TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Projeto Politico Pedagogico

Casos: Projeto Politico Pedagogico. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/1/2014  •  9.260 Palavras (38 Páginas)  •  268 Visualizações

Página 1 de 38

SUMÁRIO

Introdução……………………………………………………………………………………

05

Justificativa………………………………………………………………………………….

07

Identificação da escola………………………………………………………………….

09

Histórico da Criação……………………………………………………………………..

12

Legislação que credencia a escola…………………………………………………

14

Visão Estratégica…………………………………………………………………………

15

Recursos e financiamentos…………………………………………………………..

17

Diagnóstico da Situação Atual ……………………………………………………..

23

Tipo de Sociedade que se quer construir e do papel da escola na formação do cidadão……………………………………………………………………

29

Concepção de Educação……………………………………………………………..

31

Os Princípios da Educação ………………………………………………………….

39

Organização Administrativa, Pedagógica e dos serviços de Apoio……..

40

Organização do Ensino…………………………………………………………………

61

Princípios Norteadores da ação didático-pedagógica – diretrizes curriculares………………………………………………………………………………….

82

Currículo do Ensino Fundamental………………………………………………….

98

Currículo do Ensino Médio…………………………………………………………….

135

17.Registro Escolar e Documentação ………………………………………………..

179

18.Proposta de formação continuada de professores…………………………….

182

19. Anexos ………………………………………………………………………………………

188

INTRODUÇÃO

Desde 1996, com o advento da Lei de Diretrizes e Bases da Educação, Lei 9394/96, o projeto político pedagógico vem sendo construído com propostas de novos caminhos, para uma escola diferente. Todas as questões que envolvem o fazer pedagógico e as suas relações com o currículo, conhecimento e função social da escola, obrigam a um pensar e a uma reflexão contínua de todos que estão envolvidos neste processo. Que escola queremos construir?

Que conhecimentos nossos alunos/as precisarão ter para de fato, exercer a sua cidadania nesta sociedade tão cheia de conflitos? Conflitos estes que estão presentes no espaço escolar, nas relações pessoais, no confronto das idéias, e também no surgimento de novas concepções, das dúvidas e da necessidade do diálogo entre os sujeitos aprendentes (comunidade escolar).

Tais situações serão apresentadas no decorrer deste documento, nas linhas e entrelinhas de cada parágrafo, resgatando o aspecto histórico de como cada momento foi sendo produzido e construído. Pois este documento é o resultado de um esforço conjunto dos profissionais da educação desta unidade escolar com o objetivo de respaldar as ações administrativas e pedagógicas no âmbito deste estabelecimento educativo.

Há consciência, por parte dos educadores e da Comunidade Escolar desta Instituição de Ensino, de que este documento representa apenas um germe de projeto político pedagógico e se encontra aberto a todo e qualquer tipo de sugestão e encaminhamentos. Sabemos que nenhum projeto político pedagógico pode ser dado como pronto e acabado sob pena de se cristalizar e deixar de acompanhar os movimentos da história.

Portanto, nossa reflexão continua baseada principalmente na prática pedagógica cotidiana e na discussão dos referenciais teóricos que nos encaminhem para uma “práxis” responsável e compromissada com uma escola pública de qualidade.

A busca de coerência entre o que se pretende ensinar aos alunos e o que se oferece a eles é fundamental. Uma formação rodeada de descobertas, de desejos, com certeza irá fazer da sala de aula um local onde circula aprendizagem, onde o conteúdo não é procurado só em livros empoeirados, cheirando a mofo, e nem em cadernos amarelados. Mas onde, vida e sabores pulsam na sala de aula e se misturam, fazendo com que os alunos aprendam e se comprometam com este aprender e que os professores sejam apenas os facilitadores desse processo.

Conscientes que somos de nosso papel na sociedade e tendo claro que os nossos desejos de alcançarmos uma sociedade mais justa, incluem prioritariamente, a educação das novas gerações, trabalharemos pela garantia de um ensino de qualidade que assegure o pleno desenvolvimento do potencial do aluno. A escola comprometida com o conteúdo de formação da cidadania do aluno tenta amenizar seus rígidos tempos para incorporar a idéia de se construir um centro de formação coletiva de cultura.

Enfim, a busca do conhecimento transforma-se não só em um meio de alcançar um

...

Baixar como (para membros premium)  txt (64 Kb)  
Continuar por mais 37 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com