TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Projeto Multidisciplinar

Dissertações: Projeto Multidisciplinar. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  20/5/2014  •  3.323 Palavras (14 Páginas)  •  208 Visualizações

Página 1 de 14

RESUMO

Atualmente as empresas vivem em constantes mudanças, cada vez mais as relações de consumo se proliferam e ganham complexidade. As estratégias comerciais também sofrem mudanças de acordo com estas tendências. Este trabalho baseia-se em uma análise prática de teorias mundialmente aclamadas que facilitam e simplificam relações entre gestores e empregados. Porém, a estratégia equivocada pode agravar os problemas de uma empresa. Cabe ao gestor planejar, executar, coletar estes dados e analisar os resultados.

A rede de escolas Achieve Languages investe neste tipo diferenciado de parceria, o que parece ser vantajoso para as escolas escolhidas a fazerem parte desse projeto, pois não necessitam de um grande investimento inicial e se beneficiam com os mesmos privilégios de uma franquia.

SUMÁRIO

1 – INTRODUÇÃO............................................................................................. 4

2 - ANÁLISE ORGANIZACIONAL E ADMINISTRATIVA ................................ 5

2.1 – ORGANOGRAMA.................................................................................... 7

2.2 – REALÇÕES TRABALHISTAS................................................................. 8

2.3 – AÇÕES ESTRATÉGICAS........................................................................ 8

3 – ANÁLISE PRÁTICA DE GESTÃO.............................................................. 9

4 – GESTÃO AMBIENTAL E SOCIAL............................................................ 10

5 – TÉCNICAS DE INFORMÁTICA................................................................. 11

6 – COMUNICAÇÃO EMPRESARIAL............................................................. 12

7 – CONCLUSÃO............................................................................................. 14

REFERENCIAS........................................................................................... 15

1 INTRODUÇÃO

Em um segmento dominado por grandes franquias, há espaço também para modelos de negócios diferenciados. A Achieve Languages, rede de ensino da Oxford University Press, aposta no diferencial da marca da editora, ligada à tradicional universidade inglesa, e em uma estratégia comercial diferente, de licenciamento de marcas, para se firmar como uma alternativa e manter a competitividade.

Entre as personalidades que estudaram na Universidade de Oxford estão a ex-primeira ministra britânica Margaret Thatcher, a ex-premiê do Paquistão Benazir Bhutto, o economista Adam Smith, o cientista Stephen Hawking, Albert Einstein e muitos primeiros-ministros e líderes políticos que representam cerca de 30 outros países. A Oxford também produziu 47 prêmios Nobel.

Uma pequena e tradicional escola de São Leopoldo foi escolhida para fazer parte desta rede renomada de ensino de Inglês, modificando e aprimorando estratégias de gerenciamento, organização e administração.

2 ANÁLISE ORGANIZACIONAL E ADMINISTRATIVA

A empresa abordada nesta pesquisa, a escola de idiomas Achieve Languages da cidade de São Leopoldo, cuja própria fase embrionária, ainda com o nome Ahead Idiomas, já surgiu com propostas diferenciadas de atender as necessidades singulares de seus clientes, se encaixando em um espaço ainda inexplorado naquela época em sua cidade. As aulas In Company, assim como as lecionadas na própria escola, tinham um caráter totalmente particular e corporativo. Este status que a escola conquistou no meio corporativo foi muito bem gerenciado e fidelizou um grande número de clientes VIP, como diretores, gerentes, CEO´s e funcionários de várias empresas multinacionais na região, que sempre foi um grande polo industrial.

O impacto organizacional e a estratégia comercial desta empresa de pequeno porte impressionou a rede Achieve Languages, da Oxford University Press, que na época procurava uma empresa considerada “carta-branca”, ou seja; uma escola de idiomas privada que não tivesse nenhuma ligação com alguma grande franquia para ser incorporada neste projeto criado pela Universidade britânica para dominar um mercado em expansão. Este triunfo deve-se ao perfil downsized e inteligência interpessoal da sempre acessível Karina Dietz, CEO da antiga Ahead e atual Achieve Languages São Leopoldo. Este fato nos direciona a divisão das três categorias de habilidades gerenciais desenvolvidas pelo escritor e roteirista americano Robert Katz (1986), que são as técnicas, as humanas e as conceituais.

Atendendo ao porte de microempresa, a Achieve Languages estabelece uma relação de parceria com as outras 80 filiais espalhadas pelo Brasil. As filiais se encontram frequentemente em grandes eventos de cunho administrativo, pedagógico e/ou comercial, sempre representados por alguns membros de seu quadro de funcionários, geralmente representado pelo proprietário, chamado de parceiro ou funcionário que integre o setor ao qual pertence o evento. Os funcionários com mais destaque recebem prêmios a nível nacional. Viagens para a cidade de Oxford, são realizadas com frequência pelos parceiros da rede Achieve com o intuito de discutir novas trajetórias a serem seguidas pela rede.

A empresa conta com a colaboração de 30 funcionários, sendo estes de diversas áreas como diretoria, coordenação geral, comercial, pedagógico, financeiro, recursos humanos, secretaria e manutenção.

Os clientes-alvo da empresa são funcionários de empresas multinacionais, profissionais que necessitam aprender o idioma, pessoas que gostam de viajar e o público jovem. Os principais concorrentes da Achieve Languages São Leopoldo em sua cidade são as escolas:

Fisk: Conta com uma boa estrutura, ótima localização, preços acessíveis e faz parte de uma grande franquia.

Wizard: Possui marketing esmagador, mas a franquia situada na cidade não representa grande relevância como a franquiada

...

Baixar como (para membros premium)  txt (23.3 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com