TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Projeto Multidisciplinar

Trabalho Universitário: Projeto Multidisciplinar. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/6/2013  •  2.691 Palavras (11 Páginas)  •  618 Visualizações

Página 1 de 11

A pesquisa foi fundamentada em uma sala de uma creche/escola pública municipal da cidade de Pirajuí, com crianças de 4 anos e meio a 6 anos.

A matriz curricular dessa faixa etária, nada mais é que o aprofundamento dos objetivos estabelecidos para a faixa etária anterior até 4 anos e meio.

Esses objetivos garantem que as crianças sejam capazes de:

- Ter uma imagem positiva de si, ampliando sua autoconfiança, identificando cada vez mais suas limitações e possibilidades, e agindo de acordo com elas;

- Identificar e enfrentar situações de conflitos, utilizando seus recursos pessoais, respeitando as outras crianças e adultos e exigindo reciprocidade;

- Valorizar ações de cooperação e solidariedade, desenvolvendo atitudes de ajuda, colaboração e compartilhando suas vivências;

- Brincar;

- Adotar hábitos de auto cuidado, valorizando as atitudes relacionadas a higiene, a alimentação, conforto, segurança, proteção do corpo e cuidados com a aparência;

- Identificar e compreender a sua pertinência aos diversos grupos dos quais participam, respeitando suas regras básicas de conviveo social e a diversidade que os compõe.

CONTEUDOS DA MATRIZ CURRICULAR (faixa etária de 4 anos e meio a 6 anos)

Nome;

Nesta faixa etária, mantén-se a importância da identificação pelo nome e acrescenta-se o interesse por sua representação escrita, a qual se manifesta em idades variadas, conforme as experiências anteriores com essa linguagem.

Os pertences das crianças são identificados pelo nome escrito e é feito também o reconhecimento do nome dos outros alunos como conteúdo de trabalho.

Vários jogos são feitos utilizando os nomes próprios, como por exemplo: bingo, jogo da memória, dominó que podem ser reconstruídos substituindo as letras , imagens ou números respectivamente pelos nomes dos integrantes do grupo.

O nome traz mais do que uma grafia especifica, ele traz também uma história, um significado. Fazer pesquisa para descobrir a história do nome de cada elemento do grupo,(porque os familiares escolheram esse nome), é uma atividade interessante inclusive com o envolvimento da família.

Imagem;

O espelho é um excelente instrumento na construção e na afirmação da imagem corporal recém formada: é na frente dele que meninos e meninas poderão se fantasiar, assumir papeis, brincar de ser pessoas diferentes, e olhar-se experimentando todas essas, possibilidades.

Nesse sentido a maquiagem (que as crianças podem utilizar sozinhas, ou auxiliadas pelo professor), fantasias diversas, roupas, sapatos e acessórios que os adultos não usam mais, bijuterias, são ótimos materiais para o faz de conta.

Com eles e diante do espelho, a criança consegue perceber que sua imagem muda, sem que se modifique a pessoa.

Independência e Autonomia;

A atenção e permanente a questão da independência e autonomia é um processo que se inicia desde a infância, quando se oferecem as crianças oportunidades de escolha e autogoverno.

Oferecer condições para que as crianças, conforme os recursos disponibilizados, dirijam por si mesmas suas ações, propicia o desenvolvimento de um senso de responsabilidade.

A progressiva independência na realização das mais diversas ações, embora não garanta a autonomia, é condição necessária para o seu desenvolvimento. Esse processo valoriza o papel do professor como aquele que organiza, sistematiza e conduz situações de aprendizagem.

Os materiais pedagógicos, brinquedos e outros objetos estejam à disposição, organizados de tal forma que possam ser encontrados sem a necessidade de interferência do adulto.

Criar situações em que as crianças ajudem umas as outras.

Além da troca de idéias, o confronto de pontos de vista que o trabalho em grupo propicia é um fator fundamental para que as crianças percebam que sua opinião é uma entre outras possíveis, e para que possam assim integrar suas idéias às dos demais, numa relação de cooperação.

O conhecimento da rotina também favorece o desenvolvimento da autonomia.

Jogos e Brincadeiras;

Alguns jogos e brincadeiras de parque ou quintal, envolvendo o reconhecimento do corpo e do outro e a imitação, podem se transformar em atividades de rotina. Bons exemplos são: Siga o Mestre e Seu Lobo, porque propõem a percepção e identificação de partes do corpo e a imitação dos movimentos. Podem ser planejadas com outros eixos de trabalho, como por exemplo pedir que as crianças modelem parte do corpo em massinha. Essa possibilidade pode ser aprofundada, se forem pesquisadas também obras de arte em que partes do corpo foram retratadas ou esculpida.Pensar que para a criança, é mais fácil começar pela cabeça, depois pelo tronco e por fim pelos membros. Nesse sentido, o professor precisa estar bastante atento aos conhecimentos prévios das crianças do acerca de si mesmas e de sua corporeidade.

Cuidados Pessoais;

As, crianças precisam ser lembradas para lavarem as mãos antes das refeições, após o uso do banheiro, após a manipulação de terra, areia e, assim como antes do preparo de atividades de culinária. É fundamental o acesso a água, ao sabonete e à toalha. Embora já consigam lavar as mãos sozinhas, ainda precisam de um acompanhamento do professor.

A aprendizagem dos movimentos para uma correta escovação de dentes e da língua, usar o fio dental, bochechar e cuspir a água.

A criança nesta fase pode fazer suas refeições com independência. É aconselhável que elas possam utilizar talheres ( garfo, faca e colher) para comer.

ALGUNS CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS MAIS RELACIONADOS AS DISCIPLINAS:

Língua Portuguesa:

- Oralidade;

-Fala espontânea;

-Interpretação de histórias, imagens e gestos;

-Relato de acontecimentos;

-Dramatização de histórias, poemas e canções;

-Função social da leitura e escrita;

-Reconhecimento e leitura de sílabas com a intenção de formar palavras;

Matemática:

-Números;

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18.8 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com