TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Projeto Politico Pedagogico

Ensaios: Projeto Politico Pedagogico. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/10/2013  •  565 Palavras (3 Páginas)  •  350 Visualizações

Página 1 de 3

Palavras-chave: Educação. Professor. Projeto Pedagógico.

1 INTRODUÇÃO

A questão do planejamento ou dos projetos escolares sempre fez parte da rotina da escola. É comum se afirmar que o projeto sempre existe ainda que nem sempre esteja necessariamente explicitado. No caso do Projeto Político Pedagógico, embora pareça uma coisa comum nas escolas, ele ainda é uma ação de caráter obrigatório pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação, Nº 9394/96, que prevê a exigência da participação dos profissionais da educação e de toda a comunidade escolar, conselhos etc, e, contudo, é comum ser apenas mais um documento burocrático que quase ninguém da escola conhece.

Nesta pesquisa foi abordado a construção do Projeto Político Pedagógico da escola e a importância da participação do professor na elaboração e implementação das propostas pedagógicas da escola, buscando trazer à discussão alguns princípios que o norteiam e como eles estão interligados entre si de maneira dinâmica, com destaque à participação do professor. Tais princípios são os arcabouços para efetivação processual do Projeto Político-Pedagógico, são eles: participação, gestão democrática, autonomia e trabalho coletivo.

Todo projeto supõe rupturas com o presente. Projetar significa tentar quebrar um estado confortável para arriscar-se, atravessar um período de instabilidade e buscar uma nova estabilidade em função da promessa que cada projeto contém de estado melhor do que o presente. Um projeto educativo pode ser tomado como promessa frente a determinadas rupturas.

O objetivo deste estudo é demonstrar que é de suma relevância a participação do professor, tanto no processo de elaboração, em todas as discussões e propostas, quanto na execução das propostas inseridas no Projeto Político Pedagógico. Além de destacar que este documento deve estar ao acesso de todos os profissionais e demais atores da comunidade escolar. Este estudo também dá ênfase na necessidade deste documento realmente fazer parte das atividades da escola, visto que ele nunca deve ser um documento pronto e acabado; ao contrário deve estar sempre em avaliação e renovação para atender às expectativas da comunidade escolar.

A motivação para a escolha deste tema se respalda em nossa experiência como parte de uma equipe mantenedora de uma escola infantil, na cidade de Pouso Alegre, Minas Gerais e por ser professora em outra escola pública na cidade. Como tal, nesta função, não temos percebido envolvimento adequado dos docentes e nem comunidade escolar na elaboração do Projeto Político Pedagógico e nem nas ações da escola.

Quando proprietária e diretora de uma escola infantil, ao elaborar o Projeto Político Pedagógico da escola não foi possível contar com a participação dos professores, o que veio acarretar diversos problemas no decorrer da operacionalização da proposta pedagógica, no dia a dia da escola, e, por conseqüência um resultado insatisfatório.

Dentre os desafios de melhorar a qualidade de ensino, um dos mais citados por pesquisadores é a falta de envolvimento dos professores na participação das ações realizadas pela escola. Diante disso, cabe destacar a necessidade de organizar,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com