TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Projeto Multidisciplinar

Ensaios: Projeto Multidisciplinar. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/10/2014  •  1.950 Palavras (8 Páginas)  •  241 Visualizações

Página 1 de 8

Etapas de um projeto e suas finalidades

Quando um projeto é criado, é para colocar uma ideia em pratica, desenvolver um projeto é traçar metas e alcançar o que desejamos, pois trabalhar a multidisciplinaridade é um grande desafio.

TEMA:

Para se obter um bom projeto a primeira etapa é definir um tema, é essencial que esse tema seja escolhido pelos alunos, pois eles sabem os temas que querem aprender, sempre lembrando que esse projeto é multidisciplinar, precisa ser trabalhado diferentes disciplinas.

JUSTIFICATIVA:

A justificativa é o porquê se esta desenvolvendo o projeto, o que fez querer trabalhar aquele tema, ou seja, é o convencimento de que o trabalho de pesquisa é fundamental. Este projeto justifica-se por envolver diferentes temáticas.

OBJETIVOS GERAIS E ESPECIFICOS:

Alguns projetos têm objetivos gerais e específicos ou apenas específicos. O objetivo geral é o foco principal do projeto, proporcionando ao aluno interesses e valores culturais. Os objetivos específicos definem especificamente os conteúdos a serem dominados.

PROCEDIMENTOS METODOLOGICOS:

Os procedimentos metodológicos trazem a maneira de como o professor poderá introduzir o tema em sala de aula, mostrando os detalhes de como o educador estará desenvolvendo este tema nas atividades.

AVALIAÇÃO:

A avaliação do projeto poderá ser qualitativa e quantitativa. Durante a realização das atividades propostas em sala de aula os alunos serão avaliados, levando em consideração o interesse e o nível de participação do mesmo.

CRONOGRAMA:

O cronograma é a previsão de tempo que será gasto na realização do trabalho de acordo com as atividades a serem cumpridas. O tempo é relativo.

REFERÊNCIAS:

As referencias dos documentos pesquisados para elaboração do projeto é um item obrigatório. Nela constam os documentos e as fontes consultadas.

A importância do projeto e sua relação com a transdisciplinaridade-

INTERDISCIPLINARIDADE: significa à interdependência, interação e comunicação entre campos do saber, ou disciplinas, o que possibilita a integração do conhecimento em áreas significativas.

-TRANSDISCIPLINARIDADE: é a coordenação do conhecimento em um sistema lógico, que permite o livre transito de um campo de saber para o outro.

A interdiscipinaridade em conjunto com a transdisciplinaridade vem para apoiar e auxiliar na educação de uma maneira muito mais abrangente das matérias ministradas em sala de aula. Reconhecer que o ensino por projeto transdisciplinar não pode privilegiar a abstração no conhecimento, e sim ensinar a contextualizar, concretizar e globalizar. Entender que a educação transdisciplinar reavalia o papel da intuição do imaginário, da sensibilidade e do corpo na transmissão de conhecimentos. Reconhecer que os projetos podem se configurar de forma diferente, mesmo quando se parte de um mesmo tema em diferentes espaços escolares.

Apontamentos da matriz curricular e o tema do projeto

Visto que matriz curricular é o mesmo que um plano curricular de uma escola para aquela faixa-etária, entendemos que, a criança como todo ser humano, é um sujeito social e histórico, pertence a uma familia que esta inserida em uma sociedade com uma cultura, em um determinado momento histórico, é profundamente marcada por um meio social em que se desenvolve, o que lhe confere a condição de ser homano único.As particularidades dessa etapa de desenvolvimento exige que a educação infantil cumpra duas funções complementares e indissociáveis: cuidar e educar complementando os cuidados e a educação da família.

A educação nessa fase deverá de forma integrada favorecer o desenvolvimento infantil, nos aspectos, físico, motor, emocional, intelectual e social. Promover a ampliação das experiências e dos conhecimentos infantis, estimulando o interesse da criança pelo processo de transformação da natureza e pela dinâmica da vida social. Contribuir para que sua interação e convivência na sociedade sejam produtivas e marcadas pelos valores de solidariedade, liberdade, cooperação e respeito.

A prática da educação infantil se organiza de modo que as crianças desenvolvam as seguintes capacidades: desenvolver uma imagem positiva de si mesmo, descobrir e conhecer progressivamente seu próprio corpo, estabelecer e criar cada vez mais as relações sociais, observar e explorar o ambiente com atitude de curiosidade, brincar expressando emoção, sentimentos, pensamentos, desejos e necessidades.

Os conteúdos da programação curricular trabalhados na educação infantil serão inseridos nos eixos: movimento, artes visuais, música, linguagem oral e escrita, natureza e sociedade e matemática, na busca de promover o desenvolvimento integral da criança como sujeito de direito.

O tema que escolhemos O QUE HÁ DENTRO DESSA CAIXA, foi por um motivo de despertar o interesse dos alunos e também sua criatividade. Visto que, no projeto transdisciplinar precisamos de um tema escolhido por eles ou que acolha seus anseios e que trabalhe diversas disciplinas.

Neste tema podemos abordar diversos assuntos e testar suas capacidades em diversas áreas, uma vez que aborda vários temas dos seus próprios interesses e também de sua imaginação.

Projeto bem sucedido

O projeto escolhido pelo grupo foi: Cavando nossas descobertas. Um projeto que foi realizado por uma professora concursada, que teve um bom aproveitamento, concluído com grande alegria e sucesso, pois cultivou crianças entre 4 á 6 anos de idade.

Podemos ver que um dos componentes que fez a diferença nesse projeto foi a curiosidade que ele trouxe as crianças, as descobertas feitas através de cada atividade realizada. Observamos que a curiosidade foi um dos elementos mais importantes para o desenvolvimento desse projeto. Através da curiosidade dos alunos ela tenta desvendar os mistérios que ainda desconhece, e são momentos de muita aprendizagem.

Um dos recursos que foi muito construtivo, foi a exploração do espaço onde brincam e passam a maior parte do seu tempo, este espaço que ofereceu o contato com a natureza proporcionou aos alunos a oportunidade de compreender a importância dos recursos naturais para todos os seres vivos.

O projeto

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.6 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com