TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Projeto Politico Pedadogico

Ensaios: Projeto Politico Pedadogico. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  18/4/2014  •  664 Palavras (3 Páginas)  •  202 Visualizações

Página 1 de 3

O projeto político pedagógico e gestão democrática

A gestão democrática está associada a organização de ações que desencadeiam a participação de toda a comunidade escolar de forma direta e efetiva na tomada de decisões em todas as questões que envolvam a escola e a política educacional.

Dentro deste contexto, utiliza-se do Projeto Político-Pedagógico que é um instrumento de planejamento, cuja realidade seve ser construída diariamente, e sua importância está para além de uma perspectiva de eficiência, alcançando o nível de pacto político e democrático, pois permite a participação de todos com igual responsabilidade e espírito e cooperação

A construção do PPP só será possível se todos os envolvidos no processo educativo, professores, funcionários, alunos e gestores, estiverem mobilizados a pensar e a realizar o “fazer pedagógico” de forma coerente, cabendo a escola a tarefa de coordenar as ações pedagógicas.

O projeto político pedagógico tem um papel fundamental, no sentido de garantir uma intencionalidade na política no trabalho pedagógico, construindo um espaço de reflexão para compreender a ideologia presente nos discursos e práticas pedagógicas. O projeto educativo não pode ser ditado por instancias políticas, mas sim, ser fruto de questionamentos e da participação escolar.

A construção da democracia necessita a aplicação dos mecanismos que a viabilizam, com a consciência de que eles por si só não serão capazes de implementá-la. Faz-se necessária uma mudança de pensamento na maneira de compreender e distribuir o poder na escola. A construção do PPP compreendido na lógica da gestão democrática visa à superação do dualismo entre teoria e prática e entre os que elaboram e os que executam.

A adesão à participação no projeto não deve ser uma imposição, mas conquista realizada pelo empenho e envolvimento da equipe coordenadora.Os mecanismos de gestão por si só não são capazes de garantir a construção da gestão democrática, esta implica uma conscientização política que leva ao comprometimento com a escola e conseqüentemente com a sociedade.

Entrevista com o Professor(a):

1- Como o professor (a) participa ou participou da elaboração do Projeto Político Pedagógico da sua escola? Qual foi a sua atuação?

Quando comecei a atuar, já existia este Projeto Político Pedagógico, porem já houve algumas mudanças sugeridas e discutidas pelos professores e ate mesmo outros funcionários para a melhora do projeto.

2- Seu Plano de Curso, Plano de Trabalho foi/foram elaborados com base no Projeto Político Pedagógico de sua escola? Por quê?

Sim , porque de uma certa forma facilita um pouco mais a elaboração dos planos nos deixando assim com o material no qual podemos trabalhar. Mas isso não quer dizer que eu não possa fazer um planejamento fora do projeto, se for para enriquecer ainda mais a educação e conhecimento dos meus alunos assim farei.

3- Em seu trabalho como professor (a) da Educação Básica, você percebe o Projeto Político Pedagógico como instrumento:

(x) fundamental para a vida na escola;

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com