TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Projeto Multidisciplinar I

Artigo: Projeto Multidisciplinar I. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  13/11/2013  •  1.313 Palavras (6 Páginas)  •  274 Visualizações

Página 1 de 6

Projeto Multidisciplinar I

Projeto Multidisciplinar I

.

Projeto multidisciplinar: Planeta Terra, nosso lar

Público-alvo: 5° ano ( faixa etária 10 e 11 anos).

Justificativa / fundamentação teórica: Para que os alunos adquiram conhecimento sobre o planeta onde vivemos. Desenvolvendo raciocínio lógico, habilidades artísticas e adquirindo novos conhecimentos

Objetivos gerais e específicos: conheçam os desafios que enfrentaram as gerações futuras,(como o desmatamento, aquecimento global e acúmulo de lixo nos aterros sanitários), utilizando as disciplinas de ciências, matemática, artes, geografia e língua portuguesa. Desenvolver habilidades artísticas, e conscientizá-los sobre

Cronograma: Deverá ser desenvolvido no período de 5 dias letivos, nas aulas das disciplinas acima mencionadas.

Desenvolvimento / ações: Verificar com a coordenação da escola a utilização do laboratório de informática no quarto dia do projeto e a possibilidade de uma visita a um centro de coleta e reciclagem, preparar cópias e materiais necessários para realizar as aulas.

Ao longo da pesquisa realizada vimos que a multidisciplinaridade é um conjunto de disciplinas a serem trabalhadas simultaneamente, sem fazer aparecer as relações que possam existir entre elas, destinando-se a um sistema de um só nível e de objetivos únicos. A multidisciplinaridade corresponde à estrutura tradicional de currículo nas escolas, o qual encontra-se fragmentado em várias disciplinas.

De acordo com o conceito de multidisciplinaridade, recorre-se a informações de várias matérias para estudar um determinado elemento, sem a preocupação de interligar as disciplinas entre si. Assim, cada matéria contribui com informações próprias do seu campo de conhecimento, sem considerar que existe uma integração entre elas. Essa forma de relacionamento entre as disciplinas é considerada pouco eficaz para a transferência de conhecimentos, já que impede uma relação entre os vários conhecimentos.

Sendo assim, desenvolvemos um projeto multidisciplinar que abrange várias matérias do currículo escolar e que interagem de uma forma natural,

Desenvolvemos um projeto multidisciplinar que abrange várias disciplinas que interagem de uma forma natural, assim como acontece em nosso cotidiano.

Planeta Terra, nosso lar

Projeto:

Planeta Terra, nosso lar.

Objetivos:

- Adquirir conhecimentos básicos do planeta Terra;

- Descobrir e apontar algumas falhas no comportamento humano que desencadeiam tais acontecimentos no planeta;

- Aprimorar habilidades artísticas e desenvolver habilidades matemáticas;

- Desenvolver o senso crítico do aluno.

Desenvolvimento:

A professora oferecerá diversos materiais para estudo.

Os objetos que serão utilizados são:

- placas de isopor, isopor em esfera de diferentes tamanhos, tinta guache, pinceis;

- atlas geográfico, livros de astronomia, publicações sobre reciclagem;

- materiais para reciclagem como papel, vidro, ferro, aparelho de celular velho (baterias e pilhas, etc.

- preparar problemas matemáticos usando dados sobre os materiais recicláveis e quanto tempo levam para se decompor, montar um caça-palavras com palavras como: consciência, renovar, reutilizar,etc. Imprimir uma cópia para cada aluno;

- Imprimir em duas folhas de A4 (tamanho do A3) o mapa-múndi, para que possam colar os animais que desenharem em cada continente.

Observação:

Verificar a cada atividade realizada e interação dos grupos, dificuldades encontrada por cada aluno. Esclarecendo dúvidas e interrogando os mesmos.

• Dia 1: Preparar uma aula sobre o mapa do Brasil geográfico, no Atlas, para que os alunos se familiarizem com a extensão geográfica em ciências preparar uma aula sobre as quatro estações do ano, e a teoria de Big Bang e o Sistema Solar (separar livros de astronomia para esta tarefa). Separar a sala em grupos e cada grupo deverá fazer uma maquete e com isopor dos planetas do Sistema Solar, colocando os planetas na ordem correta.

Nessa etapa os alunos irão adquirir os conhecimentos básicos acima descritos, para que possam desenvolver as demais atividades do projeto.

• Dia 2: na aula de ciências preparar uma aula sobre reciclagem, (levar materiais, para que conheçam e separem os tipos de materiais a serem reciclados). De como o acúmulo de lixo, desmatamento e a poluição de fábricas e carros contribuem para o efeito estufa. Pedir para que façam uma redação sobre a poluição X reciclagem, que ações podemos tomar, para amenizar este problema e conscientizar as pessoas. Tarefa de casa: pesquisar quanto tempo cada tipo de material leva para se decompor no meio ambiente.

Nessa etapa os alunos irão aprender sobre os diferentes tipos de materiais que podem ser reciclados (inclusive eletrônicos), as consequências dessas ações no meio ambiente.

• Dia 3: Preparar exercícios que utilizem materiais recicláveis como tema para fazerem cálculos, utilizando as informações da tarefa de casa dada no dia anterior. Fazer um caça-palavras utilizando palavras sobre o tema efeito estufa.

Nessa etapa os alunos desenvolverão cálculo matemático e aumentarão o vocabulário conhecendo novas palavras acerca do tema.

• Dia 4: levar os alunos ao laboratório de informática, da escola e pedir para que pesquisem os animais que se encontram em risco de extinção devido a poluição, ou

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.5 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com