TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Projeto Espaço Cultural do Empreendedor

Por:   •  10/12/2015  •  Projeto de pesquisa  •  798 Palavras (4 Páginas)  •  424 Visualizações

Página 1 de 4

“... A leitura da palavra não é

precedida pela leitura do mundo,

mas por uma certa forma de

“escreve-lo” ou reescreve-lo”, quer

dizer de transforma-lo através de

nossa prática consciente.”

Paulo Freire

1- Introdução e Apresentação

As forças resultantes dos efeitos da globalização vêm forçando um comportamento cada vez mais pró-ativo e agressivo, como condições para a sobrevivência e o sucesso das empresas. Diante disso, a inteligência empresarial surge como uma alternativa de suporte, podendo até se configurar como um imperativo para os negócios. Destacamos que nos dias de hoje com esta globalização tão presente em todos os meios empresariais, o empresário sente a necessidade de estar cada vez mais informado. Se buscarmos em nossa história, vamos perceber que há muitos séculos antes da invenção do livro, alguns países já possuíam sua biblioteca. Os materiais utilizados para escrever eram os mais diversos, como couro de ovelha, papiro e tijolos. Atualmente, percebe-se que há bibliotecas públicas em muitas cidades. Há uma necessidade a ser incentivada em nossos professores, alunos e empresários, à formação de bibliotecas particulares, por que ler livros é um agradável passatempo. A biblioteca é fundamental na formação e ampliação de nossa capacidade intelectual. Não há cultura sem livros. Ler é descobrir que, em cada ponto, em cada gesto, há muito mais, a saber. Em grande medida, somos o que lemos. O que não é outra forma de dizer que deixamos de ser aquilo que não lemos. Por isso, ACEC executará o Projeto Espaço da Cultura Empreendedora, pois ler é alimentar o espírito. Quando lemos, nosso olhar delineia as margens de cada frase, enquanto a informação recebida corre como um rio que deságua nas profundezas do saber que nos forma. Ler é a maneira mais gostosa de se fazer perguntas, o jeito mais simples de viajar pelo tempo, o caminho mais seguro para aprender.

 “Para formar leitores, devemos ter

paixão pela leitura... A leitura se

baseia no desejo e no prazer.”

Ângela Kleiman

2- Justificativa

As empresas estão cada vez mais permeáveis à incorporação de novas tecnologias e exigem empresários e colaboradores inovadores, dinâmicos e criativos.

O hábito da leitura visa, de forma instigante, aumentar o desempenho oral e escrito das pessoas envolvidas ao proporcionar-lhes flexibilidade e independência necessária à adaptação ao mercado de trabalho permitindo, dessa forma, o crescimento da empresa.

O Projeto Espaço da Cultura Empreendedora visa despertar o hábito de ler com prazer obras literárias, livros de auto–ajuda, negócios e outros colaborando para qualificar as relações sociais através do incentivo às práticas de leitura. Favorece, ainda, a remoção das barreiras educacionais ao promover o desenvolvimento da linguagem e de treinamento intelectual, além de criar condições para que a comunidade se conscientize da importância do convívio com o texto escrito e acentue a possibilidade de ajustamento à situação pessoal do indivíduo.

O projeto pretende proporcionar uma experiência única, revelando novos mundos, fazendo rir, chorar e sonhar, utilizando a Biblioteca como um instrumento de responsabilidade social e marketing promocional levando cultura e lazer.

A incorporação deste projeto pela ACEC permite ao indivíduo benefícios inerentes à implantação do Projeto Espaço da Cultura Empreendedora nas empresas, visando à eficiência e eficácia nos serviços desempenhados pelos empresários e colaboradores.

Além de representar uma melhoria da qualidade de vida do indivíduo proporcionando uma relação segura, interativa e prazerosa na comunidade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.5 Kb)   pdf (119.5 Kb)   docx (13.3 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com