TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Projeto Multidisciplinar

Dissertações: Projeto Multidisciplinar. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/9/2014  •  405 Palavras (2 Páginas)  •  294 Visualizações

Página 1 de 2

Muitos professores ainda encontram dificuldades em trabalhar com projetos, pois acham muito mais cômodo chegar à sala de aula e encher a lousa de textos, os alunos copiam, decoram e fazem a prova.

A música nos deixa claro que no método tradicional de ensino-aprendizagem os alunos vão à escola porque precisam passar de ano, mas não porque encontram prazer em aprender, ou seja, só decoram e o que lhes é ensinado não tem significado para a sua vida prática.

Já no trabalho com projetos, a dinâmica é bem diferente, pois os alunos entendem o porquê e o para quê estão aprendendo e uma das maiores vantagens é que passam de alunos passivos para alunos que interagem e participam ativamente de todas as etapas do projeto.

Em todo o processo de ensino-aprendizagem, o professor deve desempenhar o papel de mediador para que o aluno desenvolva a sua autonomia de forma critica, e possa assim construir o seu próprio conhecimento.

Bibliografia:

Aprender sonhando. Disponível em: <http://www.educacional.com.br/entrevistas/entrevista0084.asp>. Acesso em: 29 mar. 2014.

Estudo errado. Disponível em: <http://letras.terra.com.br/gabriel-pensador/66375/>. Acesso em: 29 mar. 2014.

BUCK INSTITUTE FOR EDUCATION. Aprendizagem baseada em projetos: guia para professores de ensino fundamental e médio. 2a ed. Porto Alegre: Artmed, 2008.

1. O que é o fenômeno literário e qual a sua contribuição para as produções literárias?

O fenômeno literário é abstrato e concreto e se caracteriza por três aspectos:

• A invenção que são as ideias, sentimentos, emoções, experiências de várias naturezas, etc.;

• A palavra que é representada pela a escrita e pela linguagem;

• O livro que é o suporte físico.

A contribuição do fenômeno literário para as produções literárias é a concretização das ideias, pois as histórias não ficam apenas no ato de contar e sim registradas de geração para geração.

2. Qual a importância do professor compreender a matéria literária?

É de suma importância para o professor compreender a matéria literária para que possa trabalhar com as crianças em sala de aula.

Conhecer os fatores estruturantes que compõem a matéria literária, vão ajuda-lo na escolhado gênero escolhido, a linguagem adotada ou se a leitura é adequada para a faixa etária que está trabalhando.

Desenvolver o gosto e o hábito da leitura desde os primeiros anos da infância ajuda a despertar na criança o senso crítico, a desenvolver a imaginação, emoções e sentimentos de forma prazerosa e significativa.

Portanto, cabe ao professor incentivar o hábito da leitura, não somente porque é prazeroso, mas porque a leitura desenvolve o aprendizado.

Bibliografia:

COELHO, Nelly Novaes. Literatura Infantil: teoria, análise, didática. São Paulo: Moderna, 2000.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com