TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Projeto Multidisciplinar

Trabalho Escolar: Projeto Multidisciplinar. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/3/2014  •  1.168 Palavras (5 Páginas)  •  343 Visualizações

Página 1 de 5

Introdução

Observando e refletindo nos textos lidos, concluímos que trabalhar com Projetos Multidisciplinares é uma iniciativa única e com pré-definição de um objetivo com um único sentido e determinada meta.

Trabalhar o projeto, é se ver preparado para agir com a diversidade, atravessando fronteiras com uma estratégia tecnológica pois o período favorece a troca de informações.

Todo o projeto serve para produzir algo e esse resultado deve ter propósito e objetivo que alcance expectativas.

Nos dias de hoje com o excesso de informações, temos a necessidade em desenvolver a sabedoria para então filtrá-la, critica-la e negociá-la com outros.

Vê-se uma necessidade muito grande do trabalho em grupo, pois os problemas do mundo são sistêmicos, interdisciplinares, então a necessidade de interagir com o outro para multiplicar o conhecimento.

Podemos perceber que a realidade educacional nos dias de hoje é bem mais complexo.

O projeto educativo se tornou uma ferramenta pedagógica que consegue levar o aluno a conquistas e soluções, pois o mundo mudou e por esta razão reconhecemos que agora há necessidade de se adaptar a um novo século.

Através dos projetos educativos, os alunos alcançam conhecimentos e habilidades, pois os mesmos adquirem responsabilidades cívicas e formação de cidadãos conscientes e preparados.

A intenção é a adaptação á um mundo em transformações constantes e contínuas, por isso a necessidade de novas tentativas de práticas de ensino.

Projetos educativos é uma ferramenta pedagógica que com certeza deve ser aplicada no ensino aprendizagem, pois sem dúvida enriquece o processo de desenvolvimento do aluno em sua aprendizagem.

A educação e seus altos e baixos

A infância surgiu na mesma época do renascimento que foi uma época de grandes descobertas, como por exemplo:

• Os pintores italianos descobriram a expectativa;

• Copérnico afirmou que a terra gira em torno do sol;

• Colombo descobriu a América;

• Gutemberg descobriu a imprensa;

• Cabral descobriu o Brasil.

Com a invenção da imprensa, ler e escrever passaram a ser fundamental para que a criança torna-se gente grande.

Antes da imprensa, a transmissão de conhecimento se dava basicamente de forma oral, onde os adultos falavam e as crianças entendiam.

Quando a imprensa democratizou o acesso aos livros e a cultura escrita, então uma nova situação surgiu, a criança teria que primeiro aprender os códigos secretos da escrita para então ingressar no universo adulto.

Neste tempo então surge à idade de ouro, onde a infância seria perfeita, protegida e tranquila e não tomada de responsabilidades e exigências do trabalho. Época em que ser criança é não ter qualquer compromisso que arranque o gozo puro e simples de sua inocência.

Porém, no século XIX, o professor Morse criou o telégrafo e provocou mais uma nova mudança no conceito da infância. Surgiu então o telégrafo, o telefone, o rádio e a televisão e acontece algo curioso, pois novamente as informações passam a ser transmitidas por códigos que pode ser entendido pelas crianças e pelos adultos, a tal cultura áudio visual que toma conta e novamente o mundo das crianças e dos adultos começam a se confundir.

Entende-se então que deste momento em diante as crianças podem partilhar informações como adultos, deixa-se de reconhecer o mundo infantil como diferente ou especial. Num mundo onde as crianças e os adultos partilham a mesma realidade virtual e física são consideradas mundo de iguais.

Nos tempos das grandes descobertas, o homem sonhava que o mundo poderia ser melhor e tentou inventar o ser humano capaz de conquistas e a invenção da infância fazia parte deste sonho, porém em um mundo de iguais, ser criança não significa ter infância.

Nos quatro filmes que assistimos A invenção da infância, Maré capoeira, Mãos de vento e olhar de dentro e O menino, a favela e as tampas de panela, podemos observar que se trata de carência, diversidade, na qual nos dias de hoje, o educador necessita desenvolver planos educativos inseridos no cotidiano e em seus planos de aula, para ser desenvolvida com os alunos a fim de leva-los a compreender diversos fatos e ensiná-los que o que nos faz diferentes não são as raças, a cultura, a religião e sim as nossas ações, leva-los a entender que a inclusão é fato de que todos podem alcançar objetivos, ninguém é incapaz, muito pelo contrário, todos é iguais e capazes de alcançar objetivos.

Os quatro filmes reflete a pobreza, carência, diversidade, diferentes classes sociais e nos oferece oportunidades de trabalhar com os alunos abordando todos estes temas e destes trabalhos obter objetivos satisfatórios.

Projeto Educativo:

Tendo em vista a epidemia da Dengue nos dias de hoje, é necessário o esclarecimento à população como um todo, tornando de relevância o envolvimento do aluno e toda a população.

Tema: Vamos acabar com a Dengue.

Cronograma: 30 dias.

Público Alvo: Alunos do 4º ano da Educação Fundamental de 09 anos, professores, funcionários e toda a comunidade escolar.

Objetivo Geral: Tendo em vista a epidemia de Dengue que assola o mundo e a necessidade de esclarecimento à população como um todo, torna-se necessário o desenvolvimento deste Projeto que de alguma forma levará as famílias da comunidade escolar a terem mais informações a respeito da doença e informações que medidas simples podem ser tomadas para evitar a proliferação do foco.

Trabalhar junto à comunidade escolar, visando conscientizá-las quanto à importância de prevenir contra a Dengue, uma vez que vem se alastrando cada dia mais levando muitos ao óbito.

Atividades a serem desenvolvidas:

• Produção textual, faixas, redações, frases;

• Cartazes;

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com