TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Projeto Multidisciplinar I

Pesquisas Acadêmicas: Projeto Multidisciplinar I. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/8/2014  •  3.399 Palavras (14 Páginas)  •  248 Visualizações

Página 1 de 14

Anhanguera UNIDERP- Curso: Pedagogia EAD- Disciplina Projeto Multidisciplinar I

Adilene Bastos Souza de Oliveira- RA: 7982708504

Érica Florenço dos Santos Rincon- RA: 7707638555

Maria Cristina Lenharo- RA: 7705677337

Rosana Mazzi- RA:7706589624

ATPS de Projeto Multidisciplinar I

Tutor: Profª Mª. Glauce Soares Casemiro

Santo André

2014

INTRODUÇÃO

Um projeto é elaborado para transformar uma ideia em realidade, ou seja, em prática. Desenvolver um projeto, portanto, é definir uma proposta de trabalho e traçar algumas propostas de ação em relação a algo que desejamos alcançar.

Trabalhar a transdisciplinaridade é um desafio enfrentado por muitas escolas e profissionais da área, muitos desistem por ter dificuldade em abrir para o novo, porém é de alta importância e necessidade de aderir a esse método novo de ensino, por ser considerado um método que produz resultados positivos dentro das instituições de ensino e no aprendizado do educando.

A maneira mais eficaz de trabalhar a transdisciplinaridade são os projetos, desde que seja bem elaborado, com eles o docente pode trabalhar diversos temas, que abrange as várias disciplinas da grade curricular, e vai além das mesmas, na tentativa de solucionar problemas educacionais e sociais.

A primeira etapa a ser realizada é definir um tema para o projeto da escola. Nunca pode perder de vista que:

• A participação dos alunos é essencial. Eles sabem melhor do que ninguém quais temas têm interesse de aprender.

• Como o projeto deve ser multidisciplinar, é fundamental que o tema possa ser trabalhado sob a ótica de diferentes disciplinas.

Durante o desenrolar de um projeto, o trabalho dos alunos é variado e multidisciplinar. Pode-se constar de experimentos em classe ou fora da classe; relatórios e registros de observações realizadas; entrevistas com especialistas no assunto; pesquisa e coleta de dados em livros, revistas, vídeos, internet, jornais; pesquisa de campo para coleta de dados importantes ao tema do projeto; montagem de livros, maquetes, panfletos informativos; escritas de cartas, bilhetes, convites, confecção de peças, desenhos, e outros tipos de produções escritas; excursões relacionadas ao tema; realização de passeatas, panfletagens sobre atitudes importantes relacionadas ao tema de estudo.

O projeto deve ser considerado como um recurso, uma ajuda, uma metodologia de trabalho, destinada a dar discernimento ao conteúdo, a tornar a escola mais atraente um lugar importante. Na Pedagogia do mundo dos Projetos a atividade do aprendiz é fundamental na construção de seu saber e esse aprendiz, que nunca está sozinho ou isolado, age em constante interação com os meios ao seu redor.

Porém, o fato dos projetos terem todo esse potencial não é garantia de sucesso. Se não houver planejamento cuidadoso, previsão de recursos e, principalmente, interesse e compromisso por parte dos alunos e dos docentes, qualquer esforço pode resultar em desperdício de tempo.

IMPORTÂNCIA DA TRANSDISCIPLINARIDADE

O conceito transdisciplinar é uma teoria do conhecimento, e a compreensão de processos, com diálogo entre as diferentes áreas do saber que provoca nova atitude e assimila de uma cultura.A transdisciplinar do ser humano e do mundo. Ela implica numa postura sensível,intelectual,transcendental perante si mesmo e perante o mundo. Implica também, em busca a contribuir para a sustentabilidade do ser humano e da sociedade.

A transdisciplinaridade oferece uma nova postura diante do conhecimento, uma mudança de atitude em busca do contexto do ser como pessoa integral, a interdisciplinaridade visa garantir a construção de um conhecimento globalizado rompendo com os limites das disciplinas que nada mais é atitude de busca, de inclusão de acordo e sintonia diante do conhecimento,precisam estar interessados em desenvolver o projeto proposto e devem colaborar no planejamento de decisões. Compete ao professor garantir a fluência de todo o processo, favorece como cada professor irá trabalhar o tema em sua disciplina. Em um clima de colaboração, integração e respeito entre as equipes. É necessário que o professor defina claramente os temas que vai trabalhar e as disciplinas. Levantamento dos recursos humanos necessários, como por exemplo, um analista, um redator, etc.

Aqui entram palestrantes, guias para trabalhos a buscar soluções para os problemas emergentes,planejar as estratégias, bem como distribuir tarefas e responsabilidades. Esta é a etapa da formação dos grupos e a realização dos trabalhos em equipe.O ideal é aproveitar a própria situação de aprendizagem para se proceder à avaliação. É importante que a avaliação se dê no início, durante o desenvolvimento dos trabalhos pela análise dos objetivos parciais, corrigindo os erros resultantes do planejamento ou do próprio processo.

ETAPAS DE UM PROJETO MULTIDISCIPLINAR

1.ETAPA: Definição do tema

O tema é escolhido pelo professor, tendo em vista os objetivos multidisciplinar e se os conteúdos a serem trabalhados. Isso não impede que os alunos tenham participação ativa, pois precisam estar interessados em desenvolver o projeto proposto e devem colaborar no planejamento e decisões subsequentes.

2.ETAPA:Justificativa

É essencial que o professor conheça a fundo as necessidades de aprendizagem de seus alunos para chegar a uma definição, porque trabalhar este ou aquele tema. Essa etapa refere-se às razões que justificam o objetivo e o próprio conteúdo que estará sendo trabalhado. Referem-se aos antecedentes, causas e importância da situação que motivou o como cada professor irá trabalhar o tema em sua disciplina. projeto.É conveniente levantar os benefícios e vantagens que derivam da proposta, bem como suas desvantagens

...

Baixar como (para membros premium)  txt (21.5 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com