TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Projeto Multidisciplinar

Casos: Projeto Multidisciplinar. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/5/2014  •  1.508 Palavras (7 Páginas)  •  278 Visualizações

Página 1 de 7

3. DESENVOLVIMENTO

3.1 Pesquisa de Mercado

• Metodologia

Essa parte conhecida por metodologia deve detalhar o processo da pesquisa. Num plano de pesquisa, deve-se esclarecer se o método usado foi o exploratório, o descritivo ou o experimental. As razões para a escolha de um dos métodos em detrimento do outro devem se comentadas também. Esse método é muito usado para o desenvolvimento de pesquisas de mercado, tendo em vista a responder o problema de comunicação da empresa, a distribuidora tem uma grande preocupação com esta problemática, se atentando com um nível de comunicação limpa sem ruído facilitando a comercialização de nossos produtos.

O curso de Mercadologia visa apresentar, estudar e entender os conhecimentos necessários sobre o cliente e sobre o mercado, apresenta também os conhecimentos da organização pelo cliente e pelo mercado, acessibilidade e gestão de reclamações/sugestões, avaliação da satisfação/insatisfação do cliente, satisfação do cliente e satisfação da organização.

Este curso também apresenta os principais conceitos sobre o Relacionamento com o cliente e as principais ferramentas para isso.

A distribuidora de cosmético tapajós perfumaria utiliza as ferramentas comunicacionais. Os resultados alcançados resumem-se no entendimento da necessidade de adaptação dos envolvidos na relação de consumo e comunicação, e no real conhecimento da comunicação integrada e as suas contribuições. Esse estudo torna-se relevante para profissionais das áreas de comunicação e marketing, bem como para os gestores de empresas, pois é capaz de ter uma visão atual da tendência de mercado.

A uma necessidade de se fazer uma pesquisa quanto a postura da empresa e os comportamentos dos consumidores. As oportunidades de consumo foram ampliadas, o que fez com que o comprador ficasse mais seletivo em relação às ofertas do mercado. As constantes inovações tecnológicas e o aumento do acesso às informações, tornam o consumidor a cada dia mais exigente. É por isso que a empresa estudada entende que o serviço ao cliente tem a necessidade de ser sofisticado, procurando não apenas encantá-lo, mas sobretudo surpreendê-lo. Sendo assim, o consumidor não é mais aquele que tem a razão, e sim, aquele que tem conhecimento sobre seus direitos, e que avalia o produto não apenas pela sua função básica, mas principalmente por todo valor que está a ele inserido.

Neste cenário, o conhecimento e a aproximação para com o consumidor ganham mais força nas empresas, e se apresentam como diferencial competitivo.

A relevância desse estudo é levantar dados e analisar a importância da comunicação nesse ambiente para as empresas.

Este projeto tem grande contribuição no âmbito teórico, por meio do estudo das ferramentas de comunicação e das organizações atuais, além da contribuição no âmbito prático, através da análise das transformações econômico-socias e, consequentemente, comportamentais do mercado.

A discussão proposta foi estruturada, primeiramente, para gerar o conhecimento teórico do que é o marketing em uma organização, como é feito o planejamento através do mix comunicação, e quais as ferramentas que podem ser utilizadas para a empresa transmitir as mensagens aos consumidores, conforme seus objetivos.

Em seguida, foi necessário a abordagem sobre as influências capazes de direcionar as atitudes dos consumidores, passando também pelo entendimento do novo cenário organizacional, incluindo o mercado de Belo Horizonte.

No final, para que possamos ter uma conclusão mais consistente sobre o tema, propomos o estudo de caso da BH Trans, uma empresa de Belo Horizonte, para compreendermos as suas ferramentas comunicacionais responsáveis para os sucessos na busca dos seus objetivos.

Um dos tópicos importantes envolveu os métodos para a coleta de dados, que pode ser realizada mediante entrevista a pessoas, telefone, correio, intermete e por métodos de observação, além é claro das formas de analise do comportamento do consumidor que pode ser executado pela pesquisa motivacional das crenças sensações, dos valores culturais da imagem e das necessidades.

O publico alvo que vem ser o consumidor menor responde de uma maneira positiva a mídia, constatando este detalhe as empresas parceira da Tapajós investem uma grande fatia de seus lucros nesse meio de comunicação que tem crescido numa proporção surpreendente, acreditando e constatando assim nesse retorno que tem sido muito grande ao longo desta trajetória, trabalhando com um segmento que é o cosmético e a perfumaria

• Qual é problema a ser investigado? É fundamental para uma empresa do porte da perfumaria investigar a problemática da empresa para não cair em descredito. E assim tomar medidas necessárias pra o bom desenvolvimento do relacionamento e da comunicação.

• Demonstrativo através do gráfico

Através deste podemos avaliar o crescimento que vem despontando ao longo dos anos a Distribuidora tem um histórico de vendas que faz jus ao seu nome em líder de mercado hoje no interior do Amazonas.

3.2 Composto de Comunicação

• Comunicação

A comunicação de marketing é um dos principais elementos do mix de marketing da empresa. Os profissionais de marketing devem saber como usar a propaganda, a promoção de vendas, o marketing direto, as relações públicas e as vendas pessoais, para comunicar a existência e o valor do produto aos clientes-alvo. O processo de comunicação em si é constituído de nove elementos: emissor, receptor, codificação, decodificação, mensagem, meio, resposta, feedback e ruído. Os profissionais de marketing devem saber como chegar ao público-alvo, que pode receber a mensagem pretendida por três razões: atenção seletiva, distorção seletiva e retenção seletiva.

• O Processo da comunicação – a palavra comunicação tem origem no latim (communicatio) e significa tornar alguma coisa comum a muitas pessoas. Ou seja o termo se refere ao compartilhamento de mensagens, conceitos e ideias dentro de determinado grupo. É fundamental para o desenvolvimento da Empresa em questão.

• Desenvolvimento de uma comunicação eficaz

• O desenvolvimento de uma comunicação eficaz envolve oito etapas.

3.2.1 Identificação

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.4 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com