TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Projeto Multidisciplinar

Trabalho Escolar: Projeto Multidisciplinar. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  6/5/2014  •  3.271 Palavras (14 Páginas)  •  234 Visualizações

Página 1 de 14

Faculdade Anhanguera Uniderp - Pelotas

Curso de Pedagogia

Projeto Multidisciplinar I

Acadêmicas

Atividade Prática Supervisionada (ATPS) entregue como requisito para conclusão da disciplina “Projeto Multidisciplinar I”, sob orientação da professora-tutora a distância Camila Andriotti.

Pelotas, 19 de junho de 2013.

Sumário

1-........................................................................................................................Introdução

2-..............................................................................................................Desenvolvimento

2.1-...............................................................................Estrutura de um Projeto Educativo

2.2 -.....................Propostas Pedagógicas Desenvolvias no Currículo da Educação Básica

2.3-...........................................................................Projeto Todos no Combate a Dengue

3-.........................................................................................................................Conclusão

4-.......................................................................................................................bibliografia

Introdução

A realização deste trabalho é essencial para que o acadêmico perceba como deve ser desenvolvido um projeto, quais as etapas necessárias para que ele possa ser aplicado, de que forma ele deverá ser aplicado, quais as etapas necessárias para a sua construção.

Desenvolvimento

Estrutura de um Projeto Educativo

Identificação: Título do projeto, nome da escola que ele será aplicado, faixa etária e série de aplicação.

Justificativa: na justificativa são expostos os motivos pelos quais o projeto foi criado, qual é a intenção da criação deste projeto, o que ele vai trabalhar e como vai trabalhar.

Objetivo Geral: o objetivo geral abrange o que se pretende alcançar com o projeto desenvolvido, ele deve ser claro e sem duplo sentido, para que não seja confundido com os objetivos específicos.

Objetivos Específicos: nos objetivos específicos serão elencadas as capacidades que o aluno deve ter em cada atividade proposta pelo projeto, os objetivos devem sempre ser escritos no infinitivo, que definirá as ações a serem alcançadas.

Metodologia e Estratégia de Aplicação: a metodologia e estratégia de aplicação, foca nos métodos a serem utilizados para realização do referido projeto, e qual a melhor forma de aplicação das atividades dele.

Cronograma: o cronograma, específica quando as atividades relacionadas ao projetos serão aplicadas, quais os horários e locais de aplicação do mesmo, assim como o seu tempo de duração.

Propostas Pedagógicas

Desenvolvidas no currículo da Educação Básica

O trabalho foi desenvolvido no 4º ano de uma escola pública municipal, tendo como objetivo conhecer os principais componentes curriculares que compõem tal série, objetivos e metodologias utilizadas para auxiliar no processo ensino-aprendizagem dos alunos através de registro e observação. Composta por 23 alunos, diversificada, pouco participativa e bastante receptiva.

Podemos perceber que as atividades trabalhadas não contemplavam a integração entre si e, eram explicitadas de forma direta sem contribuição do aluno e valorização dos seus conhecimentos prévios.

No entanto, sugerimos para a referida turma atividade e tema de projeto relacionado a realidades enfrentadas em seu estado, como a prevenção de algumas doenças que estão afetando grande parte da população, para tanto é necessário que o professor utilize as tecnologias para a melhoria da qualidade do ensino. Apropriar-se das Tecnologias de Comunicação e Informação é uma maneira de renovar e reinventar as metodologias até hoje utilizadas nas salas de aula através da mediação do professor para a construção do conhecimento do aluno.

As experiências através das TICs possibilitam maior envolvimento, motivação e acesso às informações favorecendo a qualificação do trabalho com os educandos na educação inclusiva sejam digital, social ou especial. Propiciando um ambiente estimulador e condições favoráveis à aprendizagem.

Devemos rever as práticas convencionais, conhecer, reconhecer e aceitar as diferenças como desafios positivos.

Projeto Transdisciplinar

Identificação

Projeto: Todos no Combate a Dengue

Público Alvo: alunos do 4° ano do ensino fundamental

Disciplinas envolvidas: português, ciências, história.

Justificativa: O tema Todos no combate a dengue foi escolhido devido a grande ocorrência de casos de dengue no estado do Rio Grande do Sul, a proposta é introduzir um tema importante para aos alunos introduzindo as Tecnologias de Comunicação e Informação.

Objetivo Geral: Trabalhar junto à comunidade escolar esclarecendo sobre o vetor e a doença, utilizando as TCI’S como apoio.

Objetivos Específicos:

- Identificar o mosquito transmissor Aedes Aegypti;

- Reconhecer os sintomas do dengue;

- Diagnosticar as dificuldades em conter o mosquito

...

Baixar como (para membros premium)  txt (22.5 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com