TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Projeto Multidisciplinar

Monografias: Projeto Multidisciplinar. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/9/2014  •  3.689 Palavras (15 Páginas)  •  259 Visualizações

Página 1 de 15

Atividade Prática Supervisionada (ATPS) entregue como requisito para conclusão da disciplina “Arte, Criatividade de Recreação”, sob orientação da professora-tutora a distância.

DOURADOS-MS

2013

Memórias escolares

Aluna Élida

Nos anos em que estudava no ensino fundamental era muito diferente dos dias de hoje, nós os alunos iniciávamos o primeiro ano escolar já na primeira serie. Era uma escola rural situada no Sítio Bom Jesus. A sala era composta por alunos do primeiro ao quarto ano escolar, havia somente um professor para todas as disciplinas e series decorrentes. Nessa época eu fui alfabetizada com uso de material didático que eram chamadas de cartilhas e logo já aprendíamos a conhecer as vogais passávamos para BA-BE-BI-BO-BU e assim sucessivamente.

A professora era muito inteligente, ela conseguia associar e disciplinar os alunos de forma que todos conseguiam desenvolver as atividades propostas. Todas as sextas-feiras eram propostas as recreações onde a principal brincadeira era a de bandeirinha seguida da queimada e futebol. Era sempre um

time misto e bem unido.

Em aulas de artes sempre era incentivado aos alunos à pintura em cartolinas com a tinta guache, era ali que através do incentivo da professora usávamos a nossa imaginação e desenhávamos árvores, casas, flores, ônibus escolares e até mesmo a própria escola lá no meio do cerrado.

Eu adorava as aulas de artes simplesmente para desenvolver pinturas, quase sempre meus desenhos eram paisagens, rios e cachoeiras, usava a minha imaginação sempre relatando a paisagem do mundo onde eu vivi, já que morava em uma área rural então a inspiração vinha da natureza.

Aluna Janaina

Quando eu estudava a 5º serie, a aula de artes, era chamada de Educação artística, eu me lembro que nas aulas de artes, trabalhávamos muito com o livro de artes. Aprendi sobre as cores (primarias e secundarias). Fazíamos todas as atividades em sala de aula, pitávamos quadros, utilizávamos sucatas para trabalhar com brinquedos folclóricos. Sempre ao terminar nossos trabalhos, a professora pegava todos os trabalhos semestrais e fazia uma exposição dos trabalhos feitos da minha turma, uma vez fizemos artes em garrafas de dois litros dessas de refrigerante, pintamos com tinta guache e enfeitamos com figurinhas cortadas em papel E.V.A, nas datas comemorativas minha professora usava as aulas de arte para nós fazermos lembrancinhas, como no dia das mães todos levaram uma camiseta branca da mãe, e colorimos

com desenho da nossa mãos junto uma frase bem bonita, tudo que fazíamos ia da criatividade da professora. As aulas de artes aconteciam sempre uma vez por semana, todos ficavam ansiosos para a chegada do dia da aula de artes. Era uma matéria que interessava todos da turma.

Aluna Cilene

Minhas lembranças sobre arte no meu tempo escolar, que os professores trabalhavam eram mais desenhos livres, com datas comemorativas, pinturas com lápis e giz de cores, tintas guaches, recortes e colagem diversas, desenhos geométricos etc.

Os materiais mais utilizados eram cadernos de desenhos, papeis sulfites com desenhos para nós pintarmos, que os professores nos passavam. Isso que mais me recordo, pois eu não estudei ensino de educação infantil, que na época era o jardim e pré-escolar, comecei estudar logo o 1º ano do ensino fundamental com 7 anos de idade.

Mas no ensino fundamental II o meu 6º ano a professora de artes exigia que os alunos formassem grupos para cada bimestre, e apresentasse um teatro, isso o que mais me marcou.

Aluna Andreia

Relato que quando criança o que gostava na matéria de artes eram as brincadeiras que a professora coordenava em sala de aula como, por exemplo, as datas comemorativas, dia da páscoa, soldado, dia do índio e etc.

Lembro que pintávamos vários desenhos durante aquela semana com base em cada tema a ser comemorado como o dia do índio, a

professora nos ensinava a valorizar a cultura daquele povo trazendo músicas para serem discutidas e apreciadas em sala de aula.

Também nos dividíamos em grupos de crianças onde a professora trazia objetos como arco e flechas e cocar com intenção de nos provocar colocando em nossas mãos aquele objeto para nos despertar sobre a função daquele objeto e para que ele servia para aquele povo, mas o que todos gostávamos era da pintura facial nos sentíamos o mais próximo possível daquele personagem.

Outra prática que contribuiu para o meu desenvolvimento escolar foi o teatro muitas vezes representado por crianças pertencentes a outras salas de aula ou seja crianças com pouco mais idade do que eu, mas era interessante ver o improviso daquelas pessoas usando roupas apropriadas tentando fazer com que seu personagem parecesse o mais real possível aos olhos de quem estava ali assistindo.

Hoje vejo que por parte de minha professora esse universo deveria ser muito mais explorado talvez por falta de incentivo escolar ou material didático necessário ou até mesmo falta de capacitação da profissional, não tenho muitas lembranças desta fase quando criança.

Aluna Mariana

Tenho algumas recordações referentes às minhas aulas de artes, que se iniciaram apenas no 5º ano do ensino fundamental. Na maioria das vezes os conceitos trabalhados sempre eram tradicionais, e repassados de forma tradicionais também, com

leitura, cópia e desenhos, aprendíamos sobre cores primárias, secundárias e também sobre as formas geométricas. Ao longo dos anos nos foi ensinado até a bordar, um conteúdo diferente e que despertou interesse de alguns, definitivamente serviu pra me mostrar que não era a minha área. Fazíamos também trabalhos com papel crepon, casca de ovos, foram os trabalhos que mais me marcaram, talvez pela diversidade.

Nos relatos de todos os participantes podemos destacar que na maioria deles foi detectado um despreparo, ou desinteresse dos educadores em explorar a disciplina de artes, sempre trabalhando a matéria de forma simples e sem explorar a parte artística propriamente. O que gerou pouquíssimas recordações desta etapa.

A importância de contemplar a pratica artística expressiva e recreativa no espaço escolar.

A

...

Baixar como (para membros premium)  txt (24.8 Kb)  
Continuar por mais 14 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com