TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Projeto Multidisciplinar 3

Dissertações: Projeto Multidisciplinar 3. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  12/10/2013  •  520 Palavras (3 Páginas)  •  280 Visualizações

Página 1 de 3

Brinquedoteca é um espaço onde a criança tem oportunidade de explorar, experimentar, conhecer, manipular objetos e “brincar de faz de conta”. É um espaço preparado para estimular a criança a brincar, possibilitando o acesso a uma grande variedade de brinquedos no ato de brincar que a criança estabelece os diferentes vínculos entre as características do papel assumido, suas competências e as relações que possuem com outros papéis, tomando consciência disto englobando para outras situações. Objetivos de uma brinquedoteca são de estimular a criança a brincar livremente, dispondo-a com um grande número de brinquedos, valorizando a infância.

• Resgatar as brincadeiras e jogos antigos,

• Proporcionar um espaço onde a criança possa brincar sossegada, sem cobranças e sem sentir que está atrapalhando ou perdendo tempo.

O principal objetivo de uma brinquedoteca é ludicidade, proporcionando a criança a o resgate da infância, o desenvolvimento intelectual, emocional e social. Baseado nas normas do MEC que regem o espaço para cada criança em creches e escolas infantis, a brinquedoteca deve respeitar o mínimo de 1,5 metros quadrados por criança, deve oferecer condições adequadas para que a criança sinta-se segura e confortável.

Uma brinquedoteca em universidade tem com o objetivo formativo, são laboratórios lúdicos para o desenvolvimento de pesquisas e da formação de profissionais, proporciona recursos e experiências no ato de brincar para uma capacitação e formação de professores.

Brinquedoteca em espaços hospitalares tem caráter em oferecer entretenimento, conforto para crianças que passam por momentos difíceis, por ansiedades e medos. Pois o ambiente hospitalar tem muitas regras que possam modificar o comportamento da criança, diante de uma situação pode apresentar vários sentimentos de sofrimento abandono, A brinquedoteca tem como objetivos o preservando a saúde emocional da criança, preparando a criança para situações novas que irá enfrentar, além de resgatar o contexto pessoal, familiar e social durante o tempo de permanência no hospital, usando a ludicidade como principal instrumento. È brincando que se desenvolve que se reinventa a realidade desenvolvendo ao mesmo tempo outras habilidades.

O brincar é uma atividade espontânea e natural da criança e faz bem por estar centrado no prazer, desperta emoções e sensações de bem-estar, liberta das angústias e funciona como escape para emoções negativas, ajudando a criança a lidar com sentimentos que fazem parte da vida cotidiana. Brincando a criança aprende a lidar com o mundo e forma a sua personalidade experimenta sentimentos básicos como o amor e o medo. As regras e a imaginação favorecem a criança, comportamento além dos habituais. Nos jogos e brincadeiras a criança age como se fosse maior que a sua realidade, e não podemos negar que isso contribui de forma intensa especial para seu desenvolvimento. Criança deve ser criança em tempo integral, deixa-lá criar e recriar novas brincadeiras entrar de verdade em um mundo de faz de conta sem achar tudo àquilo insignificante e sem cobranças. Existe algo mais magnífico do uma criança com um objeto qualquer na mão, com sua imaginação consegue transformar em um carrinho de ultima geração, naquele momento ele está construindo o conhecimento.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com