TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Projeto Multidisciplinar

Pesquisas Acadêmicas: Projeto Multidisciplinar. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/3/2014  •  2.515 Palavras (11 Páginas)  •  493 Visualizações

Página 1 de 11

INTRODUÇÃO

Em uma empresa, é de suma importância ter uma boa administração. Com a Casa & Casa não é diferente, sua administração a levou ao ponto de estabilização que se encontra hoje.

Suas práticas organizacionais foram analisadas de diversas formas, sob uma perspectiva totalmente diferenciada, para recolhimento de informações que serão descritas posteriormente. Com embasamento teórico de vários autores, buscou-se compreender e descrever comportamentos e solucionar dados problemas da organização.

A Casa & Casa sempre visou obter resultados positivos, com isso, além de ser bem administrada, a mesma possui todo um planejamento, desde a sua localização até aos produtos que são oferecidos, mais tudo isso não seria possível sem a presença de maquinários, como computadores, carros e etc.

No decorrer dos anos, os investimentos realizados a deram uma gama de patrimônios, que hoje possuem um dado valor econômico no mercado. Localizada em um ponto estratégico, a Casa & Casa, desde sua criação, teve uma grande ascensão no mercado, sempre mantendo um ponto de equilíbrio entre a oferta e demanda, sem deixar de lado as questões ambientais e sua preocupação com o meio ambiente.

Por fim, o projeto a ser apresentado irá mostrar em síntese, tudo o que influencia e destaca para o funcionamento da Casa & Casa.

1. FUNDAMENTOS DE ADMINISTRAÇÃO

1.1 CONCEITO DE ORGANIZAÇÃO

As organizações estão presentes em todos os âmbitos sociais, sejam de grande, médio ou pequeno porte, elas desempenham um papel fundamental para o desenvolvimento social e econômico (na maioria dos casos) do país.

Para Maximiano (2004, p.27), “as organizações são grupos sociais deliberadamente orientados para a realização de objetivos, que de forma geral, se traduzem no fornecimento de produtos e serviços”.

Conforme Silva (2008), “uma organização é definida como duas ou mais pessoas com desejo e disposição de cooperar para o alcance de um objetivo em comum”.

Segundo Chiavenato (2003, p. 186), “uma organização é um conjunto de cargos funcionais e hierárquicos a cujas prescrições e normas de comportamentos todos os seus membros devem se sujeitar”.

Com base nos conceitos apresentados, observa-se que organização é um grupo social composto por certo número de pessoas sujeitas a preceitos que padronizam ações e que desempenham papéis diferenciados, mas que corroboram para o alcance de um objetivo comum.

1.2 DESCRIÇÃO DA CASA & CASA

1.2.1 Denominação e a forma de constituição da Casa & Casa.

Casa & Casa é o nome fantasia e a razão social se chama Brito & Azevedo. A forma de construção da Casa & Casa veio de outra empresa através de uma estratégia, com objetivo de verticalizar o varejo. Com a principal mudança voltada ao público alvo e a qualidade do ambiente.

1.2.2 Dados e fatos relevantes da origem da organização.

A organização atua a 16 anos no mercado. E com as novas mudanças administrativas, a mesma sentiu a necessidade de se adotar novas estratégias para ficar atualizada com o novo segmento de administração possibilitando assim a agregação de valores.

1.2.3 Natureza e o ramo de atuação.

Materiais de construção em geral.

1.2.4 Porte da empresa.

A Casa & Casa possui pequeno porte (P.P.), com faturamento de até 2.400.00,00 (Dois milhões e quatrocentos mil reais.) por ano.

1.2.5 Número de funcionários Casa & Casa.

A Casa & Casa possui 16 funcionários, sendo eles 3 administradores, 3 vendedores, 2 almoxarifes, 2 caixas, 2 motoristas, 2 balconistas ,1 gerente de R.H. e 1 caixa.

1.2.6 Principais produtos comercializados.

Ferragens, ferramentas, cimento e conexões.

1.2.7 Principais fornecedores, insumos, matérias primas e serviços fornecidos pela Casa & Casa.

Grupo Saint Globain, Tigre, Amanco, Brasiliti, entre outros. Sendo os principais serviços oferecidos: entrega de materiais e telemarketing, além disso, a empresa possui cartão próprio e estacionamento privado.

1.2.8 Principais mercados e segmentos e cliente alvo.

Indústrias, Cia. Pesqueira e madeireira. A empresa trabalha com vários segmentos e possui como cliente-alvo iniciativas privadas e órgãos públicos além do varejo.

1.2.9 Principais concorrentes da Casa & Casa.

Oplima e Massafra, por exemplo, que são empresas de grande porte que atuam no mesmo segmento e já possuem nomes conceituados no mercado belenense.

1.2.10 Organograma Casa & Casa.

2 COMUNICAÇÃO EMPRESARIAL

Com o passar do tempo, a comunicação se desenvolveu de forma impressionante, desde pinturas em pedras, o aprimoramento da escrita até a criação da internet que aproximou pessoas e sociedades. Atualmente diversos meios de comunicação estão disponíveis e podem ser utilizados para melhoria na qualidade de vida organizacional, aproximando cada vez mais os colaborados de seus superiores.

Segundo Maximiano (2004, p. 323), “comunicação é a pedra de toque em qualquer atividade coletiva. Sem troca de informações, não há decisão nem organização no grupo”, assim, observa-se que nenhuma organização tem condições de sobreviver sem que haja uma ponte de ligação entre idéias ou pensamentos, idéias estas que são geradas em todas as camadas de constituição da mesma.

Para Bahia (1995, p. 9), comunicação empresarial “é o conjunto de modelos ou instrumentos de ação que a empresa utiliza para falar e se fazer ouvir”, com isso, a empresa deve compreender situações, buscar soluções e discutir relações e estratégias. Este é o foco em que se deve basear toda administração, sendo irrelevante a posição hierárquica.

Na empresa Casa & Casa, observa-se um bom sistema de comunicação. Por ser uma empresa de pequeno porte, a mesma apresenta uma fácil difusão de informações em seu interior, por exemplo, caso seja necessário o diretor de R.H. comunicar-se com um dado colaborador,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.4 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com