TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Projeto Multidisciplinar

Trabalho Universitário: Projeto Multidisciplinar. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/11/2014  •  2.085 Palavras (9 Páginas)  •  261 Visualizações

Página 1 de 9

Introdução

Conduzido pela Faculdade Médica Veterinária e Zootecnia da Universidade de São Paulo, em Pirassununga, o projeto "Dr. Escargot" vem tentando provar que os animais podem ser integrados ao meio escolar e hospitalar para proporcionar aprimoramento ético, moral, cidadania e qualidade de vida às crianças e idosos.

Visando uma melhora dos alunos com problemas comportamentais e de aprendizagem, na Unidade Escolar EMEI Pequeno Ser, turma do maternal III, da professora Adriana Novaes, decidimos implantar o projeto pedagógico, a partir da intervenção de animais TAA, com intuito de melhorar a função física, social, emocional, e cognitiva desses alunos.

Observamos a turma, e identificamos individualmente esses casos de crianças com problemas de comportamento e aprendizagem, trabalhando em cima dos conteúdos escolares. E a partir daí elaboramos o projeto pedagógico, proporcionando as crianças uma interação com animais, promovendo momentos de descontração e alegria as crianças, para uma melhora no convívio familiar, social, e escolar.

EMEI Pequeno Ser

Turma: Maternal III Ano: 2008

Números de Alunos: 21 - Meninos: 08 - Meninas: 10

Descrição do Perfil da Turma

Dois alunos com problemas comportamentais, agitação, e uma aluna com dificuldade de aprendizagem com a turma.

Uma turma composta de oito meninos e dez meninas, o grupo é bem heterogêneo. Na turma temos dois alunos com problema de comportamento e uma aluna com problema de aprendizagem. As crianças desta turma tem um bom relacionamento, são participativos, conseguem assimilar bem os conteúdos.

A turma gosta de realizar as atividades pedagógicas e recreativas, com exceção destes três alunos que apresentam níveis semelhantes de saberes, mas divergem em seus respectivos comportamentos.

Os alunos desta turma transcrevem do quadro para o caderno sem muita dificuldade, identificam os números de Um a Cinco, identificam as cores e as formas geométricas, reescrevem seus nomes com o auxilio da ficha, pintam e desenham cenas com detalhes e gostam muito de ouvir historias e recontar historias.

Mapeamento dos principais problemas comportamentais individuais.

Relatório

Guilherme tem quatro (4) anos, e com base nas observações diárias, foi possível perceber, que o mesmo demonstra baixa concentração durante as atividades e brincadeiras, percebemos que ele participa e se concentra melhor em atividades em que pode manipular os objetos, ou instrumentos que chame sua atenção, e permita interagir com os outros alunos, pois gosta muito de se movimentar, não tem muita paciência para ficar sentado ou envolvido em atividades menos dinâmicas. Quanto a seu comportamento precisa melhorar, pois, anda muito pela sala, não se concentra durante as explicações das atividades e brincadeiras. Envolve se em situações de brigas e discussões, pois não respeita as regras propostas para realizar a atividades coletivas, querendo fazer tudo a sua maneira, o que dificulta às vezes nas conclusões das atividades. Guilherme em alguns momentos demonstra ser uma criança afável, mas seu comportamento oscila bastante. Ainda não desenvolveu hábitos próprios de higiene e de cuidados com seus pertences, pois deixa escova de dente jogada pela sala, na hora de escovar os dentes, esfrega a escova em objetos, na parede, não gosta de lavar as mãos antes das refeições, sempre contrariando as regras, temos a sensação que Guilherme, quer chamar à atenção o tempo todo.

Relatório

Gabriel tem quatro (4) anos, com base nas analises diárias, foi possível perceber que ele tem uma característica bastante agitada. Ele não tem bons relacionamentos com alguns coleguinhas, bagunça tudo em sua volta, tira tudo do lugar, Gabriel demonstra grande interesse na brincadeira de roda, referente às atividades pedagógicas ele demonstra interesse em aprender, mas quando as atividades pedagógicas e em grupo ou ate mesmo em dupla ele mostra-se agitado e não se concentra nas orientações da professora, Gabriel gosta muito de brincar, muitas vezes ele não aceita o momento de realizar as tarefas pedagógicas. Gabriel mora com seus pais veem de família de classe média baixa, sua mãe não trabalha passa a maior parte do tempo com Gabriel com exceção do período em que a mesmo esta na escola, seu pai passa mais tempo ausente, pois ele trabalha viajando a negócios de sua pequena empresa, Gabriel tem mais dois irmãos maiores. Segundo relatos de sua mãe ela não tem queixa da escola referente os seus outros filhos maiores, na reunião de pais e mestres a mãe de Gabriel relatou que quando ele era bebê teve problemas cardíacos por este motivo ela sempre deixou a criança muito à vontade, sempre o deixou fazer o que quisesse, por medo de que este problema de saúde volta-se, fazendo sempre todas as suas vontades.

Descrição do Aluno com problema de aprendizagem

Relatório

Alice tem 04 anos, ela sofre com dificuldade de concentração e aprendizado, sua linguagem é limitada, fala normalmente quando questionamos algo, mas sempre demonstrando insegurança em sua resposta, fala sempre baixinho, rasga papéis em pedaços grandes, nas atividades de colagem sempre que cola em seguida retira o que colou. Tem dificuldade em reconhecer as formas geométricas, e os numerais, ainda não reconhece as letras do seu nome. Não se concentra para ouvi histórias, no entanto na hora do filminho atividade visual apresenta concentração. Demonstra interesse pelas atividades com músicas e seu olhar fixa-se no movimento da professora e da professora e da auxiliar, tenta imitar os movimentos das educadoras fazendo gestos, mas de uma forma muito retraída.

Demonstra ser uma criança carinhosa, mas muito tímida, e carente sempre está quieta em um canto isolado da sala de aula, não conversa muito, e não se interage com os outros alunos, mas gosta muito de brincar de boneca, faz carinho na boneca, e cuida com carinho. Na realização das atividades individuais e em grupo, só realiza e participa mediante auxilio da professora ou auxiliar, Alice é filha única, seus pais são separados ela mora com a mãe 20 anos, e os avós que trabalham em uma loja da família. Seu pai tem 21 anos, e trabalha de frentista em um posto de gasolina, no

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.5 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com