TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Projeto Multidisciplinar I

Ensaios: Projeto Multidisciplinar I. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/4/2014  •  2.040 Palavras (9 Páginas)  •  264 Visualizações

Página 1 de 9

Sumário.

1. Apresentação.

2. Etapas de elaboração de um Projeto.

3. Principais apontamentos visualizados nos componentes da matriz curricular, referente aos conteúdos, tempo e temas definidos para o Infantil III.

4. Esboço do projeto educativo transdisciplinar.

5. Considerações Finais.

6. Referências Bibliográficas.

Apresentação.

Vamos abordar aqui neste projeto como podemos aliar as Artes com as diferentes disciplinas curriculares em um mesmo contexto e numa perspectiva transdisciplinar. O quanto ela esta inserida em um papel importante para a vida do aluno, não só no âmbito escolar como fora da escola, e o quanto ela é importante para a busca da identidade e autonomia do aluno. Primeiramente devemos ter em mente que Arte não é exercitar uma técnica e reproduzir determinado modelo de pintura, escultura, colagem, etc. Artes são as diferentes maneiras de se expressar livremente que uma pessoa possa descobrir, passa, portanto, pela escrita, música, desenho, pintura, escultura, teatro, dança, etc…

Através da arte podemos expressar pensamentos, sentimentos, emoções. Inclusive os aspectos que poderiam ser “destrutivos” dos sentimentos e emoções como raiva, ódio, medo, depressão, podem ser facilmente expressados através da arte de maneira muito eficaz sem, contudo, causar danos ao artista ou às outras pessoas. Ao proporcionar a arte estamos proporcionando aos alunos um instrumento para o autoconhecimento, pois a partir do fazer arte ou de interpretar arte podemos entrar em contato com conteúdos internos de nós mesmos, além de proporcionar ao aluno o abrir-se às diferentes interpretações do mundo social, dos fenômenos e sentimentos. Através da arte o aluno desenvolve a sua criatividade em seus múltiplos aspectos. Fazer arte e interpretar arte alimenta qualquer ser humano, nós seres humanos necessitamos de um alimento estético para nossas vidas. Não é a toa que sempre procuramos o belo e que a beleza e o equilíbrio nos chama tanto a atenção, em qualquer tempo cultural da história de nossa humanidade. Todas essas “funções” das artes na vida humana são essenciais à vida, enquanto existência plena de significados, que construímos criativamente ao longo de nossa história de vida. Uma pessoa que é privada de se expressar livremente através da arte, ou de desenvolver sua criatividade, ou ainda de ter em seus meios de convivência ”alimentos estéticos” de arte, pode ter uma interpretação de sua própria existência como algo sem sentido ou vazio de significados, pois a arte torna a nossa vida muito mais equilibrada, bela, agradável e, acima de tudo, significativa.

Etapas de elaboração de um Projeto.

Para que a elaboração de um projeto aconteça em primeiro lugar deve-se pensar sobre o tema, qual o assunto deseja abordar, que problemática quer que seja atingida com o desenvolvimento do mesmo. Em segundo plano, logo após a escolha do tema deve - se estabelecer objetivos para o projeto nos questionando sobre o quê se pretende alcançar com o projeto. Depois disso começa uma grande tarefa em torno de pesquisas referente ao tema que será abordado em diferentes fontes como jornais, revistar internet, livros, filmes, etc..

A partir daí já é possível pensar em que atividades você vai propor aos alunos, não esquecendo que o fundamental é que essa produção tenha como objetivo principal algum tipo de mobilização com vistas a solucionar os problemas relacionados à temática, ou chamar a atenção da comunidade para essa questão, ou ainda ajudar minimamente a diminuir o impacto desses problemas, deve-se pensar em que materiais ou ferramentas vão precisar, se isso vai gerar algum custo, como será conduzido o projeto, que conteúdos serão abordados, quanto tempo será necessário para a execução do projeto, que estratégias serão usadas para incentivar os alunos e manter o interesse deles, isso tudo é muito importante para que tudo dê certo no decorrer do projeto e para que seja gratificante e valioso para a aprendizagem. É importante também que o projeto seja desenvolvido com a participação dos alunos, com a colaboração da família e da escola. Não devemos deixar de pensar também em fatores que podem ser “complicadores” no decorrer do projeto, para que os alunos não fiquem desmotivados e dispersos, como a falta de material necessário por exemplo. Depois de tudo determinado é necessário verificar que materiais e recursos serão necessários para a confecção e desenvolvimento do projeto para só depois então pensar na forma como será feita a avaliação dos alunos referente ao projeto desenvolvido. As etapas necessárias para que não nos esquecemos de nada são:

· Tema.

· Série a que se destina o projeto.

· Duração/ Cronograma.

· Justificativa (explicação do porque você escolheu o tema).

· Objetivos.

· Conteúdos trabalhados (quais disciplinas e assuntos serão abordados).

· Estratégias/Procedimentos (o que pretende alcançar com os objetivos).

· Material necessário (que recursos serão necessários).

· Avaliação (como irá avaliar os alunos).

Principais apontamentos visualizados nos componentes da matriz curricular, referente aos conteúdos, tempo e temas definidos para o Infantil III.

Os componentes curriculares apresentam-se por meio dos objetivos, dos conteúdos e das orientações didáticas. Os objetivos explicitam intenções educativas e estabelecem capacidades que as crianças poderão desenvolver como consequências de ações intencionadas do professor auxiliam na seleção de conteúdos e meios didáticos. Os conteúdos significam que as diferentes aprendizagens se dão por meio de sucessivas reorganizações do conhecimento que se divide entre:

· Conteúdos conceituais – conhecimentos de conceitos, fatos e princípios;

· Conteúdos procedimentais – significa saber fazer;

· Conteúdos atitudinais – valores, atitudes e normas.

Sobre

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.3 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com