TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Projeto Multidisciplinar

Trabalho Escolar: Projeto Multidisciplinar. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/6/2014  •  700 Palavras (3 Páginas)  •  436 Visualizações

Página 1 de 3

PROJETO MULTIDISCIPLINAR

INTRODUÇÃO

Em um processo concreto de formação de professores em serviço realizado com bases transdisciplinares, entender, significa buscar nesta experiência, através de uma compreensão elaborada (concreto pensado), contribuições para o processo pedagógico, podendo assim compreender as etapas de um projeto e entender a relevância para a realização de trabalho pedagógico, buscando assim uma reflexão sobre as propostas desenvolvidas em um currículo de educação básica.

É importante visualizar projetos transdisciplinares com orientação de trabalhos pedagógicos desenvolvidos em escolas e para tanto, entende­se necessária após a reflexão sobre práticas pedagógicas ocorridas, para que se torne mais clara a realidade observada, buscando assim uma escola de qualidade que não reforce o modelo capitalista da sociedade posta.

RESUMO

Nesta experiência transdisciplinar buscamos contribuições para o processo pedagógico; verificando dentro de uma realidade construída em bases disciplinares, quais são as possibilidades concretas de implementação de projetos inovadores nas escolas em face das suas condições materiais. Mesmo tendo consciência da dificuldade de se alcançar uma efetivação da prática transdisciplinar, ela precisa ser permanentemente buscada para se chegar à autêntica razão de ser da instituição escolar: “preparar cidadãos e cidadãs para compreender, julgar e intervir em sua comunidade, de forma responsável e justa, pois não faz sentido pensar a realidade sem perceber que se é parte do funcionamento da sociedade, determinando­a e sendo determinados por ela. Porquanto a consciência somente se forma na ação; a contribuição de projetos transdisciplinares para o trabalho pedagógico voltou­se

o olhar, também, sobre os trabalhos com projetos escolares.

E, por fim, a conclusão do trabalho, que traz uma reflexão sobre a organização do trabalho escolar e suas possibilidades.

Palavras­chave: Disciplinaridade; multidisciplinaridade; pluridisciplinaridade; interdisciplinaridade; transdisciplinaridade.

O Projeto e suas Etapas

O educador espanhol Fernando Hernández e Montserrat Ventura baseiam-se nas idéias de John Dewey, filósofo e pedagogo norte americano, que defendia a relação da vida com a sociedade, dos meios com os fins e da teoria com a prática.

A principal proposta dos educadores Fernando Hernández e Montserrat Ventura é reorganizar o currículo por projetos. O professor deve deixar o papel de “transmissor de conteúdos” para se transformar em um pesquisador e o aluno por sua vez passa a ser o sujeito do processo ensino aprendizagem. Em um projeto “todas as coisas podem ser ensinadas por meio de projetos, basta que se tenha uma dúvida inicial e que se comece a pesquisar e buscar evidências sobre o assunto”, diz o educador espanhol Fernando Hernández.

Em um projeto de trabalho os próprios educados começam a participar do processo de criação, procurando respostas e buscando soluções. Nesse processo a etapa mais importante é o levantamento

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com