TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Projeto Multidisciplinar

Exames: Projeto Multidisciplinar. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/9/2014  •  1.313 Palavras (6 Páginas)  •  1.009 Visualizações

Página 1 de 6

Projeto Multidisciplinar II 5

1-Sobre os chamados “cantinhos” de uma brinquedoteca é correto afirmar:

São espaços que têm como função manter asemelhança na imaginação da criança entre a atividade por ela desenvolvida e a criação de um ambiente específico para determinado jogo ou brincadeira.

2-Analisando o relato de pesquisas já realizadas, considere as alternativas a seguir:

I. O estudo dos relatos de pesquisas torna-se importante para que possam ser reaplicados para novos participantes, aumentando, assim, o conhecimento sobre o tema e também para que novas pesquisas possam ser desenvolvidas.

III. As pesquisas já realizadas em brinquedotecas podem tratar de aspectos pedagógicos, sociais, comunitários, clínicos e de saúde.

3-Sobre a pesquisa realizada por Kishimoto, que visava conhecer qual a preferência para a retirada ou utilização dos brinquedos, é correto afirmar que:

O estudo mostrou, por meio das respostas coletadas, a preocupação com a periculosidade e a necessidade de melhorar o padrão de qualidade dos brinquedos.

4-As pesquisas realizadas em Instituições de Ensino Superior permitiram conhecer estudos e práticas dedicadas a explorar o lúdico como meio para o desenvolvimento infantil, criando, testando jogos e assessorando a criação de novas brinquedotecas. A partir dessas considerações, considere as alternativas a seguir:

I. O trabalho desenvolvido contribuiu para mudar os padrões de conduta em relação à criança por acreditar no lúdico como estratégia para o desenvolvimento infantil.

II. As experiências relatadas em uma pesquisa mostraram a diminuição da agressividade, tolerância a frustração e atentativa de superação das dificuldades pelo resgate da espontaneidade infantil.

5-Sobre a criação de brinquedotecas hospitalares é correto afirmar:

Uma pesquisa realizada com profissionais de sete hospitais revelou que o brincar na vida de uma criança hospitalizada serve para amenizar seu sofrimento por meio de atividades e do relacionamento mantido durante as mesmas e também para o desenvolvimento cognitivo, social e afetivo da criança.

6-Sobre as pesquisas realizadas em brinquedotecas considere as alternativas a seguir:

I. O projeto de Corsini & Costa teve como objetivo fornecer subsídios para o enriquecimento do vínculo entre o educador e a criança, tendo o brinquedo como elo dessa interação.

II. A pesquisa de Costa procurou analisar as relações entre a brincadeira infantil e o desenvolvimento sociomoral de crianças e adolescentes.

III. O estudo realizado por Trasatti visou verificar quais objetivos eram comuns em diferentes tipos de brinquedoteca.

Projeto Multidisciplinar II 6

1-Considerando o atendimento das crianças que manifestavam dificuldades de aprendizagem, é correto afirmar que:

Os benefícios do atendimento pouco refletiam na realidade escolar do aluno quando eram deixadas em segundo plano as características ambientais, socioculturais, escolares e o contexto familiar da criança atendida.

2-Analisando o significado de uma pesquisa qualitativa, considere as alternativas a seguir:

II. Baseiam-se em princípios que levavam em conta a descrição e ainterpretação dos dados por seu autor.

III. Visam a descoberta, enfatizam a interpretação dentro de um contexto e procuram retratar a realidade de forma completa e profunda.

3-Considerando os procedimentos realizados no desenvolvimento da pesquisa, com relação ao primeiro momento, é correto afirmar:

Destinou-se à descrição dos motivos para o encaminhamento da criança.

4-Tendo em vista o terceiro momento para o desenvolvimento da pesquisa, considere as alternativas a seguir:

I. O terceiro momento foi dedicado ao atendimento à criança e orientação aos professores e à família.

lll. No terceiro momento, as intervenções eram realizadas por meio de jogos e brincadeiras que permitiam à criança interagir com o meio ambiente, com a escola e com a família.

5-Considerando todos os momentos relacionados ao desenvolvimento da pesquisa, é correto afirmar que:

O quarto momento concentrou as entrevistas com as mães para a coleta de dados, acompanhamento e avaliação dos procedimentos realizados na brinquedoteca.

6-Sobre como foram analisadas as entrevistas, considere as alternativas a seguir:

I. A pesquisadora utilizou a técnica de Análise de Conteúdo, conforme estudada por Bardin.

II. A técnica de análise refere-se a um conjunto de instrumentos metodológicos que utiliza procedimentos sistemáticos e objetivos, que permitem ir além dos significados de uma entrevista ou um depoimento, baseando-se em deduções e inferências.

Projeto Multidisciplinar II 7

1-Considerando a queixade agressividade para a criança do “Caso 1”, encontre dentre as alternativas a seguir as possíveis razões para seu comportamento.

A agressividade observada poderia ter como causa a mudança de escola, a separação dos pais, o ciúme do padrasto e a dificuldade no relacionamento afetivo com a mãe.

2-Nas famílias das crianças atendidas foram encontrados fatores dificultadores que podem ter dado origem aos problemas apresentados pelas crianças. A partir dessas circunstâncias, considere as alternativas a seguir:

I. Instabilidade econômica e afetiva.

III. Dificuldade nas interações familiares.

3-Considerando as queixas para o encaminhamento da criança do “Caso 2”, é correto afirmar:

A criança mostrava-se desatenta durante as aulas e apresentava dificuldades de aprendizagem.

4-Tendo em vista que as dificuldades de aprendizagem são identificadas pela não aquisição de conhecimentos específicos de leitura, escrita, raciocínio lógico ou habilidades matemáticas ou pelo atraso dos marcos de desenvolvimento que costumam ser detectados com a entrada da criança na escola, considere as alternativas a seguir

II. O trabalho realizado na brinquedoteca é o de identificar pelo brinquedo e pelo brincar

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.6 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com