TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Projeto Multidisciplinar

Trabalho Escolar: Projeto Multidisciplinar. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  17/11/2013  •  2.105 Palavras (9 Páginas)  •  374 Visualizações

Página 1 de 9

Projeto: Construindo uma Sociedade mais Humana e Justa

Com o Lixo que não é Lixo e seus Valores Perdidos

Público Alvo: “Educação Infantil” - Todas as crianças do colégio, funcionários, corpo docente e a comunidade.

Apresentação do Projeto

Quando ouvimos falar sobre meio ambiente pensamos logo em florestas, campos, e lugares que tenham plantas ou animais a serem preservados. A expressão “meio ambiente”, entretanto pode indicar qualquer “espaço” em que um ser vive e se desenvolve. Na interação e nas trocas de energia que se estabelece entre ser vivo e meio ambiente há transformação quanto do ser vivo como do meio ambiente. No caso do ser humano, além do espaço físico e biológico existe também o espaço sociocultural. Desse modo, pode-se considerar o local onde se mora, onde se trabalha ou se estuda como parte do meio ambiente. Hoje em dia se fala muito em Ecologia, mas poucas pessoas agem ecologicamente. Devemos sensibilizar e educar nossas crianças quanto a importância da reciclagem, da preservação do meio ambiente e que devemos começar pelo meio em que vivemos, escola, trabalho, casa, ruas, parques, e conscientizando nossas crianças estaremos conscientizando a sociedade.

Justificativa

E partindo dos princípios da discriminação social e ambiental que eu vejo a necessidade de desenvolver o trabalho com as crianças e comunidade a conscientização do lixo que esta em volta de todos nós.

A Educação Infantil tem como finalidade o desenvolvimento integral das crianças, levando em conta os aspectos sociais, cognitivos, emocionais e corporais, por isso nossa escola propõe aos alunos diversas atividades que enriquecerão sua bagagem cultural trabalhando com a conscientização do lixo que fica acumulado sem nenhum aproveito principalmente das sujeiras que acontece nos intervalos do não conhecimento que todos estamos no mesmo lugar e que podemos compartilhar em um ambiente agradável sem precisar que outros tomem esse conhecimento por si, desta maneira podemos contribuir para a formação de cidadãos preparados para um mundo mais humano e justo partindo de valores que estão perdidos.

Objetivos

O objetivo do projeto é de conscientizar alunos e familiares da importância da ação de cada um na construção de uma sociedade mais justa, humana e solidária.

Este trabalho tem o objetivo de mostrar o quanto cada fator de saber utilizar o lixo influencia no comportamento e na aprendizagem do individuo durante todo processo de evolução.

Também tenho como objetivo:

• Estimular a mudança prática de atitudes e a formação de novos hábitos com relação à utilização dos recursos naturais.

• Favorecer a reflexão sobre a responsabilidade ética do ser humano com o próprio planeta.

• Conscientizar-se sobre as diferentes formas de coleta e destino do lixo, na escola, casa e espaços em comum.

• Conscientizar para o uso adequando e renovação de certas matérias primas: Reciclagem

• Reforçar matérias de ciências que já viram na escola.

• Conscientizar a população através das ações do grupo.

Objetivos específicos

Conscientização dos alunos para que:

• Trabalhe junto com seus pais e amigos para combater a violência e a pobreza;

• Só jogue lixo no lixo! Rua não é lixeira;

• Conheça os sinais de trânsito e respeite-os quando for brincar na rua ou atravessar a faixa de pedestre;

• Respeite e conserve os lugares públicos. Não pise na grama, não piche as paredes, nem estrague os telefones públicos, por exemplo. Alguns bens proporcionam comodidade e lazer a todos e devem ser preservados;

• Participe, com interesse, de campanhas e atividades da sua cidade que ajudem pessoas carentes ou que tornem o País mais “educado”;

• Quando necessário, procure a Polícia;

• Frequente a escola direitinha e aproveite para participar de todas as atividades escolares;

• Mantenha uma postura amigável, respeitosa e gentil com os mais velhos, vizinhos, em família e na escola. Isso facilita a convivência;

• Ajude pessoas idosas ou com deficiência a atravessarem a rua ou a chegarem a algum lugar específico sempre que pedirem a sua ajuda;

• Conheça e respeite as principais regras, normas e leis da sua família, escola, cidade, estado e país;

• Ter o hábito de usar as quatro palavras mágicas (Desculpa, Por favor, Com licença e Obrigado).

Cronograma

O projeto terá inicio em julho /2011, em todos os dias da semana e seu termino será no final do ano letivo, onde será aproveitado o “Natal” para criação de brinquedos com o lixo reciclável. Com uma sondagem junto aos alunos, destacando-se a problemática do lixo das diferenças sociais e do bullying referente aos catadores de lixo e outros que ocorre na sociedade. A partir desta sondagem realizamos um levantamento prévio dos conhecimentos dos alunos sobre o tema em questão para ser trabalhado em sala de aula. Será elaborado um plano de aula, utilizando bibliografias e matérias disponível nas escolas como vídeo, Cds musicais , revistas e modelos de atividades que propiciem a confecção de brinquedos com produtos reciclados : garrafas plásticas , rolos de papel higiênico, potes de iogurte , palitos de picolé, tampinhas etc. Palestras com especialistas também poderão ser previstas.

Durante o projeto as estratégias a serem desenvolvidas serão brincadeiras conhecidas e novas, brinquedos trazidos de casa e confeccionados, para cada brincadeira serão desenvolvidos em cada área o que eles poderão aprender brincando. Para cada semana uma atividade será desenvolvida relacionada ao tema.

Desenvolvimento/Ações

Linguagem oral e escrita:

• Trilha da palavra chave.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.2 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com