TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Projeto Multidisciplinar

Exames: Projeto Multidisciplinar. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  30/8/2014  •  1.229 Palavras (5 Páginas)  •  313 Visualizações

Página 1 de 5

SÍNTESE

Conforme teoria de Vygotsky onde se tem que o conhecimento é algo constituído pelo sujeito em interação com o mundo dos objetos e das pessoas, a proposta de projeto pedagógico é permitir um intercambio entre situações e pessoas distintas.

Para isso é necessário um mediador (professor, coordenador entre outros) que tenha conhecimento adquirido sobre a sequência de atividades e os objetivos centrais na educação dos alunos por adquiridos por esse projeto.

Fatores externos devem ser considerados, para um bom desenvolvimento, seja em busca de melhoria, ou conserto, os locais a serem trabalhados devem atender a demanda do desenvolvimento do projeto.

Enfim é através de um universo de conceitos, valores, crenças que atividades bem planejadas dentro de uma escola junto a profissionais dispostos e comunidade presente, que se obtêm desenvoltura, inventividade, habilidades tornando permeável a postura interdisciplinar compreendendo então a qualidade de vida, pessoal e global do meio e o crescimento educacional.

PROJETO EDUCATIVO

► Filmes

O desenvolvimento infantil é marcado por diferentes aspectos que devem ser considerados na educação de uma criança.

Valores sociais, econômicos e pessoais contribuem muito para a vida pessoal e educacional de cada criança.

Nos dias de hoje há muitas diferenças entre classes sociais, isso acaba afetando não apenas a vida pessoal mais também a educação da criança. Muita criança não tem um auxilio para o desenvolvimento da educação, muitas delas trocam seu dia de aula por dias de trabalhos, a consequência é uma infância diminuída.

As crianças precisam de carinho, atenção, reconhecimento esses são objetivos ideais para um bom desenvolvimento não só na parte pessoal mais também educacional.

Família é o fator principal acima de tudo isso, nos anos iniciais de uma infância, pois serve de espelho para a criança, depois vem as responsabilidades da escola que também é norteadora para a vida de todos.

Existe necessidade de que os pais em seus papéis de educadores mantenham diálogos com seus filhos, conheçam e reconheçam os atributos e desejos, e os professores se empenhem pra conhecer qual a realidade de seus alunos quais os desejos e sofrimentos vividos..

Talvez se todas essas dificuldades fossem supridas, e o reconhecimento da infância fosse melhor desenvolvido, poderíamos nos deparar com menos situações danosas às crianças e obter uma melhoria da educação, da carência entre outras.

► Tema do Projeto

BRINCANDO E APRENDENDO COM A NATUREZA

►Justificativa

Baseando-se nas teorias de Piaget, Vygotsky e Waldorf a criança adquire conhecimento através do agir, pois, a partir desse contato direto com o objeto do conhecimento, por meio das brincadeiras, ela pode modificar, descobrir, inventar, reinventar, construir e reconstruir, que as conduzem ao aprendizado.

O aprender inclui relações entre pessoas, pois é através do contato com outras crianças e com os adultos, que o aprendizado da criança acontece e também o contato com a natureza através de objetos, sementes, ar livre que se utiliza a imaginação e a criatividade.

Sendo assim, ao observarmos a realidade de nossas crianças ao longo do tempo, vemos que tudo o que elas precisam, mesmo no meio escolar, é ter a oportunidade de adaptar seu aprendizado e saberes de formas mais prazerosa de adquirir conhecimento, através de atividades lúdicas e naturais.

O brincar e ter o contato com a natureza é a forma mais prazerosa da criança descobrir o mundo, desenvolver suas capacidades e habilidades como, atenção, criatividade, imaginação, organização, afetividade e iniciar as primeiras relações em grupos sociais e o respeito pelo meio ambiente.

Portanto esse projeto tem o propósito de trabalhar regras de convivência dentro e fora da sala de aula, respeito e atenção durante as atividades, enriquecimento de conceitos da natureza como sementes, sol, água, terra, trabalhar interdisciplinaridade de forma divertida e prazerosa.

►Área do conhecimento, conteúdos e habilidades

Projeto elaborado para 1º ano do ensino fundamental, com duração de duas semanas.

► Recursos didáticos

São necessários dentro do ambiente escolar:

 o espaços da sala de aula;

 pátio escolar, ou área livre;

Os materiais utilizados:

 livro de história infantil O Girassol Solitário de Sandra Diniz Costa,

 garrafa pet 2Litros;

 terra;

 adubo orgânico;

 semente de girassol;

 colher;

 papel sulfite;

 tinta guache;

 pincel;

 água.

► Avaliação

A avaliação para esse projeto pode ser feita por etapas, pois cada atividade desenvolvida repercute valores diferenciados.

1ª Etapa: Leitura do Livro de História: O Girassol Solitário de Sandra Diniz Costa permite um engajamento ao tema natureza bem como a importância de se desenvolver trabalhos em grupos, adquirindo amigos.

2ª Etapa: Roda de Conversa: A conversa com as crianças permite um melhor esclarecimento da compreensão do tema e observação do envolvimento dos alunos para como a proposta de trabalho .

Neste momento é explanada importância do girassol como fonte de alimento aos pássaros (sementes), aos humanos (óleo de girassol), a forma de vida da planta (que gira conforme o sol), a necessidade de água, a poluição como fonte destruidora, uso de agrotóxicos que podem atingir os seres vivos.

3ª Etapa:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.2 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com