TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Projeto Multidisciplinar I

Ensaios: Projeto Multidisciplinar I. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/6/2014  •  2.480 Palavras (10 Páginas)  •  287 Visualizações

Página 1 de 10

PROJETO MULTIDISCIPLINAR

Pesquisa sobre os componentes da matriz curricular

Analisamos a matriz curricular de uma turma de 2º ano da Educação Infantil.

Percebemos que são conteúdos que darão a base para que as crianças se desenvolvam e aprendam a conviver em grupos, trabalhando a oralidade, a fala espontânea, o relato de acontecimentos, dessa forma elas se sentiram mais a vontade na escola e melhorarão sua expressão.

No ramo da matemática foca- se bastante na função de determinados conteúdos, como dos numerais, das unidades de medidas. Deixa-se explicito o uso de materiais concretos para estar ajudando na compreensão por parte das crianças.

Fica evidenciado também o uso da Arte como forma de manifestação da personalidade, dos sentimentos e concepções de mundo dos alunos, irá se trabalhar com diferentes técnicas, colagens, pinturas, recortes, dobradura e com texturas diferentes, tornando as crianças sensíveis as mais diversas manifestações artísticas.

Em todas as atividades percebe-se a ideia de trabalhar a psicomotricidade da criança, o equilíbrio, o esquema corporal, a coordenação viso-motora, a percepção espacial e temporal e o conhecimento de mundo ( origem do nome, sobrenome, grupos sociais, arvore genealógica, mudanças ocorridas no ambiente, características do Brasil, fenômenos da natureza, preservação da água e ambiente, entre outros).

O diferencial dessa escola é ter incluído na própria matriz curricular a educação musical, o próprio conteúdo programático frisa a ideia de se trabalhar a sensibilidade, concentração motora, socialização, concentração, respeito, disciplina pessoal. Nota-se também a inclusão do estudo da Língua Inglesa já com os alunos menores, trabalhando números, animais, alimentos, brinquedos e o corpo humano.

O tema de nosso projeto transdisciplinar será “Criança que Brinca Mais

Aprende Mais.”

O público alvo será o 2º ano do Ensino Fundamental.

Escolhemos esse tema porque a brincadeira,estimula e prepara a criança para a futura vivência em sociedade.

Nome do projeto:

Educação Psicomotora

Apresentação:

A educação psicomotora é uma técnica que por meio de jogos e exercícios, de acordo com cada faixa etária, estimula o desenvolvimento do ser humano sempre respeitando as diferenças do indivíduo buscando sua autonomia.

Dentro da educação psicomotora devem-se alcançar três metas básicas (objetivos): A aquisição do domínio corporal: definindo a lateralidade, a orientação espacial, desenvolvendo a coordenação motora, o equilíbrio e a flexibilidade.

Controle da inibição voluntária: melhorando o nível de abstração, concentração e desenvolvendo as gnosias. Desenvolvimento socio-afetivo: reforçando as atitudes de lealdade, companheirismo e solidariedade. De acordo Le Boulch, a educação psicomotora é um meio prático de ajudar a criança a dispor de uma imagem do "corpo operatório", a partir da qual poderá exercer sua disponibilidade. Esta conquista passa por vários estágios de equilíbrio, que correspondem aos estágios da evolução psicomotora.“O desenvolvimento psicomotor é de suma importância na prevenção de problemas da aprendizagem e na reeducação do tônus, da postura, da direcional idade, da lateralidade e do ritmo”.Barreto(2000) Na Educação Infantil, a abordagem da Psicomotricidade irá permitir a compreensão da forma como a criança toma consciência do seu corpo e das possibilidades de se expressar por meio desse corpo, localizando-se no tempo e no espaço. O trabalho da educação psicomotora com as crianças deve prever a formação de base indispensável em seu desenvolvimento motor, afetivo e psicológico, por meio de jogos, de atividades lúdicas. È través da recreação que a criança desenvolve a percepção como meio de ajustamento do comportamento psicomotor. Para que a criança desenvolva o controle mental de sua expressão motora, a recreação deve realizar atividades considerando seus níveis de maturação biológica, ou seja, de acordo com a sua faixa etária.

Reeducação Psicomotora

A Reeducação Psicomotora destina-se a crianças que apresentam dificuldade em desenvolvimento motor. A reeducação tem por finalidade ensinar as crianças a reaprender como se desenvolvem determinadas funções. Para isso, avalia-se o perfil psicomotor utilizando métodos de testes psicomotores. Após o diagnóstico, a criança é submetida a um programa de sessões que tem como objetivo suprir as dificuldades aparentes.Esta abordagem tem como base estudos da neuropsiquiatria infantil. Devido a isso é muito voltada ao aspecto motor e entende o ser humano como um corpo instrumental, isto é, uma máquina de músculos,que, se não estiverem funcionando, devem se reparados (LEVIN, 1995).Na reeducação psicomotora ha três propósitos: reeducar a atividade tônica, melhorar a atividade de relação, desenvolver o controle motor .Para cada proposito há um método determinado de exercício.

A reeducação psicomotora destina-se a crianças com a faixa etária de até oito anos, e tem por finalidade ensinar a reaprender a e exultar determinadas funções motoras.O reeducador tem que adotar métodos e estratégias. Ouvir e compreender a criança .

Terapia Psicomotora

O objetivo principal da terapia da psicomotricidade é adaptar o comportamento se permitir à pessoa chegar a um melhor equilíbrio relacional. Proporciona às crianças experiências corporais lhe permitindo desenvolver capacidades de desempenho motor e psicológico, ainda estimulando o potencial de aprendizagem e o desenvolvimento de habilidades escolares e lúdicas. A Terapia Psicomotora reabilita as estruturas e funções psicomotoras necessárias ao desenvolvimento harmonioso da pessoa por meio de técnicas de conscientização do esquema/imagem corporal, da conscientização tônico-emocional, do relaxamento, da reeducação gnóso-práxicas, da organização planificada da ação, da Educação Comportamental e de Atividades Expressivas.

Psicomotricidade e Educação Física

A psicomotricidade na educação física tem um papel importante que é um suporte a aprendizagem e faz uma junção entre os movimento e a coordenação motora tornando assim uma sincronia que trabalha todo corpo e o intelecto

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.8 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com