TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Projeto Multidisciplinar

Casos: Projeto Multidisciplinar. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  12/9/2014  •  2.504 Palavras (11 Páginas)  •  267 Visualizações

Página 1 de 11

ETAPA 1

ALMEIDA, Maria Elizabeth Bianconcini de. Projeto: uma nova cultura de aprendizagem. [S.l.:s.n.], jul. 1999.

Essa nova cultura esta relacionada ao desenvolvimento por meio de projetos nas práticas pedagógicas.

Assim, a função do projeto é favorecer a criação de estratégias de organização dos conhecimentos em relação ao tratamento da informação, a relação entre os diferentes conteúdos em torno de problema ou hipóteses que facilitem aos alunos a construção de seus conhecimentos, à transformação da informação procedente dos diferentes saberes disciplinares em conhecimentos próprios.

PRADO, Maria Elisabette Brisola Brito. Pedagogia de projetos: fundamentos e implicações. In: ALMEIDA, Maria Elizabeth Bianconcini de; MORAN, José Manuel (Org.). Integração das tecnologias na educação. Brasília: Ministério da Educação/SEED/TV Escola/Salto para o Futuro, 2005. cap. 1, artigo 1.1, p. 12-17.

No cenário educacional tem levado em discussão a questão de como conceber e tratar a articulação entre as instâncias do projeto para que de fato seja reconstruída na escola uma nova forma de ensinar, integrando as diversas mídias e conteúdos curriculares numa perspectiva de aprendizagem construcionista. Para isso, é necessário compreender que no trabalho por projetos as pessoas se envolvem para descobrir ou produzir algo novo, procurando respostas a questões ou problemas reais. A pedagogia de projetos deve permitir que o aluno aprenda-fazendo e reconheça a própria autoria naquilo que produz por meio de questões de investigação. Também permiti a interdisciplinaridade. Conhecer as especificidades e as implicações do uso pedagógico de cada mídia disponível no contexto da escola favorece ao professor criar situações para que o aluno possa integrá-las de forma significativa e adequada ao desenvolvimento do seu projeto.

VALENTE, José Armando. Repensar as situações de aprendizagem: o fazer e o compreender. Boletim Salto para o Futuro, Brasília, 2002. Tecnologia e educação: novos tempos, outros rumos.

Piaget, em seus estudos sobre o fazer e o compreender observou que há uma diferença entre o fazer com sucesso e o compreender o que foi feito. Estas observações são fundamentais para entender as relações que devem acontecer entre alunos e objetos, e que devem fazer parte de um ambiente de aprendizagem. O importante é que haja um movimento entre estas duas abordagens pedagógicas de forma articulada, propiciando ao aluno vivenciar o fazer e o compreender e, consequentemente, a (re) construção do conhecimento. Portanto, o desenvolvimento do projeto pode servir como pano de fundo para o professor trabalhar diferentes tipos de conhecimentos em três construções: procedimentos e estratégias de resolução de problemas, conceitos disciplinares e estratégias e conceitos sobre aprender.

ALMEIDA, Fernando José. Aprendendo com projetos.

Neste texto resalta aspecto relevante sobre a informática na educação e os fundamentos essências para se construir projetos educacionais, integrando as novas tecnologias como instrumento para inovação no ensino aprendizagem numa abordagem interdisciplinar, com a colaboração dos professores e alunos.

Desta forma é necessário compreender que as bases de um projeto na escola é o currículo e não deve ser confundido com grade curricular. O projeto é uma forma de facilitar atividade, a ação, a participação do aluno no seu processo de produzir fatos sociais, de trocar informações, de construir conhecimento. Assim as etapas da construção de um projeto são muito importantes e repletas de descobertas que vai a partir da identificação de um problema, levantamento de hipóteses e soluções, mapeamento do aporte cientifico, seleção de parceiros, definição de um produto, documentação e registro, método de acompanhamento e avaliação e publicação e divulgação. E nesta perspectiva que a informática consegue integrar com esse mundo de forma a atrair ainda mais a atenção dos alunos para esse conhecimento.

CORRÊA, Cristina Mara da Silva et al. Projeto Pedagógico: Por quê, quando e como – Educação Infantil.

A partir dos textos são relatadas mudanças que aconteceram durante o processo de execução dos projetos nas escolas, e posteriormente o sucesso destes projetos, enfatizando também programas no processo de formação de professores.

Neste contexto são citados o Estudo da Realidade (Creche USP/SP), a Escola Balão Vermelho/MG, Creche Verbo Divino/SP, Projeto Kellog/SP, o Projeto Axé/BA, o Programa Salto para o Futuro, da TV Escola e entre outros descritos nos textos.

Cada projeto foi desenvolvido em etapas sucessivas a partir de discussão, planejamento e construção de um trabalho coletivo. Tornando as experiências com projetos mais significativos tanto na educação infantil como na educação de jovens e adultos, observando a participação ativa dos mesmos no seu processo de aprendizagem.

Síntese

Conforme a leitura todos aponta a importância da aprendizagem por meio de projetos, integrando as diferentes mídias na escola, especialmente a digital, e, permitindo também um trabalho interdisciplinar abrangendo as diversas áreas do conhecimento.

A pedagogia de projeto o aluno seleciona informações significativas, toma decisões, trabalha em grupo, gerencia confronto de ideias, enfim, desenvolve competências interpessoais para aprender e ao mesmo tempo precisa sentir a presença do professor, que ouve, questiona e orienta, visando propiciar a construção de conhecimento do aluno. E no momento em que o professor consegue entender e aprofundar nesta proposta de trabalho terá condições de aventurar-se em infinitas descobertas e perceber o quanto isto é enriquecedor.

Pois o trabalho com projetos permite romper com as fronteiras disciplinares, favorecendo o estabelecimento de elos entre as diferentes áreas do conhecimento numa situação contextualizada da aprendizagem. Os projetos são assim porque abrem uma brecha naquela coisa meio morna do dia-a-dia da sala de aulas.

Contudo, é quase impossível falar em educação sem citar o uso das novas tecnologias de informação e comunicação na valorização e na melhoria da educação, tornando-se cada vez mais necessárias as discussões e reflexões acerca dessa inclusão. Porem nada adianta defendermos a inserção e utilização dessas tecnologias se as mesmas não forem trabalhadas dentro do contexto escolar e por pessoas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.8 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com