TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Projeto Multidisciplinar

Casos: Projeto Multidisciplinar. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  5/6/2014  •  910 Palavras (4 Páginas)  •  320 Visualizações

Página 1 de 4

Atividade Prática Supervisionada (ATPS) entregue como requisito para conclusão da disciplina “PROJETO MULTIDISCIPLINAR III-, sob orientação do professor-tutor à distância NOME DO TUTOR

TAGUATINGA/DF

02/06/2014

Etapa 1-

Passo 2

O projeto e construção de objetos de aprendizagem demandam um complexo arranjo de habilidades multidisciplinares. O processo de desenvolvimento deve ser

cuidadosamente planejado e desenvolvido, pois para produzir um objeto de

aprendizagem é preciso: (a) conhecer a temática que se deseja trabalhar; (b)determinar a abordagem pedagógica que norteará sua concepção e uso; (c) saber utilizar ferramentas de autoria para sua construção e (d) trabalhar de forma coerente com os princípios de projeto educacional. É possível percebermos que as habilidades envolvidas nesse processo, tais como, tentar, observar, deduzir, e, que, compõem o raciocínio lógico, acaba exigindo uma maior atenção por parte dos professores, o que muitas vezes atrasa o conteúdo programado para ser trabalhado durante o semestre. Em contrapartida muitos destes alunos demonstram uma desenvoltura ímpar na utilização de recursos tecnológicos.

O desenvolvimento de projetos educacionais como estratégia pedagógica tem sido instrumento inovador ajudando a resolução de grandes deficiências no ensino tradicional. Uma tentativa de tornar a aprendizagem contextualizada no interesse do aluno e relacionada com as suas situações familiares permite a integração de situações, favorecendo as diferentes visões do mundo. Outra estratégia pedagógica para ser explorada em diferentes níveis escolares vai ao ensino infantil até as universidades.

O professor deve estar preparado e saber intervir no processo de aprendizagem, para que seja capaz de transformar as informações transmitida e pesquisadas, em conhecimento, vivenciando o fazer e o compreender e, a construção do conhecimento.

Estudos mostram que o uso integrado de ferramentas de tecnologias de informação e multimídia é apontado como capaz de proporcionar melhorias significativas no processo de ensino e aprendizagem.

Passo 3-

O projeto educativo traduz o engajamento da instituição escolar, suas prioridades e seus princípios. Ele define o sentido de suas ações e fixa as orientações e os meios para colocá-las em prática. É formulado por um documento escrito que estabelece a identidade da escola (diz o que ela é), apresenta seus propósitos gerais (diz o que ela quer) e descreve seu modelo geral de organização (diz como ela se organiza). Concebido como um projeto de longo prazo, ele visa favorecer a continuidade e a coerência da ação da escola. Embora não seja um documento que não se pode alterar, não deverá estar sujeito a profundas e constantes alterações anuais. De modo geral, “a sua duração dependerá fundamentalmente da permanência em cada instituição das pessoas que o elaboraram e da estabilidade das suas convicções’’.

O projeto é, por um lado, uma “antecipação” relativa a um estado, ou uma “representação antecipadora do estado final de uma realidade”, uma previsão ou prospectiva, um objetivo ou fim a atingir, uma pequena utopia. Seu conteúdo não é um acontecimento ou objeto pertencente ao ambiente atual ou passado, mas um fato possível, uma imagem ou representação de uma possibilidade, uma idéia a se transformar em ato, um futuro a se “fazer”, uma possibilidade a se transformar em realidade.

Além de dar um sentido mais amplo ás práticas escolares o projeto evita fragmentação dos conteúdos e torna o aluno co-responsável pela própria aprendizagem. Um de seus conceito é envolver a participação de algo desejável que ainda não foi realizado trazendo

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.2 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com