TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Projeto Multidisciplinar

Ensaios: Projeto Multidisciplinar. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  29/3/2014  •  812 Palavras (4 Páginas)  •  293 Visualizações

Página 1 de 4

1. Para a realização de um Projeto satisfatório - Suas etapas:

Para que possamos fazer um Projeto com resultados satisfatório, coerente é importante organização. É necessário planejamento, pesquisa, escolha do tema a ser desenvolvido para que os objetivos e finalidades ocorram conforme desejado.

• Público- alvo: Para quem é destinado, série e ano. É importante que o Projeto seja adequado conforme o que o aluno sabe e tenha condições de adaptação aos novos conhecimentos.

• Cronograma: Tempo previsto a ser estudado. Conforme o tema é importante uma duração maior para que os alunos possam participar mais ativamente, explorando em busca de novos conhecimentos.

• Recursos utilizados: Todos os itens utilizados na realização do Projeto. A criatividade é fundamental.

• Conteúdo programático: Todo assunto programado na realização do Projeto.

• Objetivos gerais: O que se pretende ao realizar o Projeto. Quais os propósitos a serem realizados.

• Objetivos específicos: Busca mostrar os resultados adquiridos através do Projeto realizado de forma mais próxima com mais entendimento.

• Justificativa: O motivo pelo qual a escolha do tema, sua finalidade, o que pretende ao realizar o Projeto.

• Avaliação: Como se pretende avaliar os alunos, quais métodos.

A importância das etapas de um Projeto – Qual sua relação com a transdisciplinaridade?

Um Projeto bem planejado, elaborado é fundamental na auto-aprendizagem, onde o mesmo estará despertando o interesse a curiosidade e o olhar crítico dos alunos, além de ser enriquecedor na formação dos mesmos. A todo o momento temos algo a ser comentado: Datas comemorativas, temas de destaque, festas escolares, entre outras. Para que possamos atingir nossas metas e objetivos no qual pretendemos alcançar é necessário que façamos uma busca a todos os materiais informativos, uma verdadeira pesquisa.

Quando elaboramos um Projeto temos que estar ciente que surgirá muita curiosidade, dúvidas, problemas, questionamentos e ao realizarmos toda a pesquisa com responsabilidade estaremos a perceber qual o nível de entendimento do nosso público- alvo.

“As coisas que tomamos por hipóteses, sem questioná-las ou refletir sobre elas, são justamente as que determinam nosso pensamento consciente e decidem nossas conclusões”. John Dewey (1916). Democracy and Education.New York,p.18.

Torna-se importante no desenvolvimento de um Projeto que exploremos todas suas etapas, pois cada uma das partes faz todo o desfecho de cada situação: Qual o tema será abordado e porque foi escolhido esse tema? Para quem pretende apresentar o Projeto? O que se pretende com tal trabalho? Quais os objetivos? Como pretende alcançar tais objetivos? Quais conteúdos e quais disciplinas serão trabalhados? Quais materiais e quais os recursos serão necessário?

Ao fazermos essas perguntas notamos que há todo um processo a ser trabalhado, com detalhes a ser pensado e planejado para que essas perguntas possam ser respondidas com responsabilidade e clareza. Além dessa ligação Etapas e Projeto existe também uma relação indispensável com a transdisciplinaridade, trabalhar um tema onde envolve as demais disciplinas, adotando uma abordagem trandisciplinar.

Segundo

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.5 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com