TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Projeto Multidisciplinar

Monografias: Projeto Multidisciplinar. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/11/2013  •  4.139 Palavras (17 Páginas)  •  329 Visualizações

Página 1 de 17

UNIVERSIDADE ANHANGUERA-UNIDERP

CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA (CEAD)

SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS

DISCIPLINA DE GESTÃO DE PESSOAS

TURMA: NX0 SEMESTRE: 2013.1

Projeto Multidisciplinar de Autoaprendizagem II

Planejamento de Recursos Humanos da INSINUANTE LTDA

Empresa de Grande Porte – Varejo de Eletrodomésticos – Filial de Mossoró RN

ÁUREA MAIA DE SOUZA RA: 376925

MARIA ELIZETH PEREIRA SILVA RA: 376929

TATIANE CRISTINA LIMA DA SILVA RA: 381807

WEIE FERNANDO RODRIGUES RA: 388795

Açu – RN

04 de Novembro de 2013

Projeto Multidisciplinar de Autoaprendizagem II

Esta atividade apresentada como desafio de aprendizagem da disciplina de Projeto Multidisciplinar de Autoaprendizagem II, no Curso de Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos da Universidade Anhanguera UNIDERP, turma N40, sob a orientação do (a) Professor presencial: Igor Rafael Macedo.

Açu - RN

04 de Novembro de 2013

SUMÁRIO

1 – INTRODUÇÃO 4

2 - CONTEXTUALIZAÇÃO DA PESQUISA 5

3 - ANÁLISE E INTERPRETAÇÃO DOS DADOS 8

4 - CONSIDERAÇÕES FINAIS 14

5 – BIBLIOGRAFIA 15

1 - INTRODUÇÃO

A busca pela excelência operacional trata-se de uma condição emergente junto às empresas atuais para que estejam preparadas para, pelo menos, se manterem presentes no mercado em seus espaços concorrenciais. Diante deste cenário, as empresas criativas têm pensado em algumas alternativas para se destacarem e não obstante, o propósito deste estudo é construir o desenho do futuro de uma empresa a partir das percepções humanas frente aos diversos fatores internos e externos presentes no dia a dia das pessoas da organização. De fato, construir-se-á um planejamento estratégico de recursos humanos baseado em uma pesquisa de clima organizacional. Para tanto, será desenvolvida uma pesquisa de clima organizacional junto a uma empresa do segmento de entretenimento, localizada na cidade de Mossoró RN. No final espera-se formar um conjunto de considerações que devem legitimar a importância da definição e implementação de um planejamento estratégico de recursos humano formal, estruturado a partir de uma pesquisa de clima organizacional.

Palavras Chave: Clima Organizacional - Planejamento - Estratégia - Recursos Humanos

ABSTRACT

The pursuit of operational excellence it is a condition arising from the companies today who are ready to at least remain in the market in its competitive space. In this scenario, companies have thought of some creative alternatives to excel and notwithstanding, the purpose of this study is to build the design of the future of a company from human perceptions against many internal and external factors present in the day to day people in the organization. In fact, it will build a strategic plan for human resources based on an organizational climate survey. To do so will be developed organizational climate survey along a segment of the entertainment company, located in Mossoró RN. In the end it is expected to form a set of considerations that should legitimize the importance of defining and implementing a human resources strategic planning formal, structured from an organizational climate survey.

Keywords: Organizational Environment - Planning - Strategy - Human Resources

2 - CONTEXTUALIZAÇÃO DA PESQUISA

Histórico da empresa

Fundada em 1959, na cidade de Vitória da Conquista, na Bahia, a Insinuante é hoje a líder absoluta do varejo de eletrodomésticos no Nordeste. Com forte capilaridade e penetração a Insinuante está presente em nove estados brasileiros (Bahia, Ceará, Alagoas, Maranhão, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte e Sergipe). No total, são 231 lojas, sendo 97 só na Bahia e 37 em Salvador.

Com uma história de superação, empreendedorismo e paixão pelo negócio, a empresa se tornou a segunda maior rede varejista do país. Além da localização privilegiada das lojas, do atendimento qualificado, preços baixos e condições de pagamento exclusivas, a Insinuante possui a maior base de clientes cadastrados da região Nordeste, garantindo um grande índice de fidelização.

Maior anunciante do Nordeste, a Insinuante foi uma das primeiras no Brasil e a primeira da região a investir no conceito de megaloja, com áreas gigantescas que vendem mais de 20 mil itens, incluindo o e-commerce entre eletrodomésticos, eletroeletrônicos, eletroportáteis, informática, decoração, hobby & lazer, equipamentos de telefonia e utilidades do lar.

Hoje, a bandeira opera com diversos tipos de lojas: a especializada, que funciona nas zonas de comércios (shoppings e ruas); as lojas de descontos; as Megastores, além do e-commerce, destinado a compras virtuais.

A Insinuante gera, ao todo, mais de 7 mil empregos diretos e mais de 24 mil indiretos e faz parte da Máquina de Vendas, segunda maior rede varejista do Brasil. Em 2012. Joaquim Sousa assumiu a presidência da bandeira Insinuante. O empresário baiano Luiz Carlos Batista, fundador do grupo, ocupa a presidência do Conselho de Administração da Máquina de Vendas.

Máquina de Vendas

A Máquina de Vendas, holding formada pela união das varejistas Ricardo Eletro, Insinuante, City Lar, Eletro Shopping e Salfer, é a rede varejista com a maior cobertura territorial do Brasil.

A incorporação da Salfer, em abril de 2012, possibilitou que a Máquina

...

Baixar como (para membros premium)  txt (28.5 Kb)  
Continuar por mais 16 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com