fruto de uma parceria entre o MEC, Fundação Cultural Palmares, Canal Futura, Petrobras e Centro de Informação e Documentação do Artista Negro (CIDAN). O projeto teve inicio no ano de 2004, o projeto está apoiado na lei 10.639/03, que estabelece o ensino da historia da África e dos negros nas escolas brasileiras. O projeto possui diversos mecanismos interessantes como o conjunto de DVD’S Heróis de Todo Mundo, onde seu conteúdo traz informações sobre personalidades importantes na história brasileira que eram de afro-brasileiros, além deste vídeo, existe também um conjunto de DVD’S que conta histórias infantis ligadas ao negro, como a da Menina Bonita do Laço de Fita e o Menino Nito. A aplicação deste projeto já pode ser presenciada pela internet, em duas escolas da cidade de Pelotas, o Instituto Estadual de Educação Assis Brasil e a Escola Estadual de Ensino Fundamental Adolfo Feter, onde pode comprovar a qualidade do projeto e o quanto ele pode ser utilizado em várias disciplinas do currículo escolar, não são todas as escolas que possuem o kit “ A Cor da Cultura”, mas sabemos que ele não é um projeto que não ficou apenas no papel, é um projeto muito rico e com atividades bem diversificadas.

ETAPA 4

PROJETO ACORDES:MÚSICA NO BERÇÁRIO

Turma: Berçário II A – Tarde

Professoras: Adriana A.,Adriana G.,Priscila A. e Zilda.

Projeto: Musicalização onde tudo vira música é só ter imaginação

Justificativa:

A música possui um papel importante na educação das crianças.ela contribui para o desenvolvimento psicomotor ,sócio afetivo,cognitivo e linguístico,além de ser facilitadora do processo de construção do conhecimento.favorecendo o desenvolvimento de sensibilidade , da criatividade ,do senso rítmico,do prazer de ouvir música ,da imaginação ,da memória ,da concentração e da atenção.

Observamos que alunos reagem de maneira diferenciadas aos sons que são apresentados durante a rotina de trabalho.sendo assim sentimos a necessidade de junto a eles as variedades sonoras que podemos executar com os materiais em sala ,buscando também utilizar e confeccionar objetos a fim de encontrar e realizar múltiplas possibilidades sonoras.

Objetivo geral:

 Promover atividades que estimulem e permitam um contato direto e indireto dos educandos com os sons em geral.

Objetivos específicos:

 Estimular a percepção visual,tátil e auditiva

 Proporcionar atividades com a participação dos pais

 Explorar diferentes gêneros e ritmos musicais

Conteúdos:

Autonomia e identidade

 Eu e o outro

 Comunicação e expressão:corporal e oral

 Repouso

Artes visuais e música

 Exploração de materiais

 Canto

 Linguagem musical

 Ritmos e gêneros musicais

Sociedade e natureza

 Família e escola

Corpo e Movimento

 Expressividade

 Coordenação motora ampla e fina

Comunicação e Expressão

 Oralidade

Interação Social

 Eu e o grupo

Matemática

 Quantidade

 Cores

Metodologia

 Atividade 1 – selecionar dez músicas e gravar em um cd para cada criança

 Atividade 2 – confeccionar dez placas que representem as músicas selecionadas para caixa musical que será utilizada em rodas musicais

 Atividade 3 – pedir para os pais confeccionar

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com